Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Toque de recolher

É válido esse toque de recolher para crianças e adolescentes após as 22 h nas cidades do interior (Gazeta, 22/4). Todos os municípios deveriam tomar essa atitude. Isso só vai ajudar a proteger nossos filhos. 22 h é hora de criança estar dentro de casa e não na rua. Deixar uma criança na rua à noite à mercê da criminalidade é crime. É preciso responsabilizar os pais que deixam os filhos nas ruas.

Marlene Pereira Ozório

* * * *

Código Florestal

A reportagem sobre o Código Florestal (Gazeta, 20/4) funcionou como um resumo muito bem feito dos principais pontos polêmicos do substitutivo. Muito me preocupa a ideia que está sendo passada da dicotomia entre os chamados "ambientalistas" e os "produtores". Analisando a discussão das mudanças do Código, tive a oportunidade de ter um contato mais próximo com ideais de produção no campo, em especial de pequenos agricultores, e estratégias de conservação. Ambas as situações não são em absoluto contrárias, e sim convergentes. Os serviços ambientais, garantidos pela Reserva Legal, e o cuidado com o solo, ditados pela Área de Preservação Permanente, são fundamentais para a eficiência da produção de qualquer tipo de propriedade rural.

Bhianca De Gennaro Blanco, estudante de Biologia e integrante do grupo EcoBerrantes

Falta de logística 1

Este, infelizmente, é o país "deitado eternamente em berço esplêndido". Ferrovias não funcionam, portos não funcionam, enquanto isso, nossa produção vai sacolejando em cima de carretas e bitrens, com motoristas que ficam 18 horas por dia ao volante, por nossas estradas esburacadas e pedagiadas! E os acidentes com mortes aumentam a cada dia!

Marcos Fernando Dauner

Falta de logística 2

O gargalo na econômia está na falta de investimento em estradas, aeroportos, portos e ferrovias. Se isso não ocorrer, como escoaremos a nossa produção? Como aumentaremos a nossa competitividade no mercado internacional?

Pedro Baptista

Cuba

Fidel Castro renunciou formalmente à chefia suprema do Partido Comunista Cubano (PCC) e conclamou a juventude cubana a "cons­­truir o socialismo". Vai demorar um pouco, talvez ultrapasse o tempo gasto para construir as muralhas da China e as pirâmides do Egito.

Humberto de Luna Freire Filho

Direitos humanos

Dilma reafirma que a defesa dos direitos humanos será feita sem concessões. Ótimo. Que tal começar fazendo a lição de casa, haja vista a impunidade de notórios criminosos, corruptos do dinheiro público desviado da saúde, segurança e educação, liberdade a assassinos cruéis, trabalho escravo em obras do PAC, isso para não esquecer os desmandos financeiros contra os aposentados, dos que têm direito a precatórios entre tantas outras violações.

Luiz Nusbaum, médico

Copa 1

Depois do entusiasmo inicial, incentivado pelos adeptos oficiais do "pão e circo", a sociedade começa a se dar conta do "mico" que é patrocinar uma Copa do mundo. Fica exposta nossa indigência de infraestrutura e o risco cada vez mais próximo de que o poder público injete milhões em estádios, muitos deles particulares, que se transformarão em elefantes brancos, dinheiro este que poderia ser empregado na melhoria dos serviços básicos ao cidadão.

Alvaro José Junqueira Nunes

Copa 2

Todos nós contribuintes já sabemos que todas as obras relacionadas à Copa de 2014 serão inflacionadas e superfaturadas e que pagaremos a conta no final. Lamentável a corrupção brasileira onde há o Estado presente.

Roberto Cândido de Barros

Feira livre x cães

É incrível a noção de higiene que as pessoas não têm. Exemplo? É só ir a uma feira livre. De um lado, feirantes com seus hortifrutigranjeiros nos conformes que a vigilância sanitária exige para trabalhar e, de outro lado, senhoras, senhores ou crianças passeando com seus cães que se "esbaldam". Está na hora de "ver" que feira livre e cães circulando não combinam. Certo?

Elizadéa Souza

Gestão de parques

Para melhorar a gestão de parques no município, é necessário privatizar (Gazeta, 22/4). No Brasil só funciona a iniciativa privada, a pública está falida e corrompida.

Jarbas Yurasseck Junior

Agências reguladoras

A presidente Dilma deve ficar atenta se quiser mudar de fato a cara das agências reguladoras, visto que no governo de seu antecessor, elas viraram cabide de emprego e deixaram de fazer a sua função que tem como finalidade regular e fiscalizar as atividades dos mais diversos setores. O rol de empresas envolve quase a vida de um país. Há que se lembrar de que os setores sob a vigilância das agências reguladoras têm apresentado os piores serviços. Portanto não basta apenas mudar as moscas, para acomodar aliados, é preciso um choque de gestão, eficiência e competência e isso só será possível colocando-se pessoas que conheçam os setores e não tenham medo de agir.

Izabel Avallone

Inflação

Antigamente, toda vez que a inflação subia vinha conjuntamente com o descontrole nas contas públicas. A única diferença é que hoje fizeram do consumo o vilão para esconder o verdadeiro culpado. Não precisa ser economista para sentir o cheiro de engodo no ar. Quanto mais o governo gasta descontroladamente, mais precisa ir à praça pegar empréstimo e rolar a dívida pública. É só sair por aí e perguntar quem tem hoje dinheiro sobrando para gastar e a quantas anda a inadimplência nos cheques pré-datados. Não existe melhor termômetro para entender o engodo que querem impingir a população brasileira!

Beatriz Campos

Aposentadorias

É legítima a aposentadoria de ex-governadores, desde que sejam para aqueles que cumpriram o mandato de forma integral, não como é aplicada atualmente. Ex-governadores que estiveram no cargo poucos meses, como no caso de Orlando Pessuti e Mário Pereira, a recebem de forma integral.

Marcos Rocha

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.