Após ler a matéria "Caixa cobra amortização antes da hora e não abate do saldo" (Gazeta, 16/10) fui ver meus comprovantes de pagamento e percebi que também fui vítima desse procedimento. Fiz o financiamento do meu apartamento durante a fase de construção e em todos os meses paguei os juros e uma parcela do "amortização", totalizando um pouco mais de R$ 600, que não foram abatidos do meu saldo devedor.
Luciellen d'Avila Giacomel Kobachuk
Taxa de amortização 2
Não é somente a taxa de amortização ilegal cobrada pelos bancos em financiamento habitacional. A cobrança do "contrato particular com força de escritura pública" é maior do que aquela paga em cartório e não há sequer a possibilidade de escolha por essa. Sem falar da taxa de cadastro e a venda casada de seguros e outros produtos.
Angelo Volpi Neto
Exigêncais da Fifa 1
Imagine se os Estados Unidos, Alemanha ou França afrontariam a Constituição para acomodar uma entidade menor como a Fifa. Será que a Fifa acredita realmente que suas leis dever ter precedência sobre a Constituição do Brasil? É o fim! Causa maior espanto ainda certos representantes do povo acharem que não existe conflito.
Marcus Lourenco
Exigências da Fifa 2
Ninguém, ou nenhuma entidade, pode chegar a um país e dizer o que ele tem de fazer ou não. A Fifa já está mandando muito em nosso país e agora quer impor leis, tais como meia-entrada para crianças e idosos. Entendo que a Fifa, agindo assim, está se intrometendo na soberania do nosso país.
França Costa
Multa
É impressionante como muitos motoristas curitibanos são irresponsáveis, mal-educados e se acham os melhores motoristas do mundo. Não dá para aceitar um motorista comemorando que não pode levar multa quando comete irregularidade no trânsito. Isso é reflexo da falta de educação, da falta de preparo para dirigir e total falta de respeito ao próximo. A cidade está um caos no trânsito: é motorista no celular, furando sinal, estacionando irregularmente, não sinalizando, andando com excesso de velocidade. Tudo isso fruto da irresponsabilidade de uma decisão jurídica que impede a Urbs de multar, que não considerou o fato de tornar o trânsito da cidade inseguro.
Paulo Estevam Gonçalves
Diários Secretos 1
Parabéns aos jornalistas, à Gazeta do Povo e à RPCTV, pelo merecido prêmio Global Shining Light Award 2011! É muita honra para nós paranaenses. A série "Diários Secretos" mostra o que realmente aconteceu e acontece nos órgãos públicos. As denúncias não devem cair no esquecimento.
Mauro Majczak
Diários Secretos 2
Parabéns à equipe de jornalistas e à Gazeta do Povo pelo prêmio Global Shining Light Award 2011. Agora quero saber quando as instituições do Paraná vão repor o dinheiro roubado do bolso do contribuinte paranaense.
Luiz C. Segantini
Aeroportos mais eficiente
Quando a direção dos aeroportos passar a nos tratar como consumidores de fato e atender os usuários da melhor maneira possível, os resultados positivos virão. Devem dar instruções adequadas aos funcionários para obtermos um serviço de qualidade. Não perdendo de vista os eventos esportivos futuros que terão como sede o nosso país, é preciso trabalhar com eficiência.
Jullianny Lima dos Reis
Jornada dupla dos bikers
É decepcionante ver que, dentro das políticas de contenção da emissão de gases, Curitiba e outras cidades não priorizam as ciclovias como meio de locomoção para qualquer atividade. O meio mais rápido e eficaz de fazê-lo seria demarcar ciclofaixas nas principais vias e investir em grandes campanhas publicitárias que incentivem a população a usar as bicicletas.
Ane Elizabeth Gonçalves
Tevê Educativa
Li na coluna do Reinaldo Bessa (Gazeta, 14/10) que a TV Educativa do Paraná teria interrompido a transmissão do discurso da presidente Dilma, durante a sua passagem por Curitiba para lançamento do metrô e que a transmissão continuou normalmente quando o prefeito de Curitiba e o governador do Paraná falaram. Ora, que absurdo! Quando vamos evoluir? Quando os políticos novos, que nos prometem renovação, irão se livrar da velhas práticas abomináveis? Troca-se o governador e as práticas continuam as mesmas.
Paulo Lugli, economista
Acupuntura
Parabéns pela matéria "A Medicina Tradicional Chinesa vai além dos olhos e da razão" (Gazeta, Viver Bem, 16/10). Já fiz tratamento com acupuntura e foi maravilhoso. Também faço yoga, massagens e procuro ter uma alimentação o mais saudável possível.
Maria Madalena Vazan
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.