Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Sem banco

Desde ontem, a cidade de Antônio Olinto não tem mais banco! A única agência da cidade fechou as portas na sexta-feira, fazendo com que aposentados, pensionistas e demais clientes tenham de se deslocar por 32 quilômetros até São Mateus do Sul e, conseqüentemente, deixar de comprar e investir no comércio local. Os únicos comerciantes que vão ganhar com isso são os proprietários de casas de materiais de construção, pois venderão muito prego e martelo para os demais, que terão de lacrar as portas por falta de clientes.

Ângela Letícia Alberti, auxiliar de serviços geraisAntônio Olinto–PR

No que elas reparam

Discordo da opinião das entrevistadas na recente reportagem do Caderno Verão com relação ao que as atrai nos homens. Pelo que se conclui, elas relevam a aparência masculina o que definitivamente não é verdade. Se fosse assim eu, que me considero inteligente, educado, gentil, religioso, saudável, heterossexual convicto, esbelto com 1,97m e dono de confortável patrimônio, apesar de ser quase careca e nada bonito, não estaria solteiro, aos quase 43 anos, por opção... das mulheres. Triste época em que os valores estão distorcidos.

José Georges, comercianteCuritiba–PR

Esquerda

Muito lúcidas as explicações do professor Ricardo Costa Oliveira, da UFPR, quanto ao PPS. Não dá para entender como é que o presidente desse partido pretende se colocar à esquerda no cenário político brasileiro, ao mesmo tempo em que faz coligação com o PFL. Quanto às explicações do cientista político, fico na dúvida quanto à classificação de Lula como "centro-esquerda", pois, olhando para a prática e não o discurso, como propõe o próprio cientista, sou levado a crer que Lula está mais para "centro-direita".

Gabriel Dória Rachwal, estudanteCuritiba–PR

Investimento

" O governo do Paraná investiu pesado em diversas áreas, principalmente em segurança. A partir disso, se faz necessário ampliar o quadro de pessoal para maior controle e administração. É hipocrisia clamar por mais investimentos e ação do governo e, ao mesmo tempo, não aceitar que isso vá, automaticamente, gerar mais gastos. "

Noemi Rodrigues, técnica contábilCuritiba–PR

Caos no trânsito

A via-rápida Martim Afonso e seus moradores pedem socorro. Com as modificações realizadas para a implantação do binário na região, tal via encontra-se um verdadeiro caos para residentes de região, principalmente pessoas idosas, pois conseguir passar de uma calçada para a outra é uma roleta-russa. Todo o tráfego oriundo do Shopping Barigüi, sentido centro, bem como da Jerônimo Durski, sentido Parque Barigüi, desembocam na Martim Afonso. O trecho compreendido entre a Jerônimo Dusrki e a Gastão Câmara tornou-se um verdadeiro inferno em termos de travessia, tendo ainda como agravante a saída de um supermercado. Já pedimos à prefeitura (156) a implantação de um semáforo na esquina da Martim Afonso com a Gastão Câmara, mas já se passaram 15 dias sem qualquer resposta.

Luiz Antonio Cunha, aposentadoCuritiba–PR

Cow parade

Curitiba não está para todas as paradas, assim como alguns ainda não param para Curitiba. Somos bem mais criativos para ter que nos aliarmos aos modismos importados. Do mesmo modo, é interessante notar que os órgãos públicos na área das artes continuam importando e não valorizando nosso próprio produto. Desde galerias aos museus até a FCC prestigiando o que vem de fora, quando os de fora buscam aqui. É assim mesmo, para o lamento dos ‘santos da casa’. Basta um olhar à feirinha do Largo da Ordem para apreciarmos a arte que nada deve para o ‘status’ que vem de fora e é mostrada no ‘Olho que nada vê’, enquanto os nossos artistas ficam no chão da pedra que chora. O povo entende de arte, sim!

Celito Medeiros, artista plásticoCuritiba–PR

Guaratuba

É triste você como paranaense e proprietário de algum imóvel no litoral paranaense, particularmente em Guaratuba, tentar curtir suas férias ou temporada nesse local. Simplesmente a praia está cada vez mais suja com o esgoto ao ar livre e desembocando no mar, em vários pontos, desde a Praia Central até onde dá. Bairros próximos do centro, abandonados, com luz precária, sem calçamento, esgoto ao ar livre. Um exemplo: a Rua Cambará, começa na principal avenida que liga Garuva/Guaratuba e são duas quadras sem qualquer melhoria, mas o IPTU vem, e vem legal para os bolsos dos proprietários. Quando chove então é um lamaçal total. Gostaria de saber se algum político da região gostaria de morar ali, ou passar diariamente com os seus veículos pelas ruas, só para sentir o que o povo está tendo como retorno dos "serviços" básicos da prefeitura. Dá vergonha das pessoas que vem de fora e querem conhecer nosso litoral: que imagem deprimente e negativa eles têm e levam para os seus estados de origem.

Airton KraismannCuritiba–PR

Lixo reciclável

Concordo com o leitor Adriano Braz de Oliveira. Além do colaborar com os catadores, na separação e limpeza dos inorgânicos, a reciclagem do lixo orgânico na própria residência poderá render ao munícipe um décimo quarto salário. Muitos benefícios para o morador de casas com quintal poderão ser obtidos pela desaceleração da expansão dos aterros sanitários; diminuição da poluição das nascentes, córregos, rios, ar e vizinhos ao aterro; alívio do tráfego nas ruas e rodovias, dos mais de 500 caminhões diários; redução das taxas de coleta embutidas no IPTU; considerável redução no trabalho doméstico com manuseio do lixo; economia na compra de adubo para pequena horta doméstica; consumo de verduras frescas e isentas de agrotóxicos; redução nas despesas com remédios, para os males adquiridos pela ingestão de defensivos agrícolas; as crianças adoram acompanhar os pais no trato às plantinhas e aprendem que estão contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Renato CoimbraCuritiba–PR

Mudança polêmica

Registro meu protesto sobre o acordo firmado para mudança de endereço dos travestis. Os moradores e proprietários de imóveis próximos da esquina da Rua Padre Germano Mayer com a Avenida Afonso Camargo não foram consultados e não reconhecem tal acordo. Vamos nos mobilizar contra tal mudança para nossa região, uma vez que sofreremos com a desvalorização de nossos imóveis, sem contar que passaremos a conviver com a promiscuidade.

Cleusa Nanci Nogueira, funcionária públicaCuritiba–PR

Previdência

" Lula diz que a reforma da Previdência não é prioritária, porque teme a resposta nas urnas. Ela acontecerá, mas se tiverem de retirar alguns direitos será dos previdenciários e não de políticos. Aposentados desse imenso Brasil que se cuidem! "

Antonio Pereira, contadorLondrina–PR

Viva Garuva!

Mais um final de semana de aproximadamente duas horas perdidas na estrada por conta do congestionamento causado pelo sinaleiro de Garuva. Isso só volta a reforçar a "importância" que as autoridades dão àqueles que por ali trafegam e movimentam o comércio local. Levar duas horas para percorrer 15 km de estrada realmente é revoltante. Sugiro que todos aqueles que enfrentam a enorme fila de carros que se forma em cada domingo de verão na volta das praias expressem sua indignação com um grito de "viva Garuva" na passagem do sinaleiro, ou então buzinem, para que vejam como gostamos desse adorável sinaleiro.

Vânia CamargoCuritiba–PR

Aniversário de Piraquara

Dia 29 de janeiro Piraquara comemorará seu 117.º aniversário. Haverá muitas festividades, comemorações e inaugurações, mas uma dúvida sempre fica: será que os moradores do bairro Jardim Santa Mônica têm o que comemorar? Será que os recursos dos governos estadual e federal e aplicação dos impostos são destinados apenas para bairros onde os politiqueiros terão mais votos? As ruas do bairro estão tomadas por buracos. Qual inauguração será feita neste bairro? Qual o motivo que temos para comemorar aniversário do município? Talvez comemoremos o aniversário de esquecimento do bairro, que só é lembrado em época de eleições! Acho que o Jardim Santa Mônica deve ser uma outra cidade.

Paulo Estevam Gonçalves, funcionário públicoPiraquara–PR

" Os resultados catastróficos da omissão política na área social vão se assemelhando aos sentidos efeitos da natureza rebelada pelo excesso de poluição na face do planeta: o desleixo humano causa a morte! "

Suzano Stepulski Santos, aposentadoCuritiba–PR

*****

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.