Para educar pedestres e motoristas para uma melhor convivência no trânsito, é preciso criar campanhas educativas nas escolas, pois os jovens ajudariam a fiscalizar os pais, além de estarmos conscientizando uma futura população de motoristas e pedestres (Gazeta, 9/7). Outra providência seria uma nova comunicação visual das sinalizações no trânsito. Por exemplo, aumentar suas dimensões, cor e texto. A colocação desses sinais deve ser bem estudada e colocada para que se tenha uma ampla visibilidade. Além disso, é importante despoluir nossas vias de trânsito, que hoje conta com inúmeras placas sem importância.
Rui Libretti
Respeito no trânsito 2
Temos de conscientizar exaustivamente todos das responsabilidades civis e criminais, tanto para o motorista, quanto para o pedestre que atua de maneira imprudente muitas vezes. Principalmente nas escolas, as crianças devem ser conscientizadas, não apenas dos direitos dos pedestres, mas também do risco de serem responsáveis por acidentes.
Roberto Pesserl
Copel e a Copa 1
Será que o término dos descontos da fatura da Copel (Gazeta, 9/7) para quem paga em dia é para financiar o término da construção da Arena da Baixada para a próxima Copa? Será que os responsáveis pelo aumento acham que a Copel é sociedade beneficente, para amparar o particular? Se não sabiam de onde tirar dinheiro para concluir um estádio, por que inscreveram Curitiba como sede? Se estamos juntos no movimento "O Paraná que Queremos", não podemos apoiar que o dinheiro da Copel sirva para conclusão de obra privada. Aliás, a Copel não precisa de propaganda, porque ela é grande e conhecida, pela própria natureza, aqui e no exterior.
Sueli Macagnan
Copel e a Copa 2
É no mínimo estranho este corte no desconto da conta de luz para quem paga em dia. Se a Copel diz que precisa de dinheiro para investimentos no setor elétrico, como podem os políticos em sua grande sabedoria e honestidade quererem que a Copel invista na conclusão da Arena para a Copa? Vão usar dinheiro público de uma empresa pública para uma empresa privada e alegam que precisam de dinheiro para investimentos? Espero que a OAB também fique de olho em mais uma "maracutaia".
Glauco Moura
Caso Bruno
A que ponto pode chegar a ignorância humana com a ausência de Deus? Quando uma pessoa que não tem problemas financeiros chega à conclusão de que é melhor matar do que assumir a paternidade e pagar uma pensão?
João Arnaldo de Oliveira
Bares e vizinhos
Parabenizo a Gazeta do Povo pela reportagem e penso que seria enriquecedor ouvir os vizinhos desses bares contraventores com relação à lei do silêncio. Não respeitam o direito básico de dormir da população vizinha a eles, violam o direito de vizinhança fazendo mau uso de propriedade e perturbam o sossego alheio de muitas pessoas que pagam todos os seus tributos e deveriam ter os seus direitos garantidos. Moro a duas quadras de um bar e não tenho mais sossego noturno, saúde e segurança na minha própria casa, porque o bar não cumpre com as mínimas exigências legais e não apresenta a devida proteção acústica.
Elisabete Menegazzo
Exoneração de aliados
O governador Pessuti já deveria ter tirado toda a família de Requião do governo no primeiro dia em que assumiu. O eleitor paranaense está muito insatisfeito com Requião (família e seus aliados).
Miguel Elias Gariba
Erro médico
Para melhorar a relação médico-paciente, creio que deveria existir uma comissão formada por médicos juramentados a serviço do Ministério Público para que julgassem esses verdadeiros crimes cometidos. O policial faz um excelente e penoso trabalho de investigação para não dar em nada, a cúpula não deixa que ninguém seja culpado.
Marcus Sérgio Oliveira
Alimentos nocivos à saúde
Informar o consumidor é dever de todos, principalmente daquele que vende. Não sou dono de churrascaria nem de restaurante, mas me pergunto como faria o garçom ao chegar com o espeto de costela para servir: "O senhor aceita um pedaço? Mas preste atenção, este pedaço de carne possui uma quantidade enorme de gordura"! Talvez esta situação não esteja prevista nessa nova regulamentação da Anvisa sobre o alerta de substâncias nocivas à saúde nos alimentos, mas aquele que posteriormente se sinta prejudicado por não ter sido alertado poderá representar contra o fornecedor. Revisem a orientação.
Maugham Zaze
Lei Maria da Penha
Quando existe agressão a mulher, o governo deveria acreditar na vítima (Gazeta, 9/7). Existem delegacias especializadas, deveriam investir e trabalhar paralelamente com assistentes sociais, psicólogos. Investir com rigor na saúde mental e agressiva das pessoas. O que está ocorrendo é que há o incentivo para que a mulher faça a denúncia. Ela faz na confiança em que as autoridades irão ouvir o seu pedido de socorro. A população deve exigir do governo leis severas e firmes. Liberdade e justiça são bens essenciais para todos.
Maria Stephan
Nacionalismo
Com relação ao texto de opinião "O brasileiro e a Copa do Mundo" (Gazeta, 9/7), o segredo da diferença de postura do povo está na cobertura da mídia. Se a cobertura para os assuntos importantes tivesse o mesmo foco, o mesmo formato da cobertura do futebol, há muito tempo o país estaria limpo e liberto dos burocratas, penduricalhos, políticos e aproveitadores. O verdadeiro câncer que corrói a Nação!
Francisco A. R. Lima Jr.
Corrupção
Não tem coisa pior do que corrupção, pois o desvio de dinheiro público desencadeia uma série de fatores terríveis à população, principalmente para investir no social, em geração de emprego e melhora no transporte público no estado. Se não houvesse corrupção, com certeza estaríamos melhores.
José Vilmar dos Santos
Banco pela internet
Uma vez fui surpreendido com uma ligação do banco solicitando comparecimento à agência. Lá, fui informado de que minha conta corrente estava negativa, com o quíntuplo do que eu costumava movimentar mensalmente. Lembrei-me de uma operação feita em meu desktop. Os piratas da internet me enviaram uma opção de menu falso e, sem que eu pudesse ter tempo de duvidar daquele novo comando, apoderaram-se de minhas senhas secretas, as quais foram distribuídas em cinco cartões clones que foram utilizados poucos minutos depois.
Dilson Alves Barbosa
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.