Depois do anúncio da redução da tarifa do ônibus feito pelo governador Beto Richa (Gazeta, 13/6), descobri que sou pobre; afinal, de acordo com a declaração do governador, são apenas os pobres que andam de ônibus. De qualquer modo, acho que ele deveria acabar com essa briga política tentando culpar o atual prefeito pelo aumento, porque com isso a população pobre, que anda de ônibus, sai prejudicada.

CARREGANDO :)

Carlos Zique

Transporte coletivo 2

Publicidade

Sem sombra de dúvida, a diminuição do preço da tarifa do transporte metropolitano foi uma atitude populista e eleitoreira, visando à eleição de 2014. Mas pelo menos serviu para mostrar aos eleitores o valor que nosso governador dá ao nosso voto: exatos R$ 0,10.

Jorge Derviche Filho, engenheiro civil

PAC

Judiciário se desentendendo com Judiciário; Ministério Público em crise; Executivo perdido no meio de tantos ministérios; denúncias de corrupção quase diárias; a Bolsa despencando e a área econômica totalmente perdida. Dilma nem precisa mais anunciar o próximo PAC. Ele já existe e está a pleno vapor. É o Programa para Alcançar o Caos...

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Publicidade

Minorias

O respeito às decisões pessoais e a manutenção da privacidade de cada um são direitos universais. Contudo, tanto o Estado quanto a mídia não têm autoridade para exaltar e privilegiar o erro, o desvio. Os grupos minoritários são alardeados como modernos e progressistas, mas acabam sendo utilizados pela elite totalitária que governa o país, a quem interessa dividir a sociedade a partir das exceções para melhor dominá-la.

Álvaro José Junqueira Nunes

Salários

A divulgação dos salários de nossos funcionários mostra simplesmente que ainda permanece firme o regime de escravidão, hoje oficial, controlada até com vales, passagem, comida, escola, gás, luz etc. Um amigo meu, promotor público, chegou a dizer para mim que se sentia um "ladrão", referindo-se ao seu exorbitante salário. Essa poderá ser a única importância da divulgação dos salários de certos "marajás": os escravos ficarão sabendo quanto ganham seus senhores.

Publicidade

Ivo Bittencourt Filho

Educação 1

A reportagem "Professores atribuem falhas de aprendizagem a alunos e pais" (Gazeta,13/6) mostra que realmente é preocupante a situação da educação em nosso país. Imputar quase totalmente as deficiências de aprendizagem ao desinteresse dos alunos e à falta de acompanhamento dos pais, relativizando até mesmo as deficiências de infraestrutura e os baixos salários, denota falta de reflexão e, sobretudo, de autocrítica a nossos educadores.

Roberto Rocha, Lapa – PR

Educação 2

Publicidade

Buscar a culpa em outros sempre foi um artifício tentador, mas quando a intenção é somente livrar-se de consequências, pouco ou nada contribui para o bem da causa, especialmente em um assunto como a educação. Todos os segmentos devem participar da construção de um novo modelo. Acredito que podemos semear mais a semente do estudo, da participação coletiva, e assim poderemos ter colheitas melhores. Podemos mudar as coisas, mas não sem esforço.

Cidnei Carbobiach

Empreendedores

Excelente o governo federal ter instituído o portal do empreendedor na internet para o pequeno empresário poder formalizar qualquer tipo de negócio e sair da informalidade de forma simples e rápida. Entretanto, a cobrança de contribuição sindical é realizada através de boletos que chegam ao contribuinte, sem que ele seja informado de que a contribuição é voluntária.

Daniel Marques, historiador, Virginópolis – MG

Publicidade

Maioridade penal 1

Não vamos permitir que menores honestos paguem pelos crimes de menores bandidos. Quando menores praticam crimes hediondos, devem ser aplicadas penas equivalentes como se maiores fossem. Assim, os menores não assumiriam crimes cometidos por bandidos de carteirinha. Para isso, bastaria uma emenda em nosso Código Penal e no ECA. Há de se repensar as benesses dadas pelo ECA em detrimento da educação das crianças e adolescentes.

Jurandyr Falavinha Souza

Maioridade penal 2

A maneira de enfrentar esse mar de violência que estamos vivendo talvez nem seja diminuir a maioridade penal, mas punir com mais rigor os que cometem essas barbaridades que vemos. Para prevenir, teríamos de investir não só na educação dos filhos, mas dos pais também. Pais sem educação, sem moral, sem religião, não têm nada para oferecer para os filhos. Também acho que deveriam rever essa distribuição indiscriminada de bolsas em troca de apoio político, oferecendo em lugar do assistencialismo mais oportunidades de trabalho e melhor educação.

Publicidade

Maria da Silva Bugalho

Celso Nascimento

Fico feliz em ver que o jornalista Celso Nascimento continua escrevendo suas colunas e enobrecendo a Gazeta do Povo, que perderia muito de seu tempero sem os seus comentários. Jornalistas que exercem seu mister com imparcialidade, repassando seu conhecimento aos leitores de forma independente, são joias raras.

Ageneles de Jesus Canalles

Planejamento urbano

Publicidade

Pergunto se no Código de Obras e Edificações de Curitiba existe alguma limitação sobre a distância de construção entre os edifícios. Percebo a cada dia o levantamento de um novo edifício, que por sua vez restringe quase que totalmente a luz do sol no edifício ao lado. Se continuar nesse ritmo, o mofo e a umidade acarretarão vários problemas de saúde, e deixarão os apartamentos cada vez mais gélidos.

Sandra Ferreira

Rodovia

São Mateus do Sul e Irati aguardam há aproximadamente 40 anos pela rodovia prometida por Beto Richa durante a campanha. Ele até assinou uma carta-compromisso prometendo que as obras começariam no ano passado. Mas cadê? No ano passado disseram que faltavam alguns detalhes para a licitação, mas sabe-se agora que não há nem projeto aprovado.

Edson Pinto Morais

Publicidade

Protesto

O movimento orquestrado contra o aumento da tarifa de ônibus, que aconteceu nas principais cidades do país, foi de extrema violência na capital paulista. Ou a depredação do patrimônio público e privado por parte da horda é perfeitamente legal? Numa hora dessas, em que população, jornalistas, curiosos e arruaceiros juntam-se numa massa homogênea, não há como a polícia saber quem é quem. É embate, é guerra! E não há guerra sem feridos, da mesma maneira que não há ordem sem pulso firme e nem país civilizado sem respeito às leis.

Anita Driemeier, Campo Grande – MS

Impostos

A economia brasileira parece mais um cobertor com mais remendos que tecido original. Sabemos que o nosso problema são os altos impostos e o valor fora da realidade do chamado custo Brasil. Deveriam unificar os impostos para facilitar a vida dos empresários, mas para isso é necessário mais profissionalismo na gestão pública e menos políticos incompetentes.

Publicidade

Roque Webers

Miséria

Excelente o artigo do professor José Pio Martins (Gazeta, 14/6), que mais uma vez foi muito feliz na análise do "índice de miséria". É preocupante a situação de países da Europa e da zona do euro, como a Espanha, que está com 1,7% de inflação e 52% de desemprego. Sem falar em Grécia e Portugal, que também estão num péssimo patamar em relação aos índices econômicos e de desemprego. Cumprimentos à sabedoria do professor.

Luiz Jovany Cassales

Escola pública

Publicidade

O ensino público vem se transformando em um grande agrupamento humano onde a função do professor resume-se em ensinar valores éticos e morais que a família tem relegado. O resultado é que o conhecimento acaba ficando em segundo plano, e o professor, aquele cuja função é transmitir conhecimentos científicos, acaba assumindo o papel da família ausente e desinteressada em acompanhar o rendimento escolar de seus filhos.

Marcelo Rebinski

Médicos

Sobre a queda no número de revalidação de diplomas de Medicina obtidos no exterior após a criação do Revalida (Gazeta, 12/6), não sou contra profissionais capacitados trabalharem em nosso país, ainda mais com a falta de médicos, mas ao mesmo tempo não se pode admitir médicos desqualificados tratando de nossa população.

Renato Taborda

Publicidade

Sigilo

Mesmo não sendo PT, acho que ser presidente merece um salário muito maior, e que fazem parte do status quo do cargo os acompanhantes e a escolha dos melhores locais para ficar em casos de viagens.

Domingos Ribeiro

Jetons

Cadê as passeatas e o barulho dos seguidores do Lula vendo essa roubalheira dos jetons aos secretários estaduais? Um ganho desses à custa do suor do povo é um assalto legalizado e com aprovação dos políticos. Professores, policiais e outros servidores ganhando uma miséria enquanto eles recebem esse absurdo.

Publicidade

Antonio Scoparo

Aposentadoria

É uma grande vergonha a aposentadoria vitalícia para ex-governadores. O pobre do contribuinte não aguenta mais. Devíamos acabar com essas aposentadorias e também baixar o salário dos auditores fiscais do Paraná, que são um verdadeiro caso de polícia. Auditor fiscal inativo ganhando quota de produtividade é uma brincadeira com o contribuinte.

Miguel Elias Gariba

Bebidas falsificadas

Publicidade

A respeito da matéria sobre a prisão do dono de uma fábrica de bebidas falsas em Curitiba (Gazeta, 14/6), cabe aos veículos da mídia divulgarem quais são os bares que revendiam esses produtos falsificados, pois estavam colocando em risco a saúde dos clientes. Isso é de suma importância; os proprietários desses estabelecimentos são tão ou mais criminosos que o falsificador!

Leopoldo Guerios

Prisão

Nossas prisões não têm e nunca tiveram essa finalidade de recuperação apontada por Mário Ramidoff (Gazeta, 11/6), mas o que fazer, então, com os bandidos que cometem cada vez mais crimes bárbaros? Deixá-los soltos, porque seriam vítimas de uma política covarde que nossos políticos adotaram? E o cidadão de bem que paga seus impostos? Se nossas prisões não conseguem ressocializar ninguém, pelo menos tiram das ruas os bandidos, punindo-os com o cárcere.

Osmar de Oliveira

Publicidade

* * * * *

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.