Apesar de sermos a entidade de classe que representa os agentes responsáveis pelas vendas dos planos ao consumidor final, somos os primeiros a alertar sobre a má prestação de serviço e o descaso no atendimento ao consumidor. Temos constantemente mostrado os lucros do setor e as falhas em investimentos por parte das operadoras, principalmente na qualidade de sinal, erros em faturas e demora no atendimento, cada vez mais evidentes e danosos ao consumidor.
Luis André Hummel, presidente da Abratelecom
Participação política
A respeito do editorial sobre a falta de participação política (Gazeta, 3/2), cabe lembrar que talvez um dos grandes motivos que afastam as pessoas comprometidas com a ética de participarem da política partidária é a forma como a imprensa trata o assunto, fazendo parecer que só existem políticos corruptos. O segundo maior motivo seria a não mais identificação do cidadão com os partidos, que não apresentam ideologias claras ou realmente aplicadas.
Arthur Wistuba
Congresso 1
Henrique Eduardo Alves foi eleito presidente da Câmara dos Deputados por 271 votos. Minha pergunta é: será que ele vai levar aquele bode que toma conta da sua empresa fantasma para dentro de seu gabinete para assessorá-lo? Precisamos ficar de olho, senão é capaz de o bode ser incluído na folha de pagamento da Casa! Brasil, a terra da pouca vergonha oficializada!
Mara Montezuma Assaf
Congresso 2
A eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado só comprova que, para os políticos brasileiros, do povo só interessa o voto que lhes assegura emprego com remuneração polpuda, por poucas horas de trabalho semanal. Os eleitores certamente lamentam a posição covarde e oportunista desse grupo que se intitula de oposição. Está na hora de respondermos nas urnas!
Reginaldo Werneck Lopes, professor universitário aposentado
Lino Oviedo
Ao contrário de muitos políticos de seu país que acreditam que o Paraguai deve impor as mais descabidas exigências ao Brasil por causa de Itaipu, Lino Oviedo (Gazeta, 4/2) acreditava que o Paraguai deveria promover seu desenvolvimento utilizando a totalidade da sua parcela de energia daquela usina. Defendia ferrenhamente ampliar as parcerias com o nosso país, sendo acusado por isso de "brasilinista". Inteligente e carismático, é um amigo que o Brasil perde.
Marcos Lefevre
Escravidão
Brilhante o texto do professor Ricardo Costa sobre a relação da Igreja Católica e a escravidão (Gazeta, 3/2). Infelizmente, certas pessoas ou grupos têm a péssima mania de apropriar-se do passado para articulá-lo conforme sua ideologia. Pobres dos que compram esse peixe.
Márcio Mesquita, Matinhos PR
Aumento da gasolina
O governo aumentou os combustíveis em 6,6% nas refinarias e os postos reajustaram a gasolina e o diesel nas bombas. Mas o que ocorreu com o álcool, que acompanhou o aumento? Isso é manipulação de preço debaixo do nariz da população. Quem explica esse desrespeito ao consumidor?
Marcio Machado, engenheiro de segurança
Pichações
Quanto à atitude dos voluntários envolvidos na recuperação de fachadas no Centro de Curitiba (Gazeta, 4/2) não há o que dizer, só aplaudir. Porém, gostaria de saber das autoridades o que elas pretendem fazer efetivamente para coibir essa prática nociva à cidade e aos contribuintes. Ligar para o 190 ou 158 para denunciar? Mas como? Será que terei de ficar acordado a noite toda para poder flagrar os pichadores?
Claudio Luiz Espin
Matsubara
A Federação Paranaense de Futebol tem grande culpa pela decadência do futebol do interior do Paraná, como aconteceu com o time do Matsubara (Gazeta, 3/2). No Campeonato Paranaense, os clubes do interior são meros coadjuvantes. A falta de incentivo e os valores das taxas cobradas pela FPF dificultam a montagem de times. E sem falar que o campeonato dura apenas três meses, fazendo com que no restante do ano os clubes simplesmente parem.
João Carlos Cassoli, Toledo PR
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.