Mídias sociais

Táxis 1

"Não há donos de loja dos mais variados tipos que lucram sem trabalhar? Não estão gerando empregos? Então, qual o problema?"

Eduardo Marcel Lazzarotto, via Facebook, sobre os proprietários de licenças de táxis que não trabalham como taxistas.

Táxis 2

"Está errado quem mantém 30 carros e tem grana o suficiente para fazer lobby para aumentar o valor da tarifa e barrar a liberação de novas placas para a cidade."

Leonardo David, via Facebook.

Ensino domiciliar

"O Brasil não libera [o homeschooling] porque não é de seu interesse que as pessoas tenham uma educação de qualidade, que possuam senso crítico e pensem com a própria cabeça..."

Gibah Ribas Dangui Jr., via Facebook, a respeito do editorial sobre o ensino domiciliar, ou homeschooling (Gazeta, 4/3).

Réveillon Fora de Época

"O que eu percebo é que as pessoas estão regredindo; não vou me admirar se daqui a alguns dias começarem a aparecer antropófagos na cidade."

Eduardo Biagi Silos, via Facebook, criticando a confusão no Réveillon Fora de Época de Curitiba.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

Isso que está acontecendo com os "sabugos" é um absurdo, pois são eles que amanhecem dirigindo, deixam suas famílias em casa, correm o risco de ser assaltados e ainda têm de pagar as diárias para os donos das licenças, que às vezes não sabem nem ligar o taxímetro. Os taxistas de verdade estão sendo explorados e a Urbs precisa tomar uma atitude, entregando as licenças para quem realmente trabalha.

Carla Priscila Andrade

Publicidade

Táxis 2

Muitos permissionários nunca sentaram atrás do volante de um táxi para realizar uma corrida e cobram diárias altíssimas de seus colaboradores. São esses colaboradores os verdadeiros taxistas de Curitiba.

Joana Kollaritsch

Táxis 3

A culpa pela "máfia" dos táxis em Curitiba é da própria prefeitura. Ao facilitar a obtenção de licenças para novos taxistas, esse problema desapareceria e ainda diminuiria a pressão sobre o preço da tarifa. Com o rigor da Lei Seca, a dificuldade para se conseguir um táxi na cidade tem se agravado. E na Copa, como vai ser? Qual o problema em termos mais táxis em Curitiba?

Publicidade

Maurício Davi Werner

Lula

Era só o que faltava: o senhor Lula se comparar a Lincoln! Talvez ele tenha assistido ao filme e ficou empolgado com a parte em que o presidente americano teve de "comprar" o voto de 16 parlamentares. Apenas esse fato aproxima Lula de Lincoln. Qualquer outra semelhança parece ser mero devaneio.

Paulo Lugli, economista

Mitologia petista

Publicidade

Excelente o editorial "Mitologia petista" (Gazeta 2/3), abordando o comportamento do PT de renegar as conquistas dos governos que o antecederam. O PT levou muita sorte em não ter tido sucesso nas eleições que disputou antes de 1991. Sem o Plano Real, governaria no máximo quatro anos.

João Candido de Oliveira Neto

Réveillon Fora de Época

Muito bonita a festa do Réveillon Fora de Época (Gazeta, 2/3): o som das garrafas quebrando, sirenes, disparos, espancamentos, os carros invadindo calçadas e entrando na contramão. Como na festa do pré-carnaval, o destaque ficou com o bloco da Tropa de Choque. Só não entendi como foi feita a distinção entre os frequentadores habituais do Largo da Ordem e participantes da festa. Será que os grupos estavam uniformizados?

Theo Szczepanski

Publicidade

Quadra Cultural

Sou a favor de qualquer manifestação cultural, mas contra qualquer tipo de afronta a direitos legítimos. Se a montagem e desmontagem das estruturas da Quadra ferem o direito de descansar dos moradores, o evento deve ser transferido. Transferir a Quadra garantirá que os frequentadores tenham seu direito ao lazer assegurado, assim como o direito ao descanso dos moradores.

Caroline Costa

Acidentes de trânsito

Sobre o grande número de mortes no trânsito (Gazeta, 4/3), vejo falta de fiscalização em Curitiba. Estudos demonstram que campanhas educativas desacompanhadas de punições imediatas são inócuas. Por curiosidade, em viagem a Portugal questionei um guarda de trânsito sobre os procedimentos lá adotados e ele destacou o mais importante: punição imediata, com pagamento da multa no ato da autuação.

Publicidade

Eduardo Sabedotti Breda

Ponte de Guaratuba 1

Acredito que, se a população de Guaratuba e Matinhos for consultada, provavelmente será contra a ponte em Guaratuba. Com a obra, nosso Litoral só terá acelerado o processo de ocupação desordenada de áreas que deveriam ser preservadas, principalmente as encostas de morros. A melhor maneira de cuidar da Baía de Guaratuba é deixar como está.

Rubens Gluck

Ponte de Guaratuba 2

Publicidade

Fico muito admirada com a opinião contrária de alguns leitores a respeito da construção da ponte. Acho que nunca passaram pela experiência de ficar quatro horas na fila, debaixo de um sol de quase 40°C. Quanto aos veículos, hoje eles já transitam pelo centro de todos os balneários, inclusive caminhões de grande porte.

Eliana Terezinha Sdroeiwski

Aeroporto Afonso Pena

Achei injusta a afirmação de que somente com o voo da American Airlines o Aeroporto Afonso Pena fará jus ao nome de internacional (Gazeta, 2/3). Nosso aeroporto possui um terminal de cargas que recebe semanalmente dois voos de Frankfurt, dois de Luxemburgo e mais uns cinco de Miami e Amsterdã.

Leandro Luiz Pilch

Publicidade

Meia-entrada

A limitação da meia-entrada (Gazeta, 4/3) é fundamental para os produtores de shows e teatro e poderá baratear os ingressos. Além disso, garantir por lei a limitação da meia-entrada não impede o empresário de aumentar a oferta de acordo com a sua conveniência. Hoje a cultura é o único setor da economia em que o desconto não é estratégia do empresário, mas imposição do Estado.

Mauricio Broggiato

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade