Excelente a sugestão do arquiteto Lubomir Ficinski de implantação de uma linha circular de VLT (Gazeta, 18/3), servindo os bairros mais populosos e ligando os grandes terminais de integração já existentes. É uma solução moderna, limpa e muito mais barata que construir metrô para servir apenas uma parte de Curitiba. Mas, como o VLT não é ônibus e o lobby das empresas consegue derrotar todo e qualquer prefeito, não acredito muito que a ideia vingue...
Márcio Falabello
TRF
Posso dizer com toda a certeza que a audiência pública realizada no dia 12 de março, sob a liderança do senador Sérgio Souza, foi o evento mais produtivo desde que iniciamos a luta pela instalação do TRF no Paraná (Gazeta, 17/3). Acredito que abrimos caminho para a concretização desse projeto que sempre foi uma das principais bandeiras do GRPCom e do Dr. Francisco Cunha Pereira Filho, grande defensor das causas paranistas.
Jonel Chede, presidente do Movimento Pró-Paraná
Prefeitos e governadores
Sobre a matéria a respeito do fim da "lua de mel" entre prefeitos e governadores (Gazeta, 17/3), acredito que os políticos são representantes do povo e não deveriam ter o direito de estabelecer animosidades entre si, seja pelo motivo que for, porque, quando as brigas acontecem, eles estarão traindo seus ideais e prejudicando a população.
Roaldo Perretto
ICMS
Todo o ICMS do petróleo e da produção de energia deve ser cobrado nos estados produtores. Devemos infernizar no bom sentido a vida dos congressistas para que efetivamente isso aconteça, porque esse dinheiro não nos pertence. Deve ser formado um fundo de reserva, a exemplo dos países europeus sérios, para as futuras gerações.
Luis Giacomitti
Empregos
Há quem defenda que na raiz do aumento da criminalidade estaria a falta de oportunidades de "ganhar a vida honestamente", ou seja, emprego. Leio na Gazeta do Povo que "Está mais fácil e rápido encontrar um novo emprego" em Curitiba (Gazeta, 18/3). E, ao mesmo tempo, a sensação é de que a criminalidade na capital é cada vez maior. O que está errado nessa história?
Alvaro Antunes
Presídios
A matéria sobre os presídios sem vigias (Gazeta, 17/3) é muito interessante e apresenta uma iniciativa que pode humanizar os presídios e de fato reinserir os detentos na sociedade. Mas causa enorme preocupação a obrigatoriedade de os detentos participarem de "atividades espirituais": isso parece proselitismo religioso com apoio do Estado, em tudo semelhante à doutrinação feita nas "comunidades terapêuticas" para viciados em drogas.
Gustavo Biscaia de Lacerda
Hospital Evangélico
Para fins estatísticos de comparação de mortalidade em UTI, compara-se o número de mortes em seu contexto e não em número absoluto. Só assim pode-se inferir a taxa de mortalidade com embasamento e responsabilidade. Assim, os dados mostrados pela reportagem a respeito das mortes na UTI do Hospital Evangélico (Gazeta, 17/3) não podem ser comparados corretamente ou julgados.
Cezar Ricardo Recco Gonsalles, médico
Pichações
Que lindo ver todo o esforço dessa criança participando do mutirão contra a pichação (Gazeta, 18/3). Parabéns ao padrinho da criança por ensinar que o amanhã se constrói no dia de hoje. Através de atos assim podemos transformar o meio em que vivemos e ter a certeza de fazer a nossa parte em prol de um mundo melhor.
Antonieta Duarte
Desrespeito
No domingo, na Avenida Batel, um condutor de uma camionete abriu a janela e jogou papéis na rua, uma atitude que merece nosso "aplauso" pela falta de respeito, de educação e de cidadania. Por essas atitudes é que ainda somos um país de terceiro mundo.
José Luiz Tolentino, Cerro Azul PR
Residência pedagógica
Esse projeto que cria a residência pedagógica para docentes (Gazeta, 17/3) mostra que, mais uma vez, acham que o problema da educação e do aprendizado do aluno está no professor! Nunca vi alguém analisando fatores como a falta de interesse e desobediência dos alunos, diferenças entre QI etc. Tenho alunos da 6ª série que não querem fazer nada, só bagunçam e atrapalham a aula. Os pedagogos orientam, chamam-se os pais, e nada muda.
José Sidnei Dantas, Cianorte PR
Carnaval sertanejo
Esses shows como o Country Festival (Gazeta, 17/3) são uma tremenda falta de educação para com as pessoas que moram ao redor do local onde eles acontecem. Em Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski, já foram proibidos, e agora os empresários trazem esses eventos para a RMC para incomodar os outros. É uma total falta de respeito para com o próximo que não comprou ingresso e é obrigado a escutar do mesmo jeito.
Alexandre Pires, Pinhais PR
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.