Ninguém parece preocupado com a situação de desemprego que toma conta de nosso país. Os jovens e as pessoas com mais idade continuam sendo as maiores vítimas desse quadro de desalento, de falta de oportunidades. O desemprego é tão grave que já atinge as pessoas que têm uma boa formação, aqueles que fizeram uma graduação, são competentes, mas continuam correndo em busca de uma oportunidade. Para mudar essa realidade precisamos de representantes no Legislativo e no Executivo que tenham uma real preocupação com o futuro do seu povo. Por isso, é importante neste momento avaliar muito bem quem queremos colocar no poder, em quem vamos votar nas próximas eleições.

CARREGANDO :)

Evilásio Carneiro, economistaCuritiba, PR

Aventura

Publicidade

Transitar pela ponte sobre o Rio Palmital entre as ruas Clovis Bevilaqua, na Vargem Grande, e Leila Diniz, na Maria Antonieta – situada no município de Pinhais (RMC) é uma verdadeira aventura e por que não dizer uma verdadeira "roleta russa". A ponte ainda da década de 70/80 comporta apenas um veículo por vez em apenas um dos sentidos. Não tem espaço para pedestre e nem para ciclistas. Diversas linhas de ônibus passam pela região – sem falar no movimento de carros que transitam diariamente e a falta de iluminação na região. Para piorar, os dois bairros que dividem esse problema somam juntos mais de 40 mil habitantes. A prefeitura de Pinhais diz que não pode realizar obras no Bairro Vargem Grande porque enquanto o Estado não fizer o saneamento básico em suas ruas não é possível realizar obras de grande porte. O governo diz que não há previsão de licitação para o saneamento na região. Enquanto isso, os moradores dividem espaço com carros, caminhões, ônibus e bicicletas. Precisamos que alguém assuma a responsabilidade.

Jeferson Luchevinsk, representante comercialPinhais, PR

Decodificando o mundo

No trabalho com a leitura e a escrita é preciso instrumentalizar os usuários da língua nacional não apenas para a leitura alfabética, equivocadamente considerada a rainha da leitura. É preciso ampliar o campo das múltiplas linguagens e possibilitar, assim, que o hábito da leitura avance decodificando infográficos, resumos, textos de opinião, audições musicais, exposições de fotografias, oficinas gastronônicas e outros ninchos repletos de dizeres, que exigem atenta leitura. Quero parabenizar o chargista Paixão por mais um dos seus contundentes trabalhos. A síntese obtida pelo traço desse cartunista na edição do dia 20/07, na Gazeta do Povo, é a prova inconteste de que competência e talento sempre têm lugar de destaque. Associar Olívia Palito, Popeye e Brutus com Helóisa Helena, Alckmim e Lula com os resultados da pesquisa Datafolha foi pleno de articulada familiaridade com a linguagem. Parabéns, Paixão.

Doralice Araújo, professora´Curitiba, PR

Publicidade

Sem iluminação

Volto a insistir sobre o descaso com relação a iluminação e segurança da Rua Fredolin Wolf, principalmente após a Ópera de Arame no sentido para Santa Felicidade. É uma vergonha, após o Parque Tingüi nos dá a sensação de estarmos em uma BR, sem luz, sem acostamento e largados a própria sorte, caso não queiram publicar novamente minha reclamação, pelo menos cobrem da Prefeitura uma resposta para os referidos problemas que cito e que já foram inúmeras vezes solicitados pelo 156. Luís SchwengberCuritiba, PR

Falta segurança

A insegurança campeia solta pelas ruas da Capital paranaense e as cidades da região metropolitana de Curitiba. Quem precisa trabalhar ou estudar em horários noturnos vive inseguro porque não sabe o que vai encontrar no seu dia-a-dia. As mulheres, especialmente, são as maiores vítimas dessa situação. Esse quadro complica a vida das famílias e faz as mulheres perderem muitas oportunidades de emprego. Enquanto isso, nossas autoridades nada fazem. Continuam com sua rotina, protegidos com nosso dinheiro.

Elaine Castanheira da Silva, ass. administrativoCampo Largo, PR

Publicidade

Velhos cidadãos

Respeitar os mais velhos sempre foi uma norma de etiqueta, da boa educação, que criava um ambiente agradável de convivência entre as gerações. Esses valores foram se perdendo na última década e hoje estamos vivendo num clima de "pode tudo". Isto embora nossa sociedade esteja ficando cada vez mais idosa e vivendo com dificuldades num mundo que não foi preparado para essa situação. Falta oportunidades de trabalho, especialistas em saúde da terceira idade nos postos públicos e até segurança nas vias públicas. É lamentável que um país como o Brasil trate tão mal os seus velhos cidadãos.

Odete de Lara Pedroso, aposentadaCuritiba, PR

Solução para ônibus

A prefeitura de Curitiba respondeu minha reclamação dizendo que não há outra opção de intinerário para a linha Curitiba/Quatro Barras durante o período de obras na Rua Mascarenhas de Moraes. A rua não está totalmente interditada e esta linha para Quatro Barras pode fazer o mesmo desvio do Interbairros 3, pois a Rua Mascarenhas de Moraes está liberada em meia pista. Custa a linha de Quatro Barras fazer o mesmo desvio? É justo nós usuários ficarmos sem transporte?

Publicidade

Camila Santos OliveiraCuritiba, PR

Câmara de Curitiba responde

Em resposta às colocações da estudante Jéssica Elisa de Alencar, publicadas na Coluna do Leitor da edição desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba esclarece que, entre as funções de um vereador, destacam-se a legislativa e a de fiscalizador dos órgãos da administração municipal, de tanta relevância quanto a primeira. Esta função manifesta-se através de pedidos de informação ao prefeito, convocação de secretários e julgamento anual das contas do Executivo. Este ano, já foram protocolados 82 pedidos de informação e realizadas quatro audiências públicas. Quanto aos projetos, até esta quinta, os 38 vereadores de Curitiba apresentaram 588 projetos de lei, sendo 212 aprovados e sancionados pelo prefeito Beto Richa, muitos de grande importância para a cidade. Entre as novas leis, ressalta-se a que define a estrutura e funcionamento dos Conselhos Tutelares e estabelece o processo de escolha de seus membros e a que institui o Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil na capital, contribuindo para o controle e redução dos problemas ambientais causados pela geração de resíduos, além da que dispõe sobre a conservação e uso racional da água nas edificações, que vem servindo de modelo em todo o país, incluindo a cidade de São Paulo. Todas estas propostas e os requerimentos apresentados em 2006 em benefício de comunidades e bairros (que precisam e pedem o asfalto, a iluminação pública, a sinalização, etc) estão disponíveis em nosso site (www.cmc.pr.gov.br), que, nos últimos seis meses, recebeu 962 mil acessos. Não seria o caso de uma pesquisa mais abrangente?

Câmara Municipal de Curitiba

***

Publicidade

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.