Ligar diretamente o alto número de mortes no trânsito apenas ao excesso de velocidade é alterar a realidade (Gazeta, 19/1). Muitos outros tipos de erros e problemas ocorrem na condução de veículos, e uma estrutura viária compatível aumenta a chance de corrigi-los sem incorrer em acidente. A infraestrutura brasileira cresce a taxas muito inferiores ao aumento de usuários e é inadequada aos padrões comparáveis.
Dimas do Nascimento
Radares 2
É muito importante, e necessária, a instalação de radares, controladores de velocidade nas estradas, com placas indicadoras de que a rodovia está sendo monitorada, mas tais instrumentos não devem indicar o lugar onde estão instalados, pois isso é uma questão de educação e consciência do cidadão. Aquele que não obedece à regulamentação deve ser punido por sua transgressão. A segurança de todos os usuários depende de uma boa fiscalização.
Luiz Vieira Gonçalves
Trânsito 1
Não precisamos buscar uma nova medida eficaz para melhorar o trânsito. Já investimos muito no transporte coletivo, com compra de ônibus maiores, com investimentos em terminais urbanos, vias exclusivas, etc. Assim acredito que melhorar o transporte coletivo é uma medida mais eficaz e racional para desestimular o uso de automóveis. Talvez, somado ao metrô, teremos duas formas de transporte coletivo que podem atender à população.
Cleiton Dioni
Trânsito 2
A forma mais eficaz de melhorar o trânsito é investir no transporte público, não esquecendo a segurança. Hoje, muitas vezes, o curitibano precisa sair com horas de antecedência para fazer um percurso que de carro levaria minutos.
Renato Peres
Paz tem voz
Mesmo quem não é especialista em segurança pública sabe que a moto facilita em muito a vida dos criminosos e ainda por cima incentiva o crime (Gazeta, 16/1), pois muitos motoqueiros dão chutes nos carros, quebram os espelhos e fogem como criminosos. Isso precisa ser resolvido de alguma forma rígida pelo Estado. Quanto às blitze, elas precisam ser bem organizadas, pois motoqueiros muitas vezes conseguem fugir com facilidade!
Marcos de Luca Rothen
Drogas
As drogas tinham de ser proibidas de uma vez por todas! As drogas estão destruindo a fronteira e vários lugares do Brasil. Liberar as drogas não é só liberar uma arma em mãos de viciados, mas sim destruir mais da metade da juventude que ainda resta consciente! O inconsciente consegue facilmente influenciar o consciente por meio de leis e falácias! O Brasil precisa de clínicas para recuperar os drogados e ajudar os que acabaram de entrar nesse mundo.
Victor Enrique Biasone Fernandez, Foz do Iguaçu PR
Propaganda de políticos
Os outdoors políticos serão muito úteis no próximo Natal, pois como até lá as eleições já acabaram e o verão é marcado pelas destruições da chuva, o povo poderá utilizá-los para remendar pontes, consertar móveis, reformar telhados, carteiras de escolas, etc.
Markus Vinícius Borba
Fraude da gasolina
Depois da enorme pizza com sobremesa de marmelada levada goela abaixo da população sobre o rumoroso caso Derosso, nenhuma moral têm os vereadores para instalar uma CPI para apurar as irregularidades dos postos de gasolina. Falta aos integrantes do Legislativo municipal o cumprimento de suas obrigações constitucionais e o devido respeito com o povo, que paga seus salários.
Honorino Luiz Colla
Setran
Para se exercer o poder de polícia, é imprescindível a investidura no cargo. Isso só acontece quando se é concursado e investido legalmente como servidor público. Caso contrário, serão os funcionários incompetentes para o ato em questão. O novo secretário é sabedor disso, pois é advogado da área. Por certo, terá de resolver esse impasse [dos agentes da extinta Diretran emprestados à Secretaria de Trânsito de Curitiba] sob pena de serem declaradas nulas as notificações de trânsito.
Sergio Luiz Bessler
Polêmica do estádio 1
É preciso esclarecer que em momento algum o CAP foi forçado a ceder seu estádio para os jogos da Copa. O CAP candidatou o seu estádio para a Copa, pois entendeu ser uma grande oportunidade de concluí-lo, coisa que nunca faria sem o dinheiro público lá injetado. Ou seja, o CAP é sim responsável por estar sem estádio para jogar, e, sabendo que ficaria sem estádio para 2012, preferiu uma tentativa ridícula de conseguir a liberação do Couto Pereira, passando por cima do direito da propriedade privada, sem precisar conversar e negociar com o Coritiba.
Gustavo Born
Polêmica do estádio 2
É com muita tristeza que acompanho o ponto a que chegou o problema do mando dos jogos do Atlético e sinto que a rivalidade entre clubes tornou-se uma guerra inútil que muito lembra os conflitos e a intolerância no Oriente Médio. O momento não é de revanchismo ou de encontrar quem tramou contra quem, e sim de encontrar uma solução para o já quase acabado futebol paranaense.
Orlando Machado
Envelhecer melhor 1
Tento melhorar a qualidade de vida de três formas: alimentação espiritual, pois a crença em Deus e a leitura da Bíblia trazem paz, independentemente da religião. Alimentação adequada, pois não é comendo qualquer coisa apenas para satisfazer o paladar e prejudicar a saúde que teremos qualidade de vida. Por último faço trilhas na montanha, pois o contato com a natureza, ouvindo pássaros em seu habitat natural, e beber de águas livres de poluição e o ar puro da mata atlântica fazem ter a certeza de que vou envelhecer melhor.
Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira
* * * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.