Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Transporte coletivo 1

O ideal para o transporte urbano e metropolitano (Gazeta, 30/1) é que se faça um sistema com integração temporal, como é o bilhete único em São Paulo, e que haja tarifas diferenciadas por região, o que se chama de zonas tarifárias. Esse modelo é amplamente usado na Europa. A tarifa única é populismo, e o Brasil está falindo por causa disso e da corrupção das obras superfaturadas. Seja o subsídio cruzado ou o estatal, ambos têm de acabar. Sair de Contenda e ir para Colombo não custa o mesmo que ir do Sítio Cercado ao Boqueirão. Por que a tarifa deve ser a mesma? Leonardo Barbaski

Transporte coletivo 2

A prefeitura que tome conta da frota de ônibus, assuma os negócios, obtenha todo o lucro para si e transforme a arrecadação em obras e melhorias para a cidade. As empresas exploram o serviço, obtêm lucro e ainda querem que o governo pague parte disso? Isso está errado – e muito.

Michel Henrique Duda

Transporte coletivo 3

O governo do Paraná tem de fazer a sua parte e subsidiar o transporte coletivo para os usuários que moram nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Eu acho a integração socialmente justa, mas o fato é que as cidades beneficiadas e o governo do estado precisam pagar a sua parte. A prefeitura de Curitiba não tem obrigação de pagar pelo transporte para municípios que ficam a quase 80 quilômetros.

Fabricio Maoski

Transporte coletivo 4

As pessoas e instituições que decidem sobre o transporte público parecem estar escondendo informações. Divergem sobre valores, apresentam planilhas diferenciadas e fazem acusações diversas. Tudo isso para informar que teremos de nos preparar para o aumento do preço das passagens. O recado foi dado: ou sobe a tarifa ou não temos transporte. Esse é o retrato do Brasil atual: apenas o povo paga a conta. Raul Gelbecke, administrador

Contas atrasadas 1

Quando se fala em pagar os professores (Gazeta, 30/1), adia-se o salário. Quando se trata do aumento para o Executivo e para o secretariado, a questão se resolve na hora. Adiaram os seus reajustes para que em outra situação, na calada da noite, sejam aumentados sem alarde. Edson Lincoln Florscuk

Contas atrasadas 2

O governo do Paraná não vai pagar o que é de direito dos servidores? O que é isso? Afirmou que iria pagar nossas férias em três parcelas, o que já era um absurdo. E nem assim cumpriu o compromisso. Onde está o dinheiro, se o Paraná tem uma arrecadação superior à de outros estados? Povo paranaense, está na hora de protestar e exigir nossos direitos.

Carla Cristina Felício

Contas atrasadas 3

Um governo sério teria feito a alteração da lei para o aumento dos impostos em setembro do ano passado. Isso para dar tempo de cumprir os princípios da anterioridade e da noventena. Mas, como isso iria cair bem no meio do período eleitoral, deixou para enviar a lei aumentando o IPVA em dezembro, depois da eleição ganha. Só que agora terá de esperar até o fim de março para poder cobrar o imposto com o novo valor . E esse é um dos motivos de estar sem dinheiro para pagar os salários de quem trabalha para o estado. Só dá para pagar os comissionados.

Marco Vechio

Evangélica

Não é justo que os alunos, funcionários e professores sejam prejudicados pelas irregularidades que ocorreram no Hospital Evangélico. Justiça, sim, e que não ocorra a extinção de sete cursos da Faculdade Evangélica do Paraná. Eles auxiliavam e prestavam grandes serviços à comunidade, principalmente a população carente da Grande Curitiba.

Cesar Prechlak

Petrobras 1

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou o rombo de momento dos crimes denunciados por meio da Operação Lava Jato. Aproximadamente R$ 2,1 bilhões é o valor da bagatela e pode subir. Apenas R$ 500 milhões foram recuperados. Lembrando que a sujeira permanece sendo investigada, aqui e no exterior. O MPF fez acordos internacionais com 12 países, mas esse número pode aumentar. Aviltado no coração de sua maior empresa, o Brasil é manchete no mundo inteiro, novamente por um motivo repugnante. O mensalão não foi suficiente, a corrupção precisou se superar. O dinheiro público escoa no ralo do interesse, da ganância, enquanto o país passa por severa instabilidade econômica. Findo o caso da Petrobras, o que virá? Novos escândalos? Punição exemplar? Afinal, quanto dinheiro sujo precisa correr para se ver um pouco de honestidade nesta terra?

Gabriel Bocorny Guidotti, bacharel em Direito e estudante de Jornalismo, Porto Alegre – RS

Petrobras 2

Quando Eike Batista, em sua megalomania, afirmou que as ações da sua empresa OGX um dia teriam o mesmo valor que as da Petrobras, quem diria que a estatal cairia tanto e ficaria atrás da OGX? O que podemos afirmar é que as duas empresas tiveram seus dias de glória à base de mentiras. O castelo de cartas caiu. A única coisa que Eike Batista acertou foi sua premonição com relação às empresas.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Corrupção

É lamentável que esse circo das CPIs de fachada acabe reproduzido nas associações privadas. As diretorias e conselhos são formadas por grupos fechados, e esses distorcem seus estatutos em favor de seus pares. Esse é um problema emblemático.

José Antônio Pupo Filho

Aposentadoria

Os políticos se aposentam com supersalários e o trabalhador pena para conseguir uma aposentadoria de pouco mais de um salário mínimo. Em vez de aumentar impostos, por que não fazem a revisão dessas aposentadorias absurdas e desses supersalários?

Andrei Ricardo Ribeiro da Silva

Gastos públicos

O povo brasileiro está pagando os custos da Copa do Mundo agora. Essa é a verdade. Preparem-se, pois tudo irá aumentar.

Amanda K. Dias

Racismo

O mais novo caso de racismo, desta vez contra a jogadora de vôlei Fabiana, do Sesi-SP e da seleção brasileira, mostra que esses sujeitos só fazem esse tipo de coisa quando estão acompanhados. Duvido que, se ele estivesse sozinho, faria a mesma coisa, e na frente da atleta.

Carlos Barroso

Telefonia

As novas regras são tentativas de se diminuir as reclamações dos clientes das diversas operadoras, que pintam, bordam e costuram, e ninguém era ouvido. Agora a coisa vai ganhar uma nova metodologia. Vamos esperar para ver na prática as soluções.

Emerson Pugsley

Cuba 1

Depois de relegar os moradores da ilha à miséria, à morte e à ausência de liberdade – por mais de 50 anos –, é fácil falar em negociações pacíficas.

Daniel Venturi

Cuba 2

Acredito que o fim do embargo americano a Cuba só vai beneficiar a ditadura cubana, que enriquecerá com os dólares que entrarão na ilha. O povo cubano, por outro lado, vai continuar pobre e sem liberdade.

Éric Tratz Hubie Cardozo

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.