Segurança não é laboratório de ensaios. Não há investimento nem em equipamento nem em RH. Temos uma relação polícia/habitante muito menor que o recomendado. Para agravar, não temos celas disponíveis. Se for preso, o marginal encontrará a saída mais rápido que o policial que ficará preenchendo a papelada. Pode?
José Parra
Transporte coletivo
Curitiba investiu num modal que satura fácil à medida que aumentou a população da cidade. Não é falta de dinheiro para investir, mas falta de discussão, de planejamento. O próprio metrô, se aqui chegar um dia, já chegará bem atrasado com uma única linha de 21 estações e 22,5 km de extensão. É pouco para uma cidade que cresce em população e que já se expandiu para a região metropolitana. Pensar no transporte coletivo de Curitiba hoje é envolver toda a RMC e o governo do estado.
Marco Aurélio Fernandes
Farol baixo
Mais uma forma de arrecadar verbas sem investir um centavo. O governo se especializou em buscar essas maneiras rápidas de engordar o caixa. E a segurança, a engenharia, as campanhas educativas e a fiscalização, onde estão? Resumem-se a essas esparsas atividades lucrativas corroboradas pelos radares. Isso é policiamento preventivo? Absurdo.
Sergio Luiz Bessler
Funcionalismo
Enquanto o ministro da Fazenda almeja elevar imposto para amenizar o déficit de R$ 170,5 bilhões, os estados e municípios não conseguem pagar as contas. Na contramão, cogita-se aumentar salários dos servidores públicos. Pode até ser justo, mas o momento é inadequado. Quando todos estão de pires na mão, demitindo ou reduzindo salários, o país com 11,4 milhões de desempregados, logo aqueles, com bons salários e emprego garantido, serão reajustados. Pode isso?
Humberto Schuwartz Soares
Operação Citrus
A política e o serviço público precisam ser moralizados. Prisão para todos os que nos roubam. Que todos os órgãos judiciais em todo o país, em todos os municípios, comecem a fazer seu papel. Só assim mudaremos de vez esta cultura corrupta.
Hermes Zanona
Multiculturalismo
A França é o país mais multicultural do mundo e colhe o que plantou ao permitir a entrada e dar oportunidades a pessoas que não querem integração, e sim impor seu modo de vida.
João Queiroz
Deportação
O físico argelino foi deportado. Viram como atua um governo inteligente? Cesare Battisti, terrorista e assassino condenado, fugiu para o Brasil e, mesmo com o governo italiano pedindo a extradição, Lula negou. Que contraste!
Geraldo Euclides de Oliveira
Áudios de militares podem inocentar Bolsonaro de suposto golpe de Estado?
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
Deixe sua opinião