O presidente do Senado nem recebeu a notificação do STF e mesmo assim foi beneficiado com a decisão de permanecer no cargo. Uma decisão judicial que determine o despejo de uma família que não consegue pagar o aluguel é terminantemente cumprida, mas uma decisão do STF contra um político poderoso não tem valor algum. Que na próxima passeata os manifestantes se fantasiem de “bananas de pijamas”.
Manoel José Rodrigues
STF e Renan 2
A decisão do STF foi claramente política, em virtude do momento político-social instável por que passamos, por todas as medidas que precisam urgentemente ser votadas no Congresso, e até por causa das sabidas consequências para o país caso Renan fosse tirado de seu trono. Minha preocupação agora é saber se o MP e Sergio Moro usarão de tanta cautela quando for necessário prender Lula.
Mara Montezuma Assaf
STF e Renan 3
Aparentemente, o STF conseguiu uma solução para a crise criada a partir de uma decisão voluntariosa do ministro Marco Aurélio. Só aparentemente. Na solução tipo “acordão”, Renan ganhou o direito de desafiar a mais alta corte do país e ficar impune. Agora qualquer um também vai querer peitar ou desrespeitar as decisões do STF. Ou alguém acha que, depois de comprovadas as denúncias feitas na delação da Odebrecht, o STF vai obter da Câmara ou do Senado autorização para julgar algum dos 200 parlamentares envolvidos?
José Renato M. de Almeida
Teto dos salários
É inexplicável que haja quem receba vencimentos, remunerações e proventos além do teto constitucional, pagos pelo Estado, tendo em vista o artigo 17 das Disposições Transitórias da Constituição, que determina a redução imediata dos pagamentos fora do limite, não se admitindo a invocação dos direitos adquiridos a qualquer título.
Paulo Marcos Gomes Lustoza
Educação 1
Acho difícil melhorar a educação em um país que trata seus professores na bala de borracha, onde as escolas têm deficiências de infraestrutura, onde os pais delegam os cuidados dos filhos aos professores e não assumem suas responsabilidades. Muitas metodologias de ensino podem ser testadas, mas falta seriedade da sociedade para que tudo possa melhorar.
Ronaldo Barreto
Educação 2
Nunca vi um professor que estivesse na sala de aula levar bala de borracha da polícia. Só quem levou foi quem quis invadir a Alep. Professores que se propõem a invadir prédios públicos, que vivem em greve e que têm horror da avaliação de seu desempenho são, sim, os grandes responsáveis pelo caos educacional.
João Queiroz
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano