Para uma cidade contemporânea, com todos os recursos de transportes, como trem de superfície, metrô, ônibus, etc., impossível imaginar a importância das bicicletas na mobilidade urbana! Uma maravilhosa rede de ciclovias, aliada ao respeito ao ciclista e ao conceito cultural desse tipo de transporte, torna a bicicleta a verdadeira rainha, com os demais súditos a seus pés! Num momento de projetos de metrô em Curitiba, não seria factível começar pelo mais fácil?
Roberto Boscardin
ONG sem licitação 1
Em princípio, nada contra que uma ONG indígena venha prestar cursos de turismo por exemplo. Se a escolha foi justa, nada há que se discutir. Entretanto, receber cifras milionárias e não querer dar explicações à opinião pública é no mínimo de caráter duvidoso (Gazeta, 7/10). E já diz o ditado: onde há fumaça, há fogo.
Alexandre Gosenheimer
ONG sem licitação 2
Conhecidas como entidades do terceiro setor, as ONGs têm uma função muito importante em relação à administração pública, pois o objetivo delas é atender ao interesse público, sobretudo de um determinado grupo de indivíduos. No entanto, como essas ONGs trabalham com grandes montantes de dinheiro público, elas estão sujeitas à influência de interesses estranhos, que desvirtuam a sua verdadeira função, e, por consequência, fazem perder a sua credibilidade perante a sociedade.
Fernando Muchau
Estatuto da Juventude
Falta do que fazer e vontade de jogar para a torcida levaram a Câmara a aprovar esse Estatuto da Juventude. Ele vai fazer com que as pessoas entre 30 e 59 anos paguem um valor muito maior em ingressos e passagens para compensar o desconto das faixas etárias privilegiadas. Vão acabar conseguindo inviabilizar ou piorar a qualidade dos serviços oferecidos.
Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro
Greve
Todo ano é a mesma coisa. Milhões de pessoas são prejudicadas pelo interesse de alguns. Os grevistas reclamam de baixos salários enquanto há pessoas vivendo com um salário mínimo. Contas atrasando e pessoas sendo incluídas no SPC e no Serasa por não poderem mexer em seu dinheiro. E ainda pagamos para eles por isso!
Jayme Santos
Bibinho 1
Que palhaçada essa história de o Bibinho alegar problemas psiquiátricos para que o processo contra ele seja paralisado! De que adiantou toda a mobilização da imprensa e da sociedade por causa dos Diários Secretos? Uma palhaçada assim só acontece num país como o Brasil, que é uma piada e de mau gosto. Para desviar dinheiro, ter funcionários fantasmas, o Bibinho não tinha nenhum distúrbio, só de caráter. Agora tem problemas psiquiátricos? Coitadinho! E a Justiça vai ser conivente com isso até quando?
Marcelo de Haro Farias
Bibinho 2
O escândalo é inevitável quando a administração pública é executada de forma duvidosa e viciada. É apenas uma questão de tempo. A justiça é morosa, mas não falha.
Thiago Voracoski Santos
Serviços públicos
O serviço público no Brasil pode ser melhorado com a seleção de funcionários que estejam comprometidos com a causa pública e com o fim da garantia de emprego. Isso é um absurdo, uma imoralidade.
Antonio Roberto Resende
PSD
O PSD é mais um partido político para engrossar o excessivo número dos já existentes. É necessária e urgente uma reforma política para reduzir os muitos que são, praticamente, de aluguel.
Antonio Gavron
Greve
Gostaria de expressar minha imensa indignação com a greve dos bancários. Gostaria de saber quem vai pagar minhas contas, já que meu salário não caiu, pois os bancários estão em greve. E os juros, vão me abonar? Os pagamentos vão descontando, mas e o salário que deveria ter caído na conta e não caiu? Está na hora de pensar nos outros.
Diana Vélez
Litoral
É triste a situação do nosso litoral quanto ao controle da pesca predatória e indiscriminada, pois a desculpa de que o pescador do nosso litoral só tem os meses da temporada para vender seu peixe acabou causando um desequilíbrio ambiental sem precedentes nas praias do litoral paranaense. Os pescadores nativos na ânsia de sobreviver arrastam para fora do mar os filhotes de peixes, matando com isso a própria subsistência.
Hoje o pescado vendido ao veranista na temporada vem de Santa Catarina.
Luiz Alberto Santi
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.