Nunca vi tanta euforia com a saída de um secretário de estado do Paraná (Gazeta, 9/5). Faltou humildade ao ex-secretário de Segurança Pública Fernando Francischini e ao governador Beto Richa em reconhecerem o erro e pedir perdão aos feridos na manifestação e também ao povo do Paraná. A população viu os seus professores e servidores serem humilhados na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, pela agressão física e moral cometida pela Polícia Militar. Só estão fazendo mudança de cargos para diminuir a indignação da população.
Queda de Francischini 1
“É um absurdo a saída de Francischini. Perdemos o melhor secretário de Segurança Pública dos últimos anos. Quando forem assaltados, chamem os professores para defendê-los.”
Queda de Francischini 2
“Não é um secretário de segurança que é conivente com atitudes como as da PM no Centro Cívico que iria me defender. Pessoas que tiram direitos dos outros não me representam.”
Queda de Francischini 3
“Na minha opinião Francischini é um ótimo profissional, sim. O problema, porém, é por quem ele é comandado. Sua brilhante e promissora carreira foi por água abaixo.”
Queda de Francischini 4
“Um secretário que também é servidor público. Como pôde determinar que a Polícia Militar agredisse os servidores do Paraná?
Inflação
Impostos só podem ter efeito sobre a inflação a curto prazo. Impostos aumentam o custo de vida, mas não necessariamente a inflação, ao contrário do que muitos pensam. Inflação não corresponde somente aos preços altos, mas, sim, aqueles que sobem constantemente. Se assim não fosse, quanto mais imposto, mais inflação.
Queda de Francischini 2
Fernando Francischini teve diversas vitórias no combate ao crime, apareceu na mídia e mostrou resultados. Mas o erro cometido em 29 de abril foi suficiente para por tudo a perder. O episódio do Centro Cívico no mês de fevereiro talvez tenha sido pior do que esse de abril. “Um acerto, nenhum elogio; um erro, mil condenações”. Os erros de Francischini foram não assumir a culpa e estar ao lado do governador. Ele foi braço direito do Beto Richa e em 2018 poderá ser um inimigo político, dificilmente um aliado.
Batalha no Centro Cívico
Centro Cívico, Curitiba, 29 de abril: o dia e o local em que a borracha apagou o giz. Enquanto gritávamos: “retira ou rejeita”, nossa voz foi calada pelo governo do estado e pela Secretaria de Segurança Pública. Retiraram qualquer possibilidade de a democracia ser exercida. Rejeitaram o diálogo. Enquanto alguns diziam que o que acontecia na praça era problema da segurança pública, não da Assembleia Legislativa, outros diziam que na praça não havia professores e sim, black blocs. Na quinta, dia 30, voltei ao campo de batalha, que já era novamente do povo. Olhei ao meu redor: sem helicópteros, bombas ou atiradores de elite. A imagem de Nossa Senhora da Salete fala por nós: olha, ouve e acolhe quem está na praça, ironicamente, está de costas para a Assembleia Legislativa.
Mães 1
A mãe é essencial na formação de cidadãos conscientes; ela é um porto seguro. Alguém com quem se pode ser 100% honesto e revelar anseios e medos. Mãe dá exemplo e pensa no melhor para os filhos. Defende-os inclusive quando lhes falta razão. A vigília começa no primeiro contato e não termina mesmo após o último suspiro de um dos dois. O amor de mãe não tem cor, raça, credo ou classe social. É homogêneo e não faz diferenciações. E não se esgota perante as adversidades. Nesta data, fica a homenagem às super-heroínas do cotidiano. Obrigado a todas as mães pelo carinho e pela perseverança em nunca desistir de nosso bem-estar. Parabéns!
Mães2
Para ser mãe, nos dias atuais, é necessário ter muita coragem. Os filhos são atacados de todos os lados e as queridas mamães devem defendê-los. Quanto à alimentação, a mãe tem o cuidado de evitar a obesidade, a má alimentação ou agrotóxicos. Outro ponto que as mães devem ficar atentas é quanto ao abuso da internet. Como é difícil ser mãe nos dias atuais. Se é rígida, pode ser qualificada de autoritária. Mas se é flexível, pode ser chamada de relapsa. Só o amor pode dar forças às mães para amarem como a mãe de Jesus.
Mães 3
Adorei o texto “Maternidade, essa doidera” (4/5). É a verdadeira tradução dessa nossa realidade de mães trabalhadoras. Convivemos dia-a-dia com esse misto de culpa e felicidade extrema. Feliz Dia das Mães a todas nós. ,
FEB
Sinto um enorme orgulho dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Servi ao Exército em 2005, e tudo o que sempre sonhei foi em sentar com um desses heróis por um dia e ouvir todas as memórias que eles têm para nos contar. É uma pena que nossa sociedade não saiba dar o devido valor aos heróis de guerra. Cultuemos a memória desses homens enquanto ainda podemos fazê-lo. Parabéns à Gazeta pela reportagem.
Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.
Impostos 1
Governar nem sempre requer medidas alegres e amigáveis, tais como grandes aumentos de salários e diminuição de impostos. Os aumentos de impostos no Paraná foram gerados por uma crise que também é nacional – sempre é bom que se diga. Não se governa um país, estado ou um município sem medidas amargas. Todos têm que entender isso.
Impostos 2
A elevação de impostos no Paraná já vem de longe, desde que Beto Richa assumiu. Ao lançar a substituição tributária sobre milhares de itens, para recolher o ICMS de forma antecipada, o governo estadual utiliza um índice denominado MVA (margem de valor agregado), que é um índice da cadeia de consumo toda do produto, até o consumidor final. O problema todo é que o excesso de tributação encarece os produtos, gera inflação e perda de competitividade das empresas do estado.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano