Parabéns pela matéria sobre as escolas que adotam o método Waldorf de ensino (Gazeta, 1/11)! Num mundo que passa por tantas transformações (crise, catástrofes, caos social), é muito importante que a mídia divulgue iniciativas como a Waldorf, que mostram que há sim formas diferentes de educar as crianças, de uma forma mais humana, e de viver e conviver com o mundo e as pessoas. E também mostrar que tem muitas pessoas trabalhando duro para melhorar e transformar o mundo à nossa volta!
Gabriela Sofia Antonio
Sistema de ensino 2
É preciso evitar que a criança pequena seja estimulada de forma excessiva, que não fique com "excesso de atividades". Respeitar o tempo da criança, oportunizar movimentos e permitir que ela produza suas próprias brincadeiras é promover a sua humanização, tornando-a autônoma dentro do seu alcance. O trabalho manual e as artes em todas as áreas, prática aplicada nas escolas que usam o método Waldorf, dentro do alcance de cada idade, faz com que a criança vivencie as tarefas do cotidiano, tendo como referência de segurança e confiança, um modelo para a vida.
Marisa Nicolak
Enem 1
Nós, pais de alunos prejudicados no Enem deste ano e do ano anterior, deveríamos entrar na Justiça cobrando do governo federal, os prejuízos dessas trapalhadas.
Romário Knob
Enem 2
Assistindo mais uma vez ao absurdo do vazamento da prova do Enem, pergunto por que nunca mencionam punição aos diretores e professores da tal escola que conseguiu aplicar questões da prova aos seus alunos? Eu como mãe de um futuro aluno do Enem peço punição aos diretores desta escola. A cada dia nossos órgãos públicos estão falhando na ética e na moral. Como eleitora, pagadora de impostos e mãe exijo mais punição e respeito aos alunos éticos do nosso país.
Zainara Eliane Pereira
Detran 1
Que absurdo esse aumento de taxas do Detran (Gazeta, 1/11) . E as nossas vias todas mal-sinalizadas, com buracos em todo lugar, falta sinalização, sinaleiros, falta segurança no trânsito e querem aumentar as taxas em 183%?
Celso Andrade Lima
Detran 2
As taxas bem como as multas deveriam ser calculadas em cima do valor do veículo, assim seria feita justiça com os cidadãos de poder aquisitivo baixo. Uma multa leve cobrada sobre um veículo de pequeno valor torna-se cara se comparada com a mesma multa em cima de um veículo importado. Dessa forma o governo estaria praticando uma política de arrecadação mais humana, e investindo em segurança de trânsito, pois o estudo proposto é abusivo.
José Carlos Ribeiro de Cristo
Detran 3
Isso é ridículo. As taxas menores (que ainda são muito caras) devem ser consideradas um mérito para o Estado. Em sua campanha eleitoral, Richa nunca tocou no assunto. Não mude o que está bom. Só melhore. Mexa no que está sufocando o povo, como muitas taxas, controle para combater a corrupção.
Vilson Nadolny
Aumento do Judiciário 1
Ao se analisar as propostas de criação de cargos e ampliação de benefícios para o quadro do Judiciário, de maneira superficial, pode parecer, aos olhos de quem não acompanha a rotina das varas de primeira instância e câmaras dos tribunais, tratarem-se de desnecessárias e excessivas (Gazeta, 1/11). No entanto, bastaria traçar um paralelo entre a evolução do número diário de ajuizamento de ações e a evolução do número de servidores do Poder Judiciário, para se perceber as evidentes discrepância e defasagem. A estrutura não é nem de longe suficiente para suprir a demanda. A criação desses e de outros cargos é urgente!
Luiz Guilherme C. Guimarães
Aumento do Judiciário 2
É brincadeira de mau gosto. A Assembleia tem de rejeitar esse projeto e enviar o dinheiro para a saúde e melhorar a segurança pública. Todo trabalhador recebe 1/3 de abono de férias e esses senhores querem 50%. É cuspir na cara do povo.
Reginaldo Reple Sobrinho
Novo feriado
Aceitar o Dia da Consciência Negra como feriado é um absurdo (Gazeta, 1/11)! Já pensou se todas as etnias que formam o Paraná tiverem dia da "Consciência"? Criar feriados é bem coisa de deputados, que normalmente não fazem nada. Nenhuma raça deveria ter data especial, isso explicita ainda mais as diferenças. O que precisamos da Câmara de Deputados é de mais ações que promovam o desenvolvimento e o bem-estar para todos, com mais trabalho e menos ócio!
Paulo Lugli, economista
Lula 1
Como ser humano, estou condoído com a doença do nosso ex-presidente. Que ele seja bem-sucedido com o tratamento e que se recupere logo. Como cidadão brasileiro, gostaria de que ele fosse atendido pelo SUS. Teria de acordar às 3 horas da manhã para ver se conseguiria uma marcação de consulta e talvez seu exame fosse realizado ainda para ser diagnotiscado, dali a uns seis meses. Com certeza iria reclamar, esbravejar e chegar à conclusão de que seu governo nada fez pela saúde do povo brasileiro.
Rene da Cruz Belém, corretor de seguros
Lula 2
Desejo uma boa recuperação ao ex-presidente do "Brasil, país rico, país sem pobreza". Acredito que como líder indiscutível do povo brasileiro, ele usufruirá da assistência do SUS e das facilidades dos hospitais públicos. Boa sorte ex-presidente.
Ophelia Velloso Ribeiro
Bicicletas
Bocas de lobo paralelas à direção de circulação, passagens de nível com degrau e falta de sinalização de segurança são algumas das negligências de Curitiba ao cidadão ciclotransportado. Ausência de ciclofaixas e deficiência de ciclovias já são lugar-comum. Decepção é conhecer boas ações que a prefeitura poderia fazer com pouco recurso financeiro, ou nenhum, e não faz.
Paulo de Tarso Chaves
Aumento escolar
Estou certo de que os aumentos das mensalidades escolares é abusivo, especialmente como professor de escola particular, nunca percebo o mesmo reajuste das mensalidades nos meus vencimentos. Ano vai, ano vem e a história se repete, o aumento das mensalidades, via de regra, tem sido o dobro do que percebemos nos nossos salários, cujo índice de aumento nunca ultrapassa a inflação. Essa discussão é salutar para que voltemos a pensar numa escola pública de qualidade e em salários de professores dignos como o Brasil já praticou antes.
Bernardo Kestring
Matte Leão
Gostaria de mostrar o meu repúdio a essa atitude do nosso poder municipal e até do Iphan, órgão que deve zelar pela conservação do nosso patrimônio, permitir a demolição de uma quadra toda onde está instalada a antiga fábrica da Matte Leão. Com seus 110 anos de história, é dar um soco no estômago na cidade que já se orgulhou de preservar o seu patrimônio histórico. Desse jeito, daqui a pouco, os casarões históricos próximos e no Largo da Ordem também receberão o mesmo tratamento.
José Moacir Zem
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.