Mídias Sociais
Pedágio
"Providencial! No momento em que se aproximam férias escolares e festas de fim de ano, quando, coincidentemente, o movimento nas estradas aumenta, o pedágio também sobe!"
Cláudio Trevisan, via Facebook, sobre o aumento nas tarifas de pedágio no Paraná.
Ônibus
"Estou tão descrente na política que não acredito que o preço da tarifa de ônibus irá baixar e que alguém vai ser punido."
Toninho Santos, via Facebook, sobre relatório da CPI do Transporte da Câmara de Curitiba sugerindo redução de 12% na tarifa.
Enem
"Medir se a escola é boa ou não através do Enem e vestibular é mediocridade. Esse tipo de avaliação não mede múltiplos conceitos, é simplista."
Alessandra Agulham Serafini, via Facebook, sobre o desempenho das escolas paranaenses no Enem.
Invasões
"O governo federal fica enrolando para entregar as casas somente próximo às eleições, e essa enrolação só podia dar em invasões."
Eliane Silva, via Facebook, sobre a reintegração de posse em casas do programa Minha Casa, Minha Vida no bairro Ganchinho.
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo
É impressionante como nossa classe política deita e rola, se achando os detentores do mundo. Como se não bastasse o desgaste político da Alep com a revelação dos Diários Secretos, os nobres deputados, em vez de buscar a moralização, aprovam a toque de caixa projeto que flexibiliza a lei que dificultava a existência de servidores fantasmas (Gazeta, 27/11). O pior é ver que determinados deputados que sempre pregam a transparência, a ética e a moral deixam de lado os seus discursos e votam em defesa dos próprios interesses.
Marcelo Rebinski, historiador
13.º salário
É óbvio que os vereadores de Curitiba não devem receber 13º salário. O cargo de vereador não é obtido por concurso público e sim por eleição, com prazo determinado, para uma tarefa de defesa dos direitos da população. É uma missão delegada temporariamente. Os gastos com os vereadores deveriam ser franciscanos porque eles são pagos por todos os cidadãos.
Antonio Carlos P. Braga
José Dirceu
O pedido de emprego por parte de José Dirceu para ser gerente de hotel em Brasília é a maior piada do ano. Até parece que ele precisa disso. Tudo não passa de uma jogada dos advogados para livrá-lo da prisão. Espero que a Justiça seja feita e não aceite essa afronta à inteligência do povo brasileiro.
Luciano Coletta
Aeroporto Afonso Pena
A tão necessária desapropriação dos terrenos em torno do Aeroporto Afonso Pena é objeto de discórdia (Gazeta, 25/11). É de dar pena, pois o Afonso Pena poderia e deveria ser um dos melhores aeroportos do país, mas, infelizmente, não há vontade, pois isso não dá votos. Quando vamos mudar essa política e pensar grande? É por essa razão que o Paraná continua sendo desconhecido pelo Brasil.
Sérgio Brugnolo, empresário
Novo porto 1
Sobre a construção de um porto privado em Paranaguá (Gazeta, 26/11), o progresso é essencial, mas, quando penso no impacto ambiental que isso pode causar, tenho de lamentar. Só quem anda pela Baía de Paranaguá sabe da beleza dos manguezais da região e de sua fauna e flora.
Eli Filadelfo
Novo porto 2
O Litoral paranaense só tem a ganhar com essa boa notícia da construção de um porto privado em Paranaguá, que atrairá mais investimentos também para Antonina e para as praias paranaenses, incentivando o turismo de cruzeiros marítimos. O problema é que as licenças ambientais farão esse empreendimento arrastar-se por muitos e muitos anos, assim como a ideia de uma nova ferrovia ligando Curitiba ao Porto.
Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira
Terceirização
É lógico que o presidente do Sinduscon-PR, Normando Baú (Gazeta, 26/11), iria "puxar a sardinha" para o lado das grandes empresas que só lucram com a terceirização. Já fui terceirizado e sempre vi os abusos que essa classe sofre, visto serem tratados como se fossem de segunda categoria. Se hoje já é assim, imagine flexibilizando as regras de contratação. As empresas não são boazinhas porque querem, mas devido às obrigações da lei.
Maurício Antunes Ariede
Skatistas
Acredito ser possível considerar o skate como um meio de locomoção (Gazeta, 26/11). Aliás, qualquer iniciativa que tenha o intuito de colaborar com um meio ambiente sustentável, redução na carga de poluição e nos congestionamentos que assolam os grandes centros urbanos é válida. Mas é preciso atentar para alguns detalhes, pois a partir do momento em que o skate passa a ser considerado veículo ele deverá respeitar todas as regras de trânsito, assim como as bicicletas.
Sérgio Bientinez Miró
Saúde pública
Na mesma edição do jornal vemos a chegada de mais 104 médicos cubanos ao Paraná e o fechamento do pronto-socorro do Hospital Evangélico por falta de verbas do SUS (Gazeta, 27/11). É inacreditável que o governo faça um investimento de alto custo em médicos despreparados para a nossa realidade e leve ao fechamento um serviço de qualidade e com tradição por falta de recursos!
Clotilde de Lourdes Branco Germiniani
Educação Moral e Cívica
Embora o tema seja polêmico, não vejo a volta de disciplinas como a Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira como um retrocesso. Acho de bom tom rever valores, entender melhor a caminhada política do nosso país. Amar o país, a bandeira e a sua história é sinal de maturidade. A volta dessas disciplinas não é passo para trás, mas a retomada do caminho perdido. Afinal, hoje o que mais falta na sociedade são o respeito e a responsabilidade.
Vera Lúcia Mokfa
Ler e Pensar
Dou meus parabéns ao grupo GRPCom pelo projeto Ler e Pensar (Gazeta, 26/11). Comecei a gostar de ler jornal justamente dentro da sala de aula, em Londrina, e assim aprendi a acompanhar o que acontecia na cidade, no país e no mundo. E hoje continuo a ler no celular e no notebook.
Sidney Fernando de Caíres
Bolsa Família
É exatamente o Bolsa Família que traz dividendos eleitorais ao PT. Com ele o governo petista se vê descompromissado de combater a seca nordestina, reconstruir as casas perdidas nas encostas fluminenses, em Angra dos Reis, em Santa Catarina. Sem precisar de competência administrativa, o governo gasta o dinheiro do povo contra o próprio povo; iludidos, os nordestinos morrem de fome e sede sem ver a água jorrar na sua região, o que poderia solucionar definitivamente o mal da seca.
Benone Augusto de Paiva, São Paulo SP
Cracolândia 1
Essa ocupação das cracolândias de Curitiba (Gazeta, 25/11) só vai funcionar se o dependente for detido e se forem criadas clínicas de tratamento onde o usuário tenha de trabalhar para pagar seu tratamento. E depois disso devem ser criadas frentes de trabalho para essas pessoas.
Maria Inez Damasceno
Cracolândia 2
Não podemos criminalizar o usuário de drogas, mas oferecer meios de tratamento na rede pública, porque é uma questão de saúde e não de segurança pública. Que a polícia coíba o tráfico, e a saúde trate os usuários.
José Augusto Soavinski
Ensino público
Como cidadã, eu tenho compromisso de pagar meus impostos e, já que pagamos os salários dos nossos governantes, nada mais justo que eles sejam punidos se não melhorarem a qualidade do ensino (Gazeta, 25/11). Quem sabe assim teremos políticos sérios que trabalharão para o povo.
Natércia Gonçalves
Universidade
Sobre os alunos que voltam à faculdade depois dos 30 anos, meu aproveitamento, consciência e aprendizado foram significativamente maiores ao voltar à universidade. Acredito que eu estava melhor preparada para receber o conhecimento e valorizar o que estava recebendo. Enfim, com a maturidade nosso desenvolvimento é melhor e maior.
Monica de Ferrante Mühsam
Vestibular
Essa segunda fase do vestibular da UFPR é sempre uma bela interrogação. Minha filha, por exemplo, foi durante três anos do ensino médio a primeira nas provas. No Enem também conseguiu um ótimo resultado. Na primeira fase da UFPR foi uma das primeiras colocadas, mas quase se deu mal na segunda fase do vestibular.
Marcos Fernando Dauner
Futebol
Tomara que esse posicionamento do presidente do Coritiba, de que o clube não tem intenção de levar a decisão dos rebaixados ao tapetão (Gazeta, 25/11), seja sincera, pois qualquer outro artifício de querer mudar os resultados dos jogos alegando que houve irregularidade só mostra que o time foi incapaz de jogar um futebol capaz de permanecer na primeira divisão.
Luciano Atamanzuck
Investimentos
No Brasil não é difícil prever o que vai acontecer no futuro. Os investimentos em 2014 servirão para maquiar a triste realidade. A saúde vai continuar agonizante nos corredores da morte de nossos falidos hospitais, a educação que nunca foi e nem será fundamental porque convém à classe dominante. E o ultrapassado Código Penal brasileiro vai manter a pena de prisão perpétua para as vítimas de todo tipo de violência. A tendência é de que tudo fique como está, porque a maioria de nossos políticos se perpetuará no poder graças à pouca memória de nossa população.
Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul PR
Funrejus
Essa questão do reajuste das taxas do Funrejus (Gazeta, 25/11) sempre é discutida com as portas fechadas para a população. O povo do Paraná tem de ser consultado, pois os que mais sofrem com as altas taxas cartoriais são as pessoas humildes e assalariadas, que necessitam autenticar documentos e reconhecer assinaturas de contratos de aluguel e certidões.
Flávio Bovo
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp