• Carregando...

Mídias sociais

Tragédia em Santa Maria 1

"O que choca é pensar que em todo o Brasil, inclusive em Curitiba, existem casas noturnas que estão nas mesmíssimas condições dessa boate Kiss. Alguém sabe onde fica a saída de emergência desses lugares? Honestamente, espero que isso sirva para a reflexão e mudanças na consciência dos donos de casas noturnas em todo o nosso pais."

Patrícia Guillon, via Facebook, comentando o incêndio em casa noturna de Santa Maria que matou 231 jovens.

Tragédia em Santa Maria 2

"Choramos nesse momento, mas posteriormente queremos cadeia para todos os culpados. Que sirva de exemplo e que essas tragédias nunca mais se repitam."

Giovani Gulin, via Facebook.

Presos 1

"Tem de privatizar todo o sistema prisional. Gasta-se muito e as prisões e possibilidades de recuperação são deploráveis. Privatizando vamos conseguir mais dignidade e melhores resultados na ressocialização dos criminosos."

Órion Costa, via Facebook, comentando reportagem que mostra que um preso custa 80% a mais para o governo que um professor (Gazeta, 27/1).

Presos 2

"Essa medida gera certa insegurança, pois, mesmo que permita o monitoramento quanto à localização, a tornozeleira não impede que crimes e delitos sejam cometidos."

Danielle Cristina Arantes, criticando a compra de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Falar da comoção, do sofrimento, da dor e da profunda tristeza que essa tragédia provocou é falar do óbvio. Assim como é óbvio citar a enorme sucessão de erros que culminaram nessa tragédia. Mas o que jamais será óbvio é encontrar uma resposta justa e plausível para os corações destruídos de pais, mães, amigos e namorados desses jovens que se foram. O país inteiro chora os projetos desfeitos, os sonhos perdidos, os amores divididos, a alegria de viver daqueles jovens que se foram levados assim pelo vento, junto às cinzas de uma tragédia incurável.

Ricardo Altheia de Mello

Tragédia em Santa Maria 2

A tragédia em Santa Maria deixa algumas lições. Uma delas é que no Brasil a ganância está em primeiro lugar; a vida das pessoas tem pouco ou nenhum valor, exceto quando é para se tirar o lucro máximo de cada uma delas, mesmo que isso seja conseguido com a morte de mais de 200 pessoas. A palavra prevenção só está mesmo no dicionário e na mente de pessoas bem intencionadas.

Rosel Antonio Beraldo, Verê – PR

Tragédia em Santa Maria 3

No dia 31 de maio de 2003 três jovens foram brutalmente assassinados durante um show no Jockey Club de Curitiba, entre eles nossa filha Larissa, de 15 anos. No domingo, foram 233 vidas. E amanhã, quantas serão? E depois de amanhã? Enquanto os responsáveis conferem seus lucros e se escondem, nós enterramos nossos filhos e ficamos aqui, chorando. Até quando?

Mario Carlos Seletti e Maria Dolores Cervi Seletti

Partidos políticos

Não existe partido político no Brasil. O que existe é o Partido de Interesse Pessoal (PIP). O politiqueiro hoje pertence a um PIP, mas amanhã descobre que pode ganhar mais em outro PIP, e assim vai mudando de partido em partido. Se houvesse um partido político de verdade, que representasse uma doutrina filosófica de governo, aí, sim, eu me filiaria.

Vitor Baveski

Charge

Quero manifestar minha indignação com a charge em que Paixão iguala os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso (Gazeta, 26/1). É só verificar os fatos: Lula mete a colher no governo, dando palpites a torto e direito, enquanto FHC tem se portado com a mais completa discrição, fazendo declarações apenas em questões pungentes do partido e do país. Igualar os dois no desejo de retorno ao mando presidencial não corresponde à realidade e toma ares de ofensa à inteligência.

Eduardo Bettega

Presos

Essa constatação de que um preso custa 80% a mais para o governo do que um professor (Gazeta, 27/1) é um desafio ao governo no sentido de inverter a situação, pois sabe-se que a educação é o melhor caminho para obtenção de boa qualidade de vida.

João Carlos Ruiz, Jandaia do Sul – PR

Maus motoristas

A preocupação maior deveria ser salvar vidas e não discutir sobre dolo ou culpa. Motorista que dirige embriagado ou falando no telefone celular sabe que está cometendo uma infração; portanto, está assumindo, sim, o risco de provocar um acidente. Tem de punir com pena de prisão, porque só assim os motoristas vão tomar consciência do risco que suas atitudes mal pensadas provocam.

Igor Strasbach, advogado

Ciclofaixas

A prefeitura acordou em relação ao projeto de ciclofaixas (Gazeta, 25/1). Prejudicar milhares de motoristas para tentar agradar dezenas de ciclistas é mais uma bobagem. Gosto muito de andar de bicicleta, mas jamais no meio de carros, ônibus e caminhões. Existem muito poucas ruas em Curitiba largas o bastante para poder receber uma ciclofaixa.

Igor Dutra dos Santos

Novos hippies

Os jovens que moram em Matinhos aliando tecnologia e sustentabilidade (Gazeta, 26/1) mostram uma proposta que a terra anseia: baixo impacto ambiental e reutilização dos recursos. Esse tipo de vida é difícil de ser implantado nas grandes cidades, mas poderia servir de inspiração. Precisamos refletir onde estamos e qual o sentido de estarmos aqui.

Marcelo Stahlhoefer

Pioneiros

Parabéns à equipe esportiva da Gazeta do Povo pela reportagem "Os pioneiros" (Gazeta, 27/1). A matéria nos deu uma aula de história do futebol paranaense, numa reportagem agradável, que foi um deleite e uma viagem no tempo. Sei das dificuldades de se fazer futebol no interior, onde homens de boa vontade e paixão se unem para dar um pouco de alegria às suas cidades. Tomo a liberdade de sugerir uma pauta sobre o Clássico da Soja.

Wanderley Graeff, Toledo – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]