Todos sabem manipular a percepção subjetiva, nesse caso do atual prefeito de Curitiba a imagem dele foi reforçada com a liminar da Justiça que o proíbe de fazer divulgação por meio de telemarketing (Gazeta, 9/12). Ele quer ser notado e explora os pontos de sua referência. A oposição fica na defensiva e no prejuízo, pois qualquer ação atende aos objetivos do prefeito. Cabe ao eleitor fazer juízo das ações não entrando na subjetividade, já que marketing político é exploração da superficialidade popular. O objetivo é o voto.

CARREGANDO :)

Alvaro Pereira de Souza

Telemarketing de Ducci 2

Publicidade

Se ainda restava alguma dúvida de em quem votar, depois das ligações do prefeito, eu tenho certeza de que ele não receberá meu voto. Ninguém deve votar em políticos que se utilizam da máquina pública e do dinheiro público para promoção pessoal.

Antonio Carlos Wanderley

Terceirização 1

As recentes manifestações, através de ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná, nada mais são do que uma frustração e indignação da população com um parlamento que não cumpre seu principal papel, que é representar a vontade da população. Há décadas a população do Paraná sofre com um Legislativo submisso às vontades do Executivo, tornando o estado numa ditadura revestida de democracia. Não se trata de defesa de condutas anárquicas, mas uma coisa é certa: o voto não está resolvendo.

Gilson Vaciski Barbosa

Publicidade

Terceirização 2

O correto seria haver audiência pública. É preciso que os deputados tenham mais respeito com os servidores públicos e com o povo. Este projeto de lei é imoral e desrespeitoso.

Marcos Rocha

Publicidade da Assembleia

Publicidade zero! Os contratos de publicidade na área pública têm servido quase sempre para benefício dos políticos e geram corrupção. Além de colaborarem para a perpetuação das famílias políticas no poder e a desigualdade na disputa de cargos, porque os novos candidatos não têm sua propaganda paga pelo contribuinte.

Publicidade

Luiz Sergio Nicz

Mulheres na política

Não votei na presidente Dilma, apesar da sua condição e do seu passado de mulher de luta. Entendia que lhe seria impossível presidir o país sem as alianças espúrias, tão próprias dos que militam na política. Será que algum dia teremos a possibilidade de afastar certas influências perniciosas da cena brasileira? Fico feliz porque duas baianas deram magníficos exemplos de dignidade e firmeza nos últimos dias.

Consuelo Pondé de Sena

Ficha Limpa 1

Publicidade

Se o STF é a última chance de o brasileiro ver a justiça prevalecer acima dos interesses de alguns políticos que, sem nenhum escrúpulo, assaltam literalmente as nossas vidas. Adiar a apreciação da lei da Ficha Limpa está deixando transparecer que quem tem rabo de palha não passa perto de fogo.

Paulo Licursi, Ibipor㠖 PR

Ficha Limpa 2

Que me desculpem os senhores ministros do STF, mas tenho a impressão de que mais uma vez estão enrolando, para livrar todos os implicados na Lei e facilitar para que esses corruptos voltem a ser candidatos nas próximas eleições.

Reinaldo Pereira

Publicidade

Ficha Limpa 3

O adiamento do julgamento da Lei da Ficha Limpa dá a impressão de que não estão com a intenção de resolver essa situação.

Luiz Artur Gapski Pereira, Guarapuava – PR

O livro de Ossy 1

Leitora assídua da Gazeta do Povo, sempre acompanho as crônicas de José Carlos Fernandes, por retratarem histórias lindíssimas sobre personagens do nosso cotidiano. Não pude deixar de me emocionar e me encantar com a crônica desta semana, em que ele descreve lindamente a história de Ossy, ainda mais nesses tempos difíceis, em que o ser humano está mais preocupado em ganhar dinheiro e se esquece de como ainda temos coisas lindas. Podemos nos emocionar com singelos atos e gestos de carinho.

Publicidade

Célia Nardin

O livro de Ossy 2

José Carlos Fernandes, como sempre nos brindando e surpreendendo a cada sexta-feira, com sua prosa autêntica. Sinto como se estivéssemos na sala da minha casa batendo um papo!

Mariliz F. Schausteck

Bicicletas

Publicidade

É interessante o notório incentivo que estão fazendo em prol do uso de bicicletas. De acordo com os defensores do uso das bicicletas no dia a dia, parece somente existir pontos positivos, no entanto é necessário criar uma estrutura de fluidez e de segurança para o uso das bicicletas que não deverão circular no meio do tráfego normal de carros. Hoje, com poucas bicicletas circulando já vemos várias barbaridades sendo cometidas! Passear de bicicleta num parque ou com batedores é uma coisa, ir e vir, ou trabalhar com bicicleta é outra.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Códig o Florestal

Tive oportunidade de ler o projeto que está sendo votado e ficou claro que quem desmatou irregularmente a partir de 2008 terá de reflorestar e quem desmatou antes disso terá de prestar outros serviços ambientais e até plantar a reserva legal. Portanto haverá plantio e não desmatamento.

Gilmar Roseto

Publicidade

Acidentes de trânsito

Para diminuir o número de acidentes de trânsito, é necessário fiscalização dos caminhoneiros que não estão nem aí com os veículos pequenos na estrada , sem dizer que suas manutenções são precárias. Também é preciso fiscalizar os motoristas que bebem e pegam as estradas sem pensar que podem ocasionar acidentes.

Donzilia Machado Espíndola, Fazenda Rio Grande – PR

Cigarro

Deixo um testemunho. Minha mãe hoje com 83 anos e bem vividos felizmente foi fumante até o dia 1 de novembro de 2011. Desde dia então ela conseguiu largar o cigarro. Ela está feliz e confiante. Imaginem que ela começou a fumar quando tinha 25 anos. Estamos orgulhosos.

Publicidade

Christianne Lunardelli Salomon

Bosque

A luta dos ambientalistas pela preservação do Bosque de Londrina não é motivo para a cidade não se desenvolver. Pelo contrário. Quem entende de desenvolvimento sustentável sabe que o primordial para toda a cidade é conciliar o progresso com a proteção dos recursos naturais. Poucas cidades no Brasil podem se dar ao luxo de possuir em seu "miolo" um remanescente da antiga floresta que havia aqui na época da colonização.

José Carlos Farina, advogado,

Rolândia – PR

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade