Acredito que o subsídio ao transporte coletivo (Gazeta, 15/1) financia indiretamente o lucro das empresas prestadoras de serviços. Se nenhuma das empresas de transporte quis deixar o negócio, é porque elas conseguem lucro. Dói no bolso do contribuinte saber que o Estado financia isso. E agora se cogita efetuar o repasse a outros municípios. É uma vergonha, para não falar outra coisa.
Luiz C. Segantini
Novos prefeitos
Os prefeitos que deixaram as prefeituras sucateadas (Gazeta, 15/1) deveriam ser responsabilizados. Não é lei entregar a prefeitura ao fim do mandato sem dívidas? Então quem entregou com esses problemas tem de ser responsabilizado e chamado para se explicar.
Aluísio Menin Mendes, Palmas PR
Dilma
A fama de gerentona, de hábil e eficiente administradora, construída por marqueteiros, está desmoronando perante os olhos dos brasileiros mais atentos devido ao pífio andamento dos projetos que foram prometidos para a Copa do Mundo. Sérios atrasos na execução, aumento absurdo nos custos, drásticas simplificações, nos dão certeza de que a fama de Dilma não passa de ficção.
Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro RJ
Investimentos
Ótimo o artigo "Investimento arroz com feijão", de Franco Iacomini (Gazeta, 15/1). Apenas faço uma ressalva: a redução da desigualdade social seria uma vitória no Brasil apenas se não houvesse o populismo desenfreado nas ações do governo, mascarando nossa verdadeira situação. O atual desgoverno será taxado no futuro como o grande governo das mentiras. Nossa economia está totalmente mascarada e agora usam a antecipação de receitas para fechar o balanço anual e garantir a meta de superávit primário.
Nilvo Genova
OAB
Gostaria de parabenizar José Lucio Glomb (Gazeta, 15/1) pela excelente gestão à frente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná. Ao presidente que assume, Juliano Breda, desejo muita luz e firmeza nessa caminhada, focando, também, a defesa das prerrogativas do advogado criminalista. A área do direito mais "espinhosa" é a criminal, pois tanto leigos quanto certas autoridades ainda têm a equivocada visão de confundir o crime praticado com a defesa técnica desenvolvida. Depois de vários anos temos novamente um talentoso criminalista a nos presidir.
Álvaro Borges Júnior, ex-presidente da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas
Passaporte diplomático
O governo concede passaporte diplomático a um líder da Igreja Mundial (Gazeta, 14/1) e nós, que pagamos os impostos de renda religiosamente em dia, somos obrigados a enfrentar longas filas para viajar ao exterior ou mesmo se deslocar pelo Brasil. Algo está errado. Conforme a Constituição, todo cidadão é igual perante a lei, mas essa igualdade não está sendo obedecida.
João Lúcio Vianna Marques
Venda casada
Essa "suposta venda casada" praticada pela Caixa (Gazeta, 14/1) é bem real. Ao assinar meu contrato do programa Minha Casa, Minha Vida, fui obrigado a abrir uma conta corrente e pagar R$ 750 no ato da assinatura sob a alegação de que eu deveria contratar um título de capitalização e seguro de vida.
Willian Thiago Padilha
Calçadas de granito
Que bom seria se todas as calçadas de Curitiba pudessem ser como a que está em construção na Rua Bispo Dom José. O custo é maior, mas a qualidade não tem comparação com a famigerada pedra portuguesa. Essa polêmica terminaria se o poder público assumisse a construção e revitalização de todas as calçadas da cidade, cobrando-as como contribuição de melhoria no ano seguinte. Com um bom planejamento e fazendo consulta aos moradores isso é possível, basta ter vontade e começar.
Antonio Borges dos Reis, engenheiro civil
Ciclofaixas
A ciclofaixa foi implantada do lado esquerdo para evitar o conflito entre bicicleta e ônibus. Se a ciclofaixa ficar do lado direito, vai atrapalhar as paradas de ônibus, e isso sim vai ser um problemão. Vai ter ciclista atropelando passageiros que descem dos ônibus e ônibus atropelando ciclistas.
José Olavo Rodrigues
Viaduto
Isaac Newton, tão conhecido por alguns, continua esquecido por certos engenheiros, que desconhecem a lei da física segundo a qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. No bairro Cajuru, o viaduto por onde passa a linha do biarticulado Centenário-Campo Comprido é um péssimo exemplo da falta de informação da pessoa responsável pela obra. Não quero ver e nem estar dentro quando dois ônibus tentarem ocupar o mesmo espaço.
Evelise C. Guimarães
Árvores
Algo errado está acontecendo com os órgãos de proteção, fiscalização e regulação ambiental no Paraná e em Curitiba. Basta ver a quantidade de araucárias sendo sacrificadas em vários empreendimentos imobiliários. As que não são cortadas para a obra morrem logo após o "habite-se", talvez acometidas por uma doença misteriosa; ou, quem sabe, estejam se suicidando por verem as áreas verdes da cidade sendo transformadas em concreto.
Rosilene Baggio
Parque São Lourenço
Lastimável a situação do Parque São Lourenço em Curitiba. Sujeira, o trabalho de desassoreamento nunca termina, falta de organização, muito dinheiro público gasto sem retorno. Alguém pensou em resolver o problema do lixo, esgoto e areia que chegam ao lago do parque? Quantas vezes ainda vamos ter de suportar tanto descaso com o cidadão curitibano?
Maria Alice Alexandre
Litoral
Em Guaratuba, no calçadão entre as praias do Cristo e Central, foram instaladas novas barracas comprometendo a circulação normal de pedestres. Há locais em que o pedestre tem de circular entre parte da avenida e o meio-fio.
Wilson dos Santos
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.