Rodrigo Janot pediu a prisão de José Sarney, Romero Jucá, Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Nos três primeiros casos, por tentativa de obstrução dos trabalhos da Lava Jato. Não estou satisfeita: Lula e Dilma também conspiraram contra a Justiça, naquela gravação em que Dilma envia a Lula, através do “Bessias”, um documento que lhe garantisse a posse na Casa Civil. Por que a balança pesou agora para os peemedebistas? Que a balança da Justiça não favoreça ninguém.
Mara Montezuma Assaf
Partidos políticos
Os partidos políticos no país são uma central de negócios. A legislação partidária é anárquica. Quem, desses que estão aí, possuem idealismo ou ideologia? Nossa direita é oportunista. Nossa esquerda é festiva. O restante tende a seguir o que lhe for conveniente! Com 35 partidos, é impossível governar sem que haja negociações, e continuaremos a viver sob a égide da mentira.
Miguel Riechi
Keynes
Sobre o editorial (Gazeta, 7/6), observo que parte dos economistas não entendeu corretamente o que Keynes apontou como solução para a Grande Depressão dos anos 30. Ele sugeriu que o governo fizesse investimentos públicos, e não gastos públicos. Há uma grande diferença. Senão, o governo Dilma seria um sucesso, pois o que não faltaram foram gastos públicos descontrolados, em três itens desnecessários: juros, pessoal e máquina administrativa, que consumiram em 2015 algo como R$ 1 trilhão. Já os investimentos em infraestrutura não chegaram a R$ 30 bilhões.
Judas Tadeu Grassi Mendes
Maduro e Castro
Pelo puxão de orelha dado pela OEA a Maduro, Raúl Castro, num gesto de solidariedade, declarou que vai se afastar da OEA. Cuba deveria demonstrar solidariedade ajudando a suprir a carência de recursos venezuelana, pois conversa não enche barriga de ninguém.
Humberto Schuwartz Soares
Soberania
Assim como a República brasileira sofre um golpe fatal com a absoluta inoperância e omissão do Poder Judiciário em relação à defesa da Constituição no escândalo do impeachment, sua soberania também mergulha na incerteza a partir do momento que uma corte norte-americana invade nossa economia e nossa política e condena uma empresa nacional, a Petrobras, a pagar indenizações bilionárias. Tudo isso é reflexo de um mundo neoliberal e globalizado.
Antonio Negrão de Sá
Cultura de estupro
Vamos colocar a mão na consciência e analisar como a cultura de estupro está na nossa publicidade, nos filmes, nas músicas, naqueles vídeos vazados que compartilhamos nos grupos do WhatsApp, nas piadas que contamos na mesa de bar.
Marina Dal’Bosco Volaco
Deixe sua opinião