• Carregando...

São nítidos os problemas com as linhas da região de Santa Quitéria, Caiuá e Fazendinha, assim como cita a matéria "Contratempos no 1.º dia útil de ônibus sob concessão" (Gazeta, 9/11). Sofri atraso ao usar a linha Vila Rosinha e durante o percurso até o Centro, cruzamos dois ônibus novos parados na rua com os passageiros do lado de fora, aparentando defeito.

Felipe Ferreira da Costa

Transporte coletivo 2

Ao usar diariamente os ônibus da linha Vila Izabel para trabalhar, percebo que normalmente acontecem atrasos. Os ônibus estão sempre cheios e o intervalo de espera entre um veículo e outro é muito grande. Uma falta de respeito com o usuário, contribuinte do sistema de transporte. Está na hora de as autoridades do setor saírem de seus berços e começarem a pensar na melhoria do sistema. Se a população continuar a crescer no ritmo atual, Curitiba vai ser o exemplo de como um projeto viário urbano pode ficar deteriorado sem a devida manutenção, ampliação e modernização.

Edison Shimamura

Transporte coletivo 3

Muito boa a reportagem sobre o transporte coletivo da capital (Gazeta, 9/11). O trabalho dos jornalistas acaba suprindo, em parte, a omissão total dos vereadores, tanto da situação como da oposição, sobre os problemas apresentados no sistema.

Nelson Sakae

Enem 1

O Enem foi criado para nivelar a qualidade do ensino público que não vem conseguindo preparar adequadamente os alunos para ingressar na universidade sem vestibular, como é em vários países do mundo. Porém, mais uma vez por falta de competência, corre o risco de ser anulado (Gazeta, 9/11). Quem foi buscar seu filho na prova, como eu, percebeu o estado físico e emocional deles depois do exame. É triste pensar na possibilidade de passar por tudo novamente.

Roberto Carlos Rodrigues

Enem 2

Mais uma vez o Ministério da Educação atestou a sua total incompetência para organizar as provas do Enem. Milhares de alunos investiram o ano todo para fazer uma prova para garantir uma eventual vaga nas universidades federais, e novamente a prova é colocada em dúvida. Por que insistir em uma prova marcada em data colada aos principais vestibulares? Não é possível que um concurso tão importante seja tão banalizado pelo ministro.

Luiz Fernando Pereira Simões

Dinheiro do porto

Construir uma rodovia para beneficiar meia dúzia de empresas não seria muito inteligente da parte do governo, e principalmente do governador eleito Beto Richa que não prometeu nada neste sentido. O correto é utilizar o dinheiro em benfeitoria a Paranaguá.

Simião Oliveira

Vandalismo

O vandalismo em Curitiba está cada vez mais nas alturas. O exemplo disso é o grau de pichação em que se encontra o edifício de no Centro Cívico (Gazeta, 9/11) localizado na esquina das ruas Mateus Leme e Lyzimaco Ferreira da Costa. As vidraças estão quase todas quebradas, pondo em risco a segurança dos transeuntes, já que ao anoitecer, praticamente todos os dias, os vândalos voltam ao prédio.

Sergio Riekes

Caso Carli 1

Só esperamos que esse prazo de 30 dias para a defesa de Carli Filho seja o último (Gazeta, 9/11), pois se continuarem a prorrongar, nada acontecerá. Será que se o réu fosse uma pessoa pobre teria toda essa chance de defesa e oportunidades, ou estaria apodrecendo na prisão?

Itaci Barros

Caso Carli 2

Prazo, prazo e mais prazo. Quantas liminares. O descaso não é só com a família das vítimas, é com a população paranaense que vê um caso de embriaguez comprovada ao volante, com duas mortes de inocentes, ser tratada com parcialidade pelas autoridades. As liminares empurram com a barriga um caso que já deveria estar definido.

Roderley Manoel R. de Oliveira

Corpo em forma 1

Não acredito em atalho seguro quando se trata de manter o corpo em forma. Prefiro fazer do jeito mais difícil e ter mais cuidado com minha saúde. Faço corridas de duas a três vezes por semana, aprecio um ambiente aberto e faço exercícios em casa que não necessitem de equipamentos.

Jhonas Nascimento

Corpo em forma 2

Acredito na expressão latina "Mens sana in Corpore sano", e acrescento também a Anima (alma), não no sentido espiritual, mas como um elemento que resulta da interação entre corpo e mente. Para a forma do corpo, pratico corrida. Para a forma da mente, leio sempre bons livros, jornais e revistas, vou ao teatro e ao cinema. Para a alma, pratico boxe e artes marciais, buscando melhorar percepção e concentração.

Maurício Tkatchuk

Temas em fuga

A literatura pode formar, mas não segundo a pedagogia oficial, que costuma vê-la ideologicamente, segundo padrões definidos conforme os interesses de grupos dominantes. Longe de ser um apêndice da Educação Moral e Cívica, a literatura age com impacto indiscriminado da própria vida, com altos e baixos, luzes e sombras. Daí as atitudes ambivalentes dos moralistas e educadores.

Iara Teixeira

Monteiro Lobato

Realmente é absurda a tentativa de proibição de uma obra de Monteiro Lobato nas escolas públicas. Eu diria mesmo que denota uma certa ignorância. Não se pode ler a obra descontextualizada de seu momento de produção. O que é necessário é a capacitação dos professores para um trabalho efetivo e não censurar a produção de Lobato.

Cátia Toledo Mendonça

RPC TV 50 Anos

Temos muito para agradecer a todos os funcionários e diretores da RPC TV pelos seus 50 anos. Foram informações e mensagens transmitidas que passaram a fazer parte da nossa história e também do nosso estado. Imagens que ficarão para sempre marcadas em nossas memórias e que serão referências de tudo que vivenciamos nesse meio século.

Carlos Eduardo Cantarelli, reitor da UTFPR

Virada Cultural

O final de semana cultural em Curitiba foi marcante. Fazendo uma analogia com os escritos da camisa de um jovem presente ao show da Martnália - Gentileza gera Gentileza - creio que Cultura gera cultura.

Alexandre Campos Gomes de Souza

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]