Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do Leitor

Serviços

Discordo totalmente da tese de que o brasileiro tolera serviços de telefonia medianos (Gazeta, 26/12). O serviço não é mediano, mas muito ruim, e não temos a quem recorrer. O nosso Judiciário está congestionado com processos de valores irrisórios, que as telefônicas cobram nas nossas contas. No dia em que o Judiciário perceber quanto tempo e dinheiro são gastos com esse tipo de processo, talvez comece a aplicar multas mais altas nas operadoras e o serviço melhore.

Walter van Halst, Ponta Grossa – PR

Assembleia

O orçamento da Assembleia deveria ser muito menor. Os deputados ficam registrados nos anais da história e só por essa razão deveriam exercer as funções, que escolheram por vontade própria, sem qualquer renumeração.

Lineu Mário Ruppel

Bancada evangélica

A estimativa de aumento da bancada evangélica (Gazeta, 26/12) é uma boa notícia para a política brasileira em meio a tantos escândalos de corrupção e rara condenação dos culpados. A política está carente de pessoas que façam valer nosso voto na urna. Votaria tranquilamente num candidato evangélico.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira, funcionário público

Aprovação

Sobre a matéria "Aprovação de Fruet cai para 54%" (Gazeta, 26/12), levantar uma empresa falida não é tão rápido assim. Fruet pegou uma cidade toda destruída, temos de nos lembrar disso.

Jayson Framarim Roslindo

Renan Calheiros 1

Acho que o senador Renan Calheiros não tem de ficar se explicando ao dizer que vai pagar os custos pelo uso indevido do avião da FAB. Ele e outros membros do Congresso Nacional precisam urgentemente devolver é a credibilidade como representantes de todo o povo brasileiro. Como? Ou se afastando do poder, ou reaprendendo o que significa a palavra ética. E ainda tem gente que acha que 2014 é ano da Copa. Temos uma seleção mais importante para escolher: a dos nossos representantes.

Walter Lemos, Florianópolis – SC

Renan Calheiros 2

Há menos de seis meses o presidente do Senado, Renan Calheiros, usou um avião da FAB para levar sua família ao Rio de Janeiro para assistir a jogos de futebol. Agora, ele usou novamente um avião da FAB para ir ao Recife fazer implante de cabelo. Além de ser cassado, ele deveria ser preso porque está achando ser o dono do mundo.

Dalmir México Martins

CNH

Meu categórico "não" aos simuladores de direção (Gazeta, 26/12) em autoescolas. O Brasil é especialista em complicar as coisas com resoluções mal-explicadas e sem nenhuma base técnico-científica. É como remediar uma infecção grave com chazinho de camomila!

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR

Planos de saúde

Os contratos de planos de saúde se dividem em coletivos e individuais. Os coletivos são os empresariais, os associativos. É um filão que desponta; no entanto, enquanto o plano individual é regulado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), os contratos coletivos seguem as leis de mercado. As operadoras preferem os contratos coletivos, em que o risco pode ser calculado de imediato e os contratos, rescindidos, se assim desejarem.

Antonio Pereira, contador, Londrina – PR

Bolha imobiliária

Economistas estrangeiros renomados estão atestando a existência de uma bolha imobiliária em contraponto a empreendedores nacionais que ainda acreditam na valorização dos imóveis, tendo em vista os eventos importantes que acontecerão no Brasil. Eu diria que na realidade existe é uma "bolha Brasil", tamanha a desorganização da economia, da qual o setor imobiliário é apenas um de seus componentes.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Imposto de Renda

A inflação de 2013 deverá ficar em 5,84%, e a gestão Dilma anuncia que vai corrigir a tabela do IR em apenas 4,5%. Com essas malandragens institucionais, de largos e indevidos desvios de recursos dos trabalhadores, é que os governos financiam seus programas populistas, com o único objetivo eleitoral. O governo faz de conta que governa e nós, infelizmente, silenciamos.

Paulo Panossian, São Carlos – SP

Parque

A falta de policiamento e cuidado com a segurança do Parque São Lourenço torna o local, que deveria ser um espaço de lazer, um verdadeiro perigo para pessoas que querem caminhar no parque. A pista de caminhada tem de ser dividida com skates, patins, bicicletas em alta velocidade e até veículos motorizados. Os policiais ficam sentados dentro de uma casinha e nem sabem o que acontece fora dela.

Patricia Cunha de Freitas Strozzi

Senhores do front

Parabéns pela série de reportagens "Senhores do front", com os pracinhas, verdadeiros heróis da pátria. Muitos jovens nem sequer sabem quem eles são ou a importância que tiveram.

João Luís V. Teixeira

Ano-novo 1

No dia 31 de dezembro, quando se festeja o fim do ano velho e a chegada do ano novo, eu gostaria de gritar para o Brasil inteiro ouvir: "Viva a economia brasileira! Viva a conclusão da transposição do Rio São Francisco! Viva a atuação dos partidos de oposição ao governo!" Mas, lamentavelmente, gritarei apenas "Viva o Supremo Tribunal Federal, que mostrou ao nosso país que cadeia não é só para ladrão de galinha!"

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Ano-novo 2

Lá vamos nós rumo a um novo ano! Vamos ganhar a vida, tapar os buracos, remendar com linha forte o que se rasgou, buscar a felicidade, tirando do caminho os empecilhos colocados contra nós, mostrando que juntos podemos mais. Chega de entregar nosso país, nosso chão, nossas esperanças para um bando de incompetentes mal-intencionados. Precisamos desenhar do nosso punho um horizonte mais seguro, mais justo, mais limpo, mais digno e feliz!

Myrian Macedo, São Paulo – SP

Futebol

Depois do 5x0 na primeira instância e do 8x0 no pleno do STJD, ainda vão continuar achando que foi virada de mesa promovida pelo Fluminense ou vão chegar à conclusão óbvia de que esse lamentável rebaixamento da Portuguesa para a Segunda Divisão foi culpa exclusiva da incompetência do próprio clube?

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Ezequias Moreira

Se não existir nenhum dispositivo legal dispondo ao contrário, não vejo nenhum impedimento para uma contratação de um réu de processo de corrupção para um cargo de confiança após apuradas as qualidades para o desempenho do cargo.

Wanderlei Magalhães Mendes

Voto

Todos erramos, mas, no caso de votar errado, são quatro anos até podermos corrigir o erro. Deveria ser implantado o sistema de voto distrital, que tornaria mais fácil monitorar os feitos dos eleitos, e instituído o voto popular para cassar políticos incompetentes.

Dicesar Leduc

Burocratas

Parabéns a José Pio Martins pelo artigo "Os burocratas ricos" (Gazeta, 27/12). O Brasil, a política e a administração pública são carentes de homens como Pio Martins.

Domingos Ribeiro

Amor

Sexta-feira é dia de encontro com o José Carlos Fernandes, esse cronista que pinta Curitiba com todas as letras. Na sua última crônica (Gazeta, 27/12) ele falou de amor. Nem parei para respirar durante a leitura. Perguntas sobre o amor não nos faltam em momento algum da vida, sobretudo para quem pensou, como acho que pensam todos quando mais jovens, haver uma idade limite para amar.

Guilhermina Moeckel Cavalli

2013

O que passou não pode ser modificado, mas o que existe e o que ainda está por vir pode ser melhorado. Neste ano de 2013 podemos destacar duas lições ou oportunidades: as manifestações de junho e a passagem do papa Francisco pelo Brasil.

Antonio Augusto Guarita Cartaxo

Salários

Sem dúvida, o "salarinho" pago pela Câmara de Curitiba é muito bom. Vai fazer fila no ano que vem para entregar currículo para trabalhar lá.

Josmar Ademir Leal

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.