Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Representação

Acho que nós temos o que elegemos. Prestem atenção: na próxima eleição, a grande maioria desses políticos inescrupulosos será reeleita. Sabem por quê? Porque somos um povo sem tradição, sem história, sem vergonha e de memória fraca. Um povo que se vende em cada eleição. Nosso país nunca passou por uma guerra de verdade e por isso não temos o sentimento de patriotismo que vemos em outras nações.

Adriano M. BaddiniCuritiba – PR

Corrupção

Há um problema grave ocorrendo em Itajaí, Joinville e na Baía da Babitonga, enfim, naquela região de Santa Catarina. A polícia ambiental e o Ibama reprimem pequenos pescadores e fingem não ver grandes barcos pesqueiros que destroem toda fauna marítima há anos, destruíram a pesca na referida baía e pescam em época de reprodução e do defeso. Pelas vistas grossas, a polícia ganha caixas e mais caixas de peixes para festas e uma gorjetinha. Todo mundo sabe, mas ninguém denuncia. Um pescador que levou o caso à polícia foi preso e depois, por "acidente", morreu a tiros. Onde está o Ministério Público Federal e Estadual no estado de Santa Catarina? Onde está a Polícia Federal? Onde estão a OAB/SC e a imprensa catarinense?

Joel StuckJoinville – SC

Tragédia

Lamentável o acidente com um brinquedo inflável (17/9). Há de se observar que a manutenção desses brinquedos é ignorada por todos, quer o prestador do serviço, quer o locador e até mesmo o usuário, que não observa normas básicas de segurança. Muitas vezes, basta olhar para ver que a coisa não está certa. Tomem como exemplo o Parquinho do Barigüi. Será que há manutenção preventiva lá? É fácil observar fios desencapados e brinquedos sem conservação. É ultrajante pelo descaso do permissionário, pela falta de ação das autoridades responsáveis e pela indiferença do usuário, que não pensa no risco a que está submetido.

Newton Fróes Jr.Curitiba – PR

CPMF

"É importante que a imprensa divulgue o nome dos deputados e senadores favoráveis à prorrogação da CPMF, para que nas próximas eleições eles ganhem uma ‘banana’ dos eleitores."

Luiz Antonio VinhaCuritiba – PR

Barbárie

Estamos acompanhando a reviravolta no caso de Patrícia Cabral da Silva, a grávida baleada em maio no posto Porto Rico. De vítima, ela passou a suspeita do crime, pois teria combinado por telefone até o tiro que levou na barriga. Tudo isso para pedir uma indenização de R$ 150 mil. Até onde pode chegar a ambição de uma pessoa? Se a suspeita estiver certa, ela arriscou a própria vida e a do bebê por dinheiro. Nesse caso, merecerá todos os castigos possíveis.

Murilo Henrique CardosoCuritiba – PR

Ciclovia inacabada

É impressionante como a Prefeitura de Curitiba adora fazer propaganda de obras realizadas, mas nem sempre apresenta o resultado final. Exemplo disso é a ciclovia do Parque Náutico do Iguaçu, que vai até o barracão de barcos do Clube de Regatas Yguaçu. A obra da ciclovia, por sinal cheia de ondulações, está parada desde o início do ano, mesmo faltando apenas uns 50 metros para ser concluída.

Glaucio Luiz CorrêaCuritiba – PR

Esgoto

Tenho casa em Pontal do Paraná, no Balneário Leblon, e tive vários transtornos, há uns dois anos, com a passagem do duto principal do esgoto em nossas praias, que a Sanepar quebrou para fazer obras. Gostaria de lembrar aos diretores da empresa que esperamos uma solução. O que estão fazendo para terminar a obra? Queremos ligação de esgoto com urgência.

Luiz Carlos LorenziCuritiba – PR

Senado

Parabéns ao senador Flávio Arns por mais uma vez posicionar-se com firmeza, dignidade, justiça e respeito a seus eleitores, transformando seu voto pró-cassação de Renan Calheiros em nossa voz.

Paulo Sidnei, engenheiroCuritiba – PR

Educativa

Tenho apreciado a maneira como a Gazeta do Povo tem trazido a público os desmandos cometidos pelo governo estadual quanto à Rádio e TV Educativa. O que me causa estranheza é a omissão da classe política quanto ao uso indevido da emissora. Alguns pronunciamentos visam também obter espaço político. Uma emissora criada e concedida para o objetivo de levar ao povo cultura e educação não pode ser usada para fins políticos. Triste é verificar que o governo federal não tome providências para coibir esse desvio de função e que os partidos políticos, que se dizem compromissados com o povo, não ajam para impedir esse crime contra o patrimônio público.

Oswaldo E. AranhaCuritiba – PR

Vale da Ribeira

Fiquei muito contente ao ler (edição de 9/8) que o Vale do Ribeira está em franco desenvolvimento graças, entre outras medidas, ao asfaltamento da BR-476. O asfaltamento da Estrada da Ribeira foi fundamental para o progresso da região. Na cidade de Tunas do Paraná os avanços sociais são mais expressivos. A diminuição da evasão escolar nos últimos anos e a melhora na merenda dos alunos em nossas escolas são algumas das ações que levaram a Fundação Abrinq, reconhecida entidade que luta pelos direitos da criança e do adolescente, a nomear Tunas do Paraná como uma Cidade Amiga da Criança.

Nalinez Zanon, prefeita de Tunas do Paraná

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.