Os corruptos devem, sim, pagar pelo menos a multa por enviarem dinheiro ilicitamente para outros países. Essa evasão de capitais acaba por atingir os mais pobres: são recursos que não vão para creches, hospitais, saneamento básico etc. Lamentável que, dos US$ 400 bilhões, somente um terço será devolvido.

CARREGANDO :)

José Augusto Bilek

Instituições

O estado avançado de decomposição das instituições traz níveis de insensatez beirando a loucura. A complacência das instâncias maiores em troca de benesses tem elevado as relações aos patamares do ódio e da hostilidade. Semeadura ontem, colheita hoje. A vontade de poder, fantasiada de ordem e respeito à democracia, está se revelando como verdadeiramente é. É preciso modificar o sistema político, a legislação eleitoral e as atribuições dos três poderes.

Publicidade

João Mendes de Oliveira Filho

Indecisos

Senhores políticos indecisos e que não se manifestaram: ninguém mais tem o monopólio da informação; a tecnologia tornou a informação ao alcance de todos; existe um vácuo a ser preenchido na política. Diante dessas premissas, não haverá quem convença seus possíveis eleitores de que vocês não foram omissos nesse momento político. E aqueles que jogarem contra o povo honesto e pagador de tributos pagarão caro nas próximas eleições. Pensem nisso!

Emerson Reis

PT

Ah, o poder e o dinheiro! Votei no PT porque o considerava o partido da ética e da moralidade. Como me envergonho disso a todo momento. Evito contar isso até para meus amigos próximos. Agora, o partido incita a invasão de terras e gasta o dinheiro dos nossos impostos para manter-se no poder e conseguir arrecadar milhões, bilhões de reais em contratos superfaturados. E torcem ainda para que policiais, fazendeiros e alguns sem-terra morram para criar o ambiente de instabilidade social.

Francisca Silva

Publicidade

AGU

Sempre achei que a Advocacia-Geral da União (AGU) existisse para defender a instituição Presidência da República e não a pessoa presidente da República.

Adriana Morente Remez

Risco para a esquerda

Interessante o texto de Galindo (Gazeta, 6/4)! Realmente a direita ficou com uma pecha muito negativa, identificada com a ditadura e a repressão, enquanto a esquerda ficou identificada com a liberdade e a igualdade. Hoje, vemos a esquerda ser identificada com a corrupção e a direita, com a defesa da moralidade e dos costumes. É interessante como as coisas mudam. Talvez, se a direita ganhar as eleições e governar por um tempo, tudo se inverta novamente.

Fabricio Maoski