Fico triste em ver tantas pessoas sem poder ser atendidas por causa da falta de táxis. Nos fins de semana, quando devolvo o carro às 6 da manhã, ainda há muita gente esperando por um táxi. A Copa do Mundo está chegando e vamos passar vergonha por causa da falta de táxis? Espero que a administração municipal olhe para essa causa, que considero justa, e libere todas as concessões para quem participou da licitação e está com a documentação em dia. Nós, taxistas, só queremos isso: trabalhar.
Ricardo Razente, taxista
Táxis 2
A licitação dos táxis demorou tanto tempo para sair e quando os verdadeiros taxistas, que sempre estiveram trabalhando, faça chuva ou sol, pagando diárias absurdas, participaram do edital e estavam aptos a ter seu próprio táxi, sai uma liminar suspendendo o processo. Isso é chororô de quem perdeu por falha própria, por falta ou falha na documentação, e que nunca ralou na madrugada e nem sequer sabe ligar o taxímetro. E nós, que há anos sofremos com diárias absurdas, vemos mais distante o sonho de ser proprietário.
Maison Ricard
Hospital de Clínicas
Muito difícil entender nossos governantes e magistrados. Para atender integrantes do mensalão e para as obras da Copa existem alternativas e verbas sem fim. Para o HC existe a possibilidade de fechar. Que vergonha!
Domingos Ribeiro
Marco Civil
As questões espinhosas que envolvem o Marco Civil da Internet (Gazeta, 26/3) deveriam ser discutidas com maior profundidade, clareza e respeito. Caso contrário, a internet, que hoje tem um papel fundamental em estreitar laços entre as pessoas e de semear o conhecimento, acabará se transformando num poderoso mecanismo de espionagem e interesses escusos. Num pior cenário poderá se transformar numa plataforma de manipulação, doutrinação e vigilância em favor de regimes opressores e totalitários.
Antonio Sérgio Neves de Azevedo, estudante de Direito
Regiões curitibanas
O argumento da matéria "Soho não é palavrão" (Gazeta, 25/3) é de que os "sohos" oxigenam a vida nos bairros e, inclusive, reduzem a violência. Nesta linha, então, por que o Cabral? Pinheirinho, Sítio Cercado não deveriam ser prioridades? São polos gastronômicos e culturais também. Cada um deveria fazer o papel que lhe cabe e um jornal promovendo política urbana acaba cometendo equívocos.
Ana Caldas, pedagoga
Enedina Marques
Como pesquisadora da emigração e história de mulheres, fico satisfeita com a intenção de se homenagear a pioneira engenheira negra Enedina Marques. Certamente ela poderá ser homenageada de várias formas, através de muitas instituições culturais. Apenas uma objeção: não acho justo retirar o nome do valoroso engenheiro, também negro, Teixeira Soares para colocar o dela. Ambos merecem uma justa homenagem.
Zélia Maria Nascimento Sell
Viaduto estaiado
O viaduto estaiado é muito importante para Curitiba, tão importante quanto as pessoas que vivem nele. Um empreendimento desse porte merece um nome muito especial, voltado à valorização do ser humano. Por isso, sugiro que o nome do viaduto seja o da primeira pessoa que não tiver casa e que tenha o local como sua morada.
Edson James Rasera
Combustíveis
Não há problema em aumentar os preços dos combustíveis (Gazeta, 26/3). O grande problema disso é ter má fé e usar o aumento em benefício de malfeitos, para dar refinarias para a Venezuela, poder assumir calotes e não protestar. Por que em outros países da América do Sul o combustível é mais barato, sendo que quem vende a eles, em boa parte, é a própria Petrobras?
Luciano Atamanzuck
Economia
Olha só o mico: a Standard & Poor's rebaixou a nota do Brasil de BBB para BBB- (Gazeta, 25/3). De nada valeu toda a encenação da equipe econômica brasileira para agradar à turma da agência, que não se deixou levar pelo teatro que o governo está acostumado a fazer. Que sucessão de más notícias! Pobre Brasil, está sendo destruído pelas saúvas!
Izabel Avallone, São Paulo SP
Comissão da Verdade
Que os historiadores imparciais e não os ideólogos contem a verdadeira história. A Comissão da Verdade só quer ver um lado da história e não admite contestação. Mas democracias só existem quando há contestação. Também houve civis e militares assassinados covardemente por irmãos treinados na União Soviética, China e Cuba, na ideologia comunista não aceita pelo povo brasileiro e pelas leis da época.
Germano Hops, militar reformado, Ponta Grossa PR
Crimeia
Muito se fala da legalidade, mais propriamente da falta dela, das ações tomadas pela Crimeia e sua incorporação pela Rússia. Interessante que se esqueceram do fator determinante que culminou no recente surto secessionista, um verdadeiro coup d'état travestido de legalidade que depôs um presidente democraticamente eleito, um presidente por quem não só os crimeanos, mas também os habitantes do leste ucraniano se sentiam representados.
Maurício Parisotto
Petrobras 1
Dilma é cópia certificada do seu mestre Lula. Até na hora do aperto, como ele fazia, ela veio com a declaração de que desconhecia as cláusulas contratuais que regiam a compra da refinaria de Pasadena. Dilma não se contentou em imitá-lo ao dizer que desconhecia as cláusulas contratuais, mas procurou jogar a culpa em cima de outros. Que vergonha, senhora presidente!
Geraldo Buss
Petrobras 2
Creio que o problema da presidente é a falta de habilidade política e técnica. Acabamos de comprovar seu despreparo e total inabilidade com a condução da compra da refinaria de Pasadena, o que jogou por terra sua fama de gerentona austera e experiente. Cara feia e falar mais alto só impõem medo e desagrado, não confiança e respeito, muito menos traz bons resultados para o país.
Myrian Macedo, São Paulo SP
Petrobras 3
Premiada tecnologia de ponta em águas profundas que serviu de exemplo às outras empresas multinacionais do petróleo com vários quadros profissionais de excelência, hoje enxovalhada e saqueada por um bando de facínoras. Essa é a Petrobras, majestosa empresa que tanto orgulho nos deu. A origem dos salteadores? Em grande maioria, ex-sindicalistas que hipocritamente traíram seus "cumpanheros" de classe com malévolas ações.
Carlos Eduardo de Oliveira Bastos
Petrobras 4
Cada vez que estoura mais um escândalo cabeludo reaparece a figura "lulúscula" na mídia nacional. Mas, se o mensalão não arranhou a imagem petista, não serão esses milhõezinhos aí, desse negócio pífio em que a Petrobras se enfiou, que vão arranhar.
A ignorância da maioria do eleitorado brasileiro é muito maior que o montante de dinheiro que sumiu pelo ralo com o negócio. Enquanto perdurarem as bolsas distribuídas pelo lulismo, a governança continuará garantida.
José Carlos Weil
Copa do Mundo 1
Feriado em Curitiba nos dias de jogo (Gazeta, 24/3)? Tremenda vergonha! Justo nos dias de maior movimento de turistas na cidade, comércio fechado? Uma patuscada dessas só cabe na cabeça de nossos inconsequentes vereadores.
Jorge Derviche Filho
Copa do Mundo 2
A Copa vai movimentar a economia de Curitiba. Por mais que existam críticas em relação aos gostos populares, a maioria dos brasileiros ainda é de pessoas que gostam de futebol e de tudo que vem agregado a ele. Por isso os setores de restaurantes, bebidas e as lojas que vendem televisores provavelmente terão grandes benefícios por causa da Copa. Tenho também boas expectativas para as empresas hoteleiras e de viagens com a quantidade de turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.
Josimar Flores
Uenp
O que está acontecendo na Uenp é uma vergonha. O decreto dos professores Cres, que era para ser assinado em fevereiro, ainda não foi publicado e a cada dia o governo fala que "vai publicar amanhã". Enquanto as outras universidades peitaram o estado e chamaram os seus respectivos professores Cres, a Uenp está na dependência desse decreto e os alunos estão há 45 dias sem aula!
Larissa Meyer de Figueiredo
Precatórios
O governo congela no tempo os precatórios (Gazeta, 22/3) existentes, inclusive o meu, de 2001; só que o tempo de vida não congela. Deveria ocorrer o pagamento para idosos de forma urgente, pois a vida passa rápido, mas o governo estadual não pensa na brevidade da vida.
Dionisio Francisco Grabowski
Registro de veículos
Interessante a notícia sobre a mudança no registro de veículos (Gazeta, 26/3), mas faltou explorar bem qual o motivo do rompimento. O Ministério Público interferiu por quê? Afinal, o que se está querendo proteger? Qual será o custo disso? Agora vão compensar todos os benefícios fiscais concedidos para as empresas, tomando o dinheiro do cidadão. Arrecadação se faz com impostos e não com taxas.
Luiz Malinowski
Bicicletas
A onda de ciclismo é bem-vinda, mas é preciso educar os novos praticantes. No domingo, estava dirigindo pela Avenida Fredolin Wolf, que sofreu uma grande reforma, incluindo uma ciclovia; um casal, todo paramentado, pedalava pelo meio da avenida e não pela ciclovia, lugar feito especialmente para as bicicletas. Como havia um carro mal estacionado (também irregularmente), o casal precisou desviar, quase ocasionado um atropelamento. De quem seria a culpa? Minha, que vinha regularmente dirigindo em minha faixa, ou dos ciclistas que estavam onde não deveriam?
Mauro Ressetti
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.