Mídias sociais

Segurança

"O melhor a se fazer neste momento é fazer os próprios detentos pagarem por sua comida, seu colchão e seu banho. Eles devem trabalhar, estudar, fazer cursos profissionalizantes e aí, sim, o sistema penitenciário estará cumprindo sua função, que é fazer com que o sujeito volte para a sociedade melhor do que entrou."

Fernando Skol Skodowski, via Facebook, comentando o editorial sobre o preço da segurança (Gazeta, 8/2).

Trânsito

"A maioria do povo que reclama do trânsito não ajuda a melhorar o caos. Trocam de faixa sem dar a seta, bloqueiam cruzamentos, param em fila dupla. Se o curitibano quer reclamar do trânsito, no mínimo que faça a sua parte."

Ricardo Freitas, via Facebook, sobre o trânsito curitibano, que deve se complicar ainda mais com o início das aulas.

Ferryboat

"Suspende logo essa concessão e começa a construir uma ponte para acabar com os problemas! Afinal, se podem fazer obras para a Copa do Mundo, por que não podem fazer uma ponte? As prioridades estão trocadas."

Sandra Gonçalves Azevedo Lopes, via Facebook, sobre o ferryboat entre Guaratuba e Matinhos.

Ranking

"Se vocês virem o mau estado da UFPR entenderão o motivo desta colocação. Eles precisam melhorar muito."

Andre Luis de Andrade, via Facebook, comentando a colocação da UFPR em ranking que listou as 500 melhores universidades do mundo.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

A reforma no secretariado do governo estadual (Gazeta, 8/2) mostra que o governador Beto Richa está manobrando um segundo mandato e tentando dar um "chega pra lá" no Ratinho Jr. Mas o tiro com certeza sairá pelas laterais, pois a posição que o novo secretário vai exercer será um prato cheio de queijo ralado. O governador vai acabar lamentando a escolha.

Emilio Araujo Costa

Publicidade

Gasto com pessoal

O Paraná está perto de ultrapassar o limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Gazeta, 7/2), fato já detectado pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Secretaria do Tesouro Nacional, e que prejudica o repasse de recursos da União para o estado. E ainda assim o Paraná continua a criar secretarias e novos cargos comissionados, não assumindo a má administração e jogando a culpa para o governo federal.

Claudio Todeschini

ICMS

O governo paranaense parece não querer reduzir o desemprego e pune os consumidores com um ICMS de 29%. É por isso que as empresas estão se evadindo do Paraná. E, mesmo com impostos de tal magnitude, não vemos obras de vulto. Enquanto isso, quando viajamos para o estado de São Paulo, vemos a pujança industrial, comercial, agrícola e de infraestrutura do estado vizinho.

Publicidade

Wilson Paulo Bettega

Democracia

Com o titulo "Cadê a democracia?", Carlos Ramalhete (Gazeta, 7/2) aborda com a competência que lhe é peculiar o comportamento da Presidência da República quando despreza a vontade popular ao tratar de dois temas importantes como o desarmamento e o aborto. A hipocrisia está presente nas atitudes de nossos governantes, principalmente quando ficamos sabendo das palavras proferidas pelo ex-presidente Lula: "Eleição é uma farsa pela qual se tem de passar para conquistar o poder".

João Candido de Oliveira Neto

Violência em Santa Catarina

Publicidade

Gostaria de parabenizar a Gazeta do Povo pela publicação da entrevista com o professor Eduardo Guerini sobre a violência no estado de Santa Catarina (Gazeta, 5/2). Além de o tema ser de extrema importância, ele é um profissional sério, idôneo e competentíssimo, conhecedor e estudioso profundo da administração e políticas públicas.

Vinicio Bruni

Pichações

Se continuar pintando os muros e fachadas dos locais pichados, Gustavo Fruet não fará outra coisa nos seus quatro anos de mandato. Essa questão tem de ser enfrentada com medidas efetivas como vigilância diária e permanente para flagrar os pichadores, limpeza obrigatória dos locais por eles pichados e, depois disso, cursos de formação e capacitação profissional para que esses jovens não voltem a pichar. Só estratégias de marketing nada resolvem.

Romeu Gomes de Miranda, professor

Publicidade

Lei Seca

A matéria sobre o rigor da Lei Seca (Gazeta, 5/2) mostra com clareza que quaisquer dosagens de álcool no sangue são intoleráveis para as autoridades de trânsito. Não fosse a demasia com que certos condutores usam as bebidas alcoólicas, certamente o Estado não precisaria exigir tanto dos motoristas.

Harry Françóia

Renovação da frota

O crescimento da produção industrial de automóveis é importante para a economia por gerar empregos, impostos e tecnologia. Por isso o governo federal deveria desenvolver, junto com o setor produtivo, um plano de renovação da frota brasileira. Os proprietários de veículos com mais de 15 anos de uso deveriam receber incentivo para trocar de carro e o veículo antigo seria reciclado.

Publicidade

Carlos Bahia

Ferryboat 1

A ponte entre Guaratuba e Matinhos seria um orgulho para todo paranaense; a beleza do local seria ampliada inúmeras vezes, sem falar do progresso para a região e do óbvio aumento do conforto e segurança da travessia feita através de uma ponte e não mais pelo ferryboat. Se não há dinheiro, que se faça através da iniciativa privada, mas nos poupem de tanto descaso, horas de fila, irritações e desconforto. Se precisar sair de Guaratuba com urgência hoje, só de helicóptero.

Nelson Scholz Júnior, Ponta Grossa – PR

Ferryboat 2

Publicidade

Será necessária uma tragédia semelhante à de Santa Maria para que a frota de ferryboat seja renovada? Será preciso que dezenas de pessoas morram para sensibilizar os órgãos públicos sobre a necessidade de manutenção urgente nesses barcos?

José Luiz Novôa, Araucária – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.