• Carregando...

Todas as catástrofes provocadas por chuvas que vêm ocorrendo em diversos lugares do Brasil poderiam ser evitadas se houvesse uma administração pública responsável. Não permitir habitações em áreas de risco, deslizamentos ou inundações. A prevenção poderá evitar muitas mortes e perdas materiais. Para isso seria necessário construir conjuntos habitacionais em lugares seguros e com toda infraestrutura necessária, oferecendo segurança, bem-estar e o cumprimento do dever público com os seus cidadãos.

Benone Augusto de Paiva

Tragédia no Rio 2

Estamos assistindo, atônitos, ao dia a dia de relatos e imagens chocantes. É o grito rebelde da natureza ferida, é o descalabro de homens e mulheres que mancham os valores preciosos da humanidade. Ouve-se a ladainha: "Deus está castigando os homens!". O bom Deus, claro, não está nem aí para essas coisas menores. Conferindo-nos, como fez, a autodeterminação, a culpa de todas essas mazelas é nossa mesmo. É hora, mais do que hora, de respeitar os limites da natureza e, em especial, de pôr em prática, de forma reiterada, os valores divinos da natureza humana.

Oswaldir Ehlke Scholz, artista plástico

Poupança e consumo

Cumprimento o jornalista Alexandre Nascimento pela reportagem acerca do consumo e poupança da classe C em comparação às classes A e B (Gazeta, 7/4). Apenas, humildemente, tenho a sugerir que o parâmetro de renda implícito à classificação seja apresentado, para, desse modo, a reflexão acerca do tema adquirir maior desdobramento com a compreensão da renda que implica o pertencimento, ou não, à determinada taxonomia de divisão da renda.

Felipe Miguel de Souza

Planejamento urbano 1

Há muito tempo o planejamento foi abandonado. A pressão do setor imobiliário corrompeu o planejamento. Permitir a inversão deste planejamento é responsabilidade do poder público. Temos de voltar ao planejamento antes que o caos urbano se instale de maneira irreversível.

Maugham Zaze

Planejamento urbano 2

Obras são realizadas diariamente em Curitiba, o problema está na qualidade dessas obras. A Linha Verde, por exemplo, valorizou os imóveis da região, deixou a via toda arborizada, tudo muito lindo. Porém só quem usa diariamente como eu sabe o transtorno que é o trânsito neste local pela manhã. Em um trajeto de cinco quilômetros, eu me deparo com 8 semáforos, triplicando o tempo para chegar ao trabalho. Já que a obra foi tão planejada, deveriam ter feito trincheiras.

Claudia Ramos

Ameaça na tevê

Este é o tipo de apresentador de televisão que não deveria ter espaço na tevê. É do tipo que deveria recriminar a violência, mas com atitudes como esta de ameaçar um jornalista no ar ele somente incentiva mais a violência (Gazeta, 8/4). Eu, se fosse o estudante, registraria uma queixa na delegacia local contra esse cidadão, somente para deixar registrado o que ele comentou.

A polícia não deveria mais permitir que ele acompanhasse as ações da policiais.

Celso Luís Lunkes

Pulseiras do sexo

Pela terceira vez a Gazeta do Povo divulgou reportagem sobre as ditas pulseirinhas do sexo, que deviam ser chamadas pulseirinhas da desgraça das crianças. Se as autoridades federais não tomarem providências rígidas e enérgicas, o amanhã será muito tarde e negro aos nossos filhos. Os vereadores de Londrina já tomaram as providências cabíveis. Proibiram e até mesmo o comércio foi atingido. E na nossa capital do estado será que nossos vereadores não leem jornais? As escolas num sentido geral também devem seguir exemplos, como é o caso do Centro Educacional Top Gun em São José dos Pinhais, que determinou a proibição das ditas pulseiras da desgraça.

Edison Bindi, militar da reserva

Demagogia

Será que a hipocrisia tem limites? Pelo visto, para a candidata Dilma a resposta é não. Demagogicamente visita o túmulo de Tancredo Neves, afirma que Lula realizou o sonho do ex-presidente, só faltando deixar rolar lágrimas de crocodilo. Esquece-se ou como de costume vai alegar que não sabia que na eleição de 1985, não só o PT, seu partido, absteve-se de votar no colégio eleitoral, como expulsou os deputados Aírton Soares, José Eudes e Beth Mendes, que votaram em Tancredo? Espero que o governador Aécio, os mineiros e os brasileiros não se esqueçam deste fato histórico e entendam quando Dilma se autorretrata ao falar em lobo em pele de cordeiro.

Luiz Nusbaum, médico

Licitação de ônibus

Meus parabéns pelo artigo de Lafaiete Neves (Gazeta, 7/4). Está claro que há um grupo muito forte no controle do transporte público em Curitiba. E este deixa de fora o objetivo que deveria ser atender as pessoas e a região metropolitana. Quando críticas são feitas ao que aí está, a nossa querida Urbs sempre tem uma boa desculpa. Obrigado Sr. Lafaiete por recuperar essa história.

Luiz Segantini

Diários secretos 1

Se o Ministério Público não denunciar as administrações de 20 anos para cá da Assembleia Legislativa, leia-se presidência, secretaria e demais cargos da Mesa Diretora, por roubo e formação de quadrilha, então vamos mobilizar o povo para fazê-lo. A Gazeta do Povo e RPC TV fizeram e estão fazendo sua parte, uma grande contribuição para a implantação de uma democracia limpa e saudável. E a resposta do povo será não reeleger nenhum deputado.

Arnaldo Macedo Caron

Diários secretos 2

Em função do que vem ocorrendo na Assembleia Legislativa do Paraná, temos de dizer não para todos os políticos do Paraná que estão envolvidos com as falcatruas na AL. Todo o dinheiro aplicado para favorecer parentes e amigos dos deputados poderia ter sido aplicado na melhoria de vida dos paranaenses, mas infelizmente foi desviado. Esses deputados devem ser banidos da AL.

Izaira Rodrigues de Andrade

Diários secretos 3

Quero parabenizar toda essa equipe que está trabalhando para informar o público sobre tudo o que acontece. Como no caso dos diários secretos da Assembleia Legislativa. Se não fosse pelos profissionais da imprensa trabalhando a fundo nesse assunto tão importante, o povo nunca tomaria conhecimento dessas irregularidades. Por isso o jornal Gazeta do Povo e a RPC TV estão de parabéns.

Sulimar Magno

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]