A lei que instituiu a equipe de transição do candidato eleito para o cargo de presidente da República e também criou em torno de 50 cargos em comissão dispõe, em seu Art 1.º, que ao candidato eleito para o cargo de presidente da República é facultado o direito de instituir equipe de transição. Ora, se Lula disse que Dilma Rousseff era a grande responsável pelos programas de governo, para que um gabinete de transição? Poderia ser essa a primeira lição de austeridade, seriedade e coerência da presidente eleita em não transformar uma faculdade da lei em benefício aos seus mais diretos colaboradores.

CARREGANDO :)

Wilson Leonardo Doris

Eleições

Publicidade

Difícil acreditar nesse futuro promissor do Brasil quando vemos o resultado das urnas, com artistas aposentados ou em final de carreira, ex-craques de futebol e especialmente um palhaço, que nada fez na vida além de palhaçadas, sendo eleitos com extraordinárias votações. Serão eles, juntamente com malandros profissionais que se travestem de políticos, que irão legislar e decidir o futuro do país.

Ronaldo Gomes Ferraz

Lei da Transparência

Acredito que durante um certo período, a Lei da Transparência pode ajudar a sanar o problema de desvio de dinheiro público, mas com o tempo acontecerá como tudo no Brasil: os corruptos conseguirão uma nova forma de passar a mão no dinheiro. Mesmo assim, acredito que o volume desviado será bem menos significativo.

Juliana Ribeiro da Silva

Publicidade

Defensoria Pública

O argumento de que não existe dinheiro para implementação da Defensoria Pública em nosso estado é plena demonstração de que nossos políticos desconhecem a amplitude da medida, em termos de cidadania. É inadmissível que a classe política do Paraná continue pensando e impondo seus interesses. Infelizmente, o povo que necessita do órgão não tem lobby nem mídia nem campanha a defender seus interesses. Sucessivas administrações têm solenemente ignorado tal problema, vergonhoso e deplorável.

Flávio Vilmar da Silva, advogado

Turismo em cemitérios

É de mau gosto a ideia de promover turismo em cemitérios (Gazeta, 02/11). Lá é lugar de oração, lembrança dos que se foram e reflexão. Outros países o adotam, mas são outro países. Estamos no Brasil, terra de cristãos que sentem saudades. Os outros nem sabem o que é isso.

Publicidade

Roberto Justo Dias

Trânsito na BR– 277

Lendo a matéria que menciona a BR–277, entre Santa Teresa e Medianeira (Gazeta, 29/10), posso falar o seguinte: tenho viajado até três vezes ao mês para Foz do Iguaçu e vejo que os acidentes são, na maioria, por imprudência dos motoristas. Recentemente, estava indo a Foz e assim que passei de Cascavel a única coisa que realmente me chamou atenção foi a quantidade de acidentes. Espero que as pessoas, quando ao volante, não pensem que são super-heróis, afinal de contas os acidentes de carro no Brasil matam mais que uma guerra civil.

Nilo Oliveira Filho

Curitiba, a feinha 1

Publicidade

A arborização das ruas de Curitiba deixa muito a desejar. Como escreveu a colunista Marleth Silva (Gazeta, 30/10), as árvores são um elemento importante na paisagem urbana, mas há muito ficaram em segundo plano pela prefeitura da capital. Quanto à arquitetura, é repetitiva e segue modismos. Isso tudo está deixando Curitiba cada vez mais "feinha", apesar da evidente prosperidade dos últimos anos.

Isabel Kohl, engenheira química

Curitiba, a feinha 2

Duas ponderações sobre o aspecto que Curitiba tem hoje: a arborização realmente está deixando a desejar, tanto no Centro quanto nos bairros, onde se nota a ausência do poder público. Quanto à arquitetura, Curitiba não tem um estilo característico. A maior parte dos edifícios tem projetos muito simples. O resultado é uma cidade sem personalidade.

Jorge Silveira D’Allemand

Publicidade

Curso superior para PM

A educação é fundamental em qualquer área, mas no que se refere à carreira de policial militar, a base é a formação técnica e capacitação acadêmica avançada. Com ou sem curso superior, precede a conduta ética e a responsabilidade social. Para ser um bom policial é preciso ser primeiro um cidadão exemplar, pois de nada adianta apenas apertar o gatilho sem conhecimento e respeito aos direitos humanos. Obviamente, quanto melhor conhecimento intelectual, melhor a qualidade do serviço.

Patricia Klemtz

Copa do Mundo

Os recursos recebidos pela prefeitura em função da venda do potencial construtivo eram destinados para a educação e creches da capital. Agora, R$ 90 milhões serão destinados à reforma de um estádio que não é publico, enquanto milhares de crianças continuam sem vagas. Como será aplicada a lei? Não teremos prédios em volta do Parque Barigui? Santa Felicidade não será presenteada com enormes empreendimentos imobiliários? Áreas de preservação continuarão a serem preservadas? As crianças continuarão sem vagas por falta de recursos?

Publicidade

Carlos J. Barroso

Monteiro Lobato

Minha cabeça deu um nó na tentativa de entender o que se passa com esse pessoal do Conselho Nacional de Educação, tentando impedir a entrada de livros de Monteiro Lobato nas escolas públicas. Até hoje as Caçadas de Pedrinho não fizeram mal algum aos alunos que o leram durante décadas, pelo contrário, todos nós nos deliciamos com as peripécias de seus personagens aguçando nossa imaginação. Como nas histórias de Lobato todos vivem em paz e harmonia, com certeza a decisão do CNE é para disseminar a doutrina do ódio entre classes. Não existe outra explicação lógica.

Beatriz Campos

Enem

Publicidade

Os culpados da fraude no Enem 2009 ainda não foram punidos. Dias 6 e 7 de novembro ocorrerá o Enem 2010. Há possibilidade de nova fraude em uma prova que define a entrada para muitas universidades federais, institutos tecnológicos, Prouni e outros. A avaliação do aluno deveria acontecer durante sua vida escolar, avaliando seu currículo, seja por trabalhos voluntários comunitários, trabalhos literários e técnicos publicados, ou não. Assim teríamos uma avaliação justa do aluno inteiro e não em apenas um instante de sua vida.

Paulo Roberto Girão Lessa

RPC 50 anos

A comemoração dos 50 anos da RPC TV é mais que um aniversário de criação de uma grande empresa. É um verdadeiro marco na manutenção das intocáveis liberdades de opinião e informação.

Ney Leprevost, deputado estadual

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.