Ainda bem que o jornal está divulgando este direito de restituição do IPVA quando o veículo é roubado (Gazeta, 28/4). Não tinha conhecimento disso. Se depender da Receita ou do estado para divulgá-lo, jamais tomaríamos conhecimento. O estado quer apenas arrecadar.
Osmar de Oliveira
Restituição do IPVA 2
A lei de restituição do IPVA para veículos automotivos era algo totalmente desconhecida para mim, aliás, não conheço ninguém dentro da minha roda de convívio que soubesse desse assunto. Infelizmente já fui vítima e por total desconhecimento não fui atrás dos meus direitos, e acredito ter sido assim com muita gente, inclusive com familiares e amigos. Essa é só mais uma confirmação do quanto a população é desinformada e ludibriada pela máquina de arrecadação.
Márcia do Nascimento Braz
Drogas
Realmente, parece que não se veem mais crianças cheirando cola de sapateiro nas ruas porque os órgãos encarregados do combate conseguiram apreender toda a cola que havia em circulação. Quanta besteira em tão poucas palavras do diretor-geral da Polícia Federal (Gazeta, 28/4). A explosão do crack é devido ao baixo custo, à facilidade do preparo, da aquisição, do uso, da camuflagem e, pior, da incompetência dos órgãos encarregados da repressão.
Osvaldo Panissa
Voto consciente 1
Parabenizo toda a RPC por mais esta campanha em prol de uma sociedade menos poluída de políticos corruptos. Oxalá as outras entidades de comunicação também entrassem com força total nesta campanha moralizadora. Mais do que a comunicação escrita, as televisões deveriam ou poderiam se engajar para orientar os eleitores brasileiros para não votarem e muitos menos reelegerem os políticos que já foram, no mínimo, suspeitos de desviarem o dinheiro público ou de beneficiarem a si próprios ou a seus familiares.
Geraldo Buss
Voto consciente 2
Assim como a Gazeta e a RPC TV, os demais meios de comunicação deveriam abraçar a campanha do voto consciente para que o povo eleja governantes idôneos. Os maus políticos só estão em seus cargos porque foram eleitos pelo povo, que votou sem ter informações suficientes a respeito do "bom" candidato.
Josias Milcheski
Diários secretos 1
Hoje aqui em Curitiba, e na casa do povo, comprova-se o famoso, e muito usado pelos políticos, corporativismo. Ninguém acusa ninguém, pois certamente são da mesma categoria. Nenhum pede para destituir a Mesa Diretora da Assembleia, mesmo com tantas acusações já comprovadas. Os discursos diários são todos de apoio irrestrito aos acusados. Consideram-se especiais, acima de qualquer coisa. É um absurdo.
Adalberto Novak
Diários secretos 2
Nos últimos anos descobrimos que a política nacional vive em uma poça fétida. Infelizmente a Assembleia Legislativa do Paraná não escapa à regra. Inclusive somos surpreendidos quando descobre-se que até as pessoas humildes, as quais imaginávamos terem sido usadas, na verdade, valeram-se do famoso "jeitinho" brasileiro para conseguir vantagem. Isso tudo é uma grande vergonha que expõe a mesquinharia, o poderio e a falta de comprometimento com o povo, verdadeiro senhor da AL.
Gustavo Guevara
Cartão de crédito
Sou a favor da lei da oferta e da procura e da livre iniciativa que equilibram a economia saudável. Entretanto, cartão de crédito no Brasil é prática de agiotagem oficial pura e simples. Por essa razão sou favorável à taxação e regulamentação desse segmento financeiro pelo governo (Gazeta, 28/4). É uma ação moralizadora dos abusos praticados por bancos e financeiras. É preciso complementar essas medidas reduzindo as taxas de juros não somente dos cartões de crédito, mas também do cheque especial para que os consumidores não sejam empurrados para o fundo do poço da inadimplência.
João Guilherme Cicarelli
Indústria do tapa-buracos
Os buracos se multiplicam pelas ruas de Curitiba e não são só provocados pela chuva, que até pode acelerar o processo. Há, em meu bairro, situações em que, em tempo de sol, os buracos são tapados e uma semana depois reaparecem. Quem fiscaliza a qualidade do material empregado e do serviço executado? Haverá interesses escusos na manutenção dessa situação calamitosa?
Sérgio Vicentin
Cadeirinha nos carros
Sou a favor do uso da cadeirinha nos carros, mas acho equivocada a idade das crianças que devem utilizá-las. Muitas crianças com idade inferior a 10 anos têm altura superior a 1,45 m. A idade mínima deveria ser substituída pela altura, pois assim proporcionaria segurança e ao mesmo tempo o equipamento não seria usado sem necessidade. Já a multa é justa, mas o que não podemos deixar acontecer é que essa nova lei seja esquecida como tantas outras.
Daniele Schreiner, Agudos do Sul PR
Maioridade penal
Concordo integralmente com a visão do juiz Albino de Brito Freire e de outros especialistas por ele citados (Gazeta, 28/4) sobre a necessidade de eliminar o "ranço demagógico e paternalista do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", inclusive com o rebaixamento da idade para responsabilidade penal. Se os autores de Freakanomics se debruçassem sobre a questão, provavelmente encontrariam uma forte correlação da instituição do ECA com o acentuado aumento da criminalidade em nosso país.
Marcos Lefevre, engenheiro
Palácio Iguaçu
É importante pensarmos na preservação do Palácio Iguaçu. Divulgam-se diariamente ações para salvar o meio ambiente, mas se esquecem do ambiente construído, que guarda a memória social e mantém as referências locais, distinguindo cada cidade. É necessário cuidar dos edifícios que contam, tais como páginas de livros, a história da cidade de um período específico. Se esquecermos de protegê-los, estaremos rasgando suas velhas páginas, suas ilustrações, para redesenhá-las, mediante o uso de novas tecnologias.
Maria da Graça Santos, professora de Arquitetura Brasileira
Gorjeta
Sou totalmente contra o pagamento de 10% de taxa de serviço (Gazeta, 26/4). Se dermos gorjeta em restaurantes, bares e lanchonetes, teremos de dar também gorjeta ao frentista que abastece nosso carro, ao caixa do supermercado, ao caixa do banco e por aí vai.
Wilson Ferreira
Toque de recolher
É vergonhoso saber que um poder paralelo ameaça pessoas de bem. Onde está a polícia que deveria manter a segurança à noite nos bairros e, assim, evitar o toque de recolher imposto por facções criminosas? Onde está a segurança pública mais forte do Paraná?
Cesar Gomes
Aposentados
Um forma de ajudar os aposentados que ganham acima de um salário mínimo seria a retirada da cobrança de Imposto de Renda Retido na fonte do salário de todos os aposentados. Seria uma forma de beneficiar parte de aposentados que pagam mensalmente o imposto. Penso também que o governo tem de parar de dizer que não há recursos para o pagamento de reajustes maiores. Essa justificativa não serve mais. O governo que trate de encontrar meios, remaneje os recursos e encontre uma solução.
Herivelto Cunha
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.