Concordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, quando ele relaciona o efeito suspensivo da sentença causado por recursos à ameaça à segurança pública e à mera intenção de protelar decisões finais (Gazeta, 5/5). Sobram recursos que permitem protelações na Justiça brasileira, principalmente para quem tem condições financeiras. A Justiça tardia, elitista, morosa e ineficiente compromete a segurança pública pela sensação de impunidade que transmite à população.
Herbert Richert, engenheiro mecânico
Saúde de Richa
Realmente a assistência médica no Paraná está muito ruim, pois até o governador tem de ir se tratar em São Paulo (Gazeta, 5/5).
Fernando Vieira Raimundo
Coligações
As manobras escancaradamente interesseiras, em que se evidencia ausência ou ejeção de ideologia partidária, bem como efetivo posicionamento (centro, esquerda, direita), são notórias em cada eleição. Nós eleitores temos corresponsabilidade, pois votamos nos candidatos da coligação. Gostamos do ilusório discurso que não muda. Mudança de ideologia? Veja-se o rumo do PT após assumir o poder, e o governo que arrebanhou partidos sem qualquer expressão.
Antonio Fernando Buch
Bin Laden
Eu não acredito que ações para combater os chamados terroristas, com mais terror, seja a solução para quem deseja a paz mundial. Basta ver o ódio que os EUA criaram em países onde, com suas ações de guerra muitas vezes injustificadas, matam mulheres, crianças e civis inocentes. O mundo precisa de diálogo com justiça verdadeira para, então, talvez sonhar com uma almejada paz mundial. A cobiça humana gera mais ódio e destruição. As atitudes dos líderes mundiais de todas as nações em jogo precisam ser revistas.
Bruno Weiss de Castilho
Código Florestal 1
O código florestal não deve ser mudado, caso contrário haverá ainda mais desastres naturais, com enchentes ainda mais fortes, mais mortes humanas, aumento do efeito estufa, dentre várias outras questões ambientais negativas!
Renato Luis Eckel
Código Florestal 2
O Código Florestal brasileiro é nossa Carta Magna da Conservação da Natureza no Brasil. É uma lei estratégica, com forte base científica e que garante o acesso dos brasileiros a uma imensa amplitude de serviços ecossistêmicos, entre eles a regulação climática, hídrica, a proteção de encostas e rios (áreas de risco), a manutenção e o acesso à biodiversidade, o abastecimento de água limpa, entre tantos outros. Não é possível que em pleno século 21 um grupo de parlamentares ligados a interesses do agronegócio esteja cogitando tamanha insanidade contra os direitos coletivos, garantidos pela Constituição do Brasil.
Liliani Tiepolo, professora de Avaliação de Impactos Ambientais e Manejo de Áreas Naturais Protegidas da UFPR
Código Florestal 3
A atual legislação é fundamental e aponta para o futuro. Não dá para continuar usando a floresta da maneira como ela era usada. Não podemos repetir na Amazônia o que foi feito na Mata Atlântica. Temos de acabar com essa mentalidade colonial de crescimento para os lados. A floresta não tem, necessariamente, de ser destruída para dar lugar à agricultura e à pecuária. Não tem sentido, em pleno século 21, ver as florestas como um embaraço.
Demian Barcellos
União homoafetiva
Essa mudança relacionada à equivalência de direitos e deveres de pessoas homossexuais com certeza é a medida mais correta a ser tomada, pelo fato de que muitas vezes um casal homossexual tem de brigar para conseguir ficar junto, por causa da questão do preconceito. Quando existe a união entre dois homens ou duas mulheres dessa forma, é pelo fato de eles terem certeza. E aquilo, provavelmente, vai durar por muito mais tempo do que um relacionamento heterossexual. Muitas vezes um casal homossexual consegue cuidar e educar muito melhor um filho do que um casal heterossexual, pois eles o fazem pela real vontade de querer um filho e não somente pelo fato de que "foi um acidente". Homossexuais deveriam ter os mesmos direitos que heterossexuais, afinal, eles são seres humanos e não deviam ser julgados por sua opção sexual, nem por nada.
André Stella
CPI do Radar
O mínimo que a população merece é que esse caso seja mostrado com total transparência. Multar a prefeitura sabe, e muito bem, só falta colocar câmeras nas nossas garagens. Se forem provadas as falcatruas, cabe a eles resolver a questão.
Airton Kraismann
Sucessão à prefeitura
Embora ainda tenhamos longos 17 meses para a eleição a prefeito, o assunto já está quente, e, como de costume, alimentado pelas elites políticas. Como é que o eleitor pode entender que nosso governador despreza um pretendente do próprio partido com altíssimos índices de aceitação popular em favor de um candidato de outro partido, o PSB, e atual prefeito? O que vemos é a "engenhoca" política das coligações, o que é um completo desserviço à democracia, fazendo com que o cidadão não dê a mínima importância para seu voto, a ponto de, poucos meses depois das eleições, não lembrar mais em quem votou.
José Carlos Weil
Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal de Curitiba, por ação ou omissão de seus integrantes, e descumprindo a Constituição, tornou-se acéfala, superficial e inútil à sociedade.
Julio César Caldas Alvim de Oliveira
Assembleia
Se nem o Rossoni sabia do pagamento a uma funcionária de seu gabinete, mãe do seu chefe de gabinete, com um salário de R$ 25 mil, estamos diante do verdadeiro ato secreto, pois ninguém sabe como ela chegou lá. Só sabemos que ela recebeu dinheiro público e muito. Rossoni, na qualidade de primeiro secretário em 2003, autorizou o pagamento da servidora mesmo sem qualquer ato, o que é muito grave e pode ter acontecido várias vezes. O difícil é investigar esses que são os verdadeiros atos secretos.
Alex Madeiros
Multa
Essa multa de R$ 800 mil contra o estado deve ser paga por quem autorizou a terceirização de funcionários, não o contribuinte (Gazeta do Povo, Celso Nascimento, 5/5). Pagar com dinheiro dos outros é fácil.
Roberto Justo Dias
* * * * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.