Mídias Sociais

Espionagem

"Vocês acham que o Brasil, apoiando Cuba, Irã e outros países que estão na lista de terroristas dos EUA, iria ficar de fora de uma ‘xeretada’ básica dessas?"

Ricardo Freitas, via Facebook, sobre a espionagem de brasileiros feita pelos Estados Unidos.

Ministérios

"Se ela diminuir os ministérios, a bancada aliada acaba com ela e nós continuaremos a pagar a conta dessa corja!"

Milton Candal, via Facebook, comentando declaração da presidente Dilma Rousseff de que não fará mudanças nos ministérios.

Protestos

"Trabalho lindo e de sensibilidade jornalística. Parabéns a Robson Vilalba pelo teu talento e ousadia de fazer jornalismo em quadrinhos, coisa para poucos!"

Rosselane Giordani, via Facebook, comentando "Revolta junina", trabalho do designer gráfico Robson Vilalba sobre as manifestações em Curitiba (Gazeta, 6/7).

Reestruturação administrativa

"Que tal começar colocando mais vergonha na cara e limpando o governo dos corruptos?"

Izabel Rosa, via Facebook, comentando o anúncio de que o governador Beto Richa estuda fazer uma reestruturação administrativa.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

Alguém já viu raposa cuidar de galinheiro? Só mesmo no Brasil que isso acontece, com políticos nos Tribunais de Contas fiscalizando os gastos de outros políticos. Precisamos acreditar num país melhor. Queremos fiscalização com mais transparência. Nosso país está acordando – que bom que isso está acontecendo –, mas ainda falta muito.

Zainara Eliane Pereira

Publicidade

Tribunal de Contas 2

Se o deputado Fabio Camargo é tão ético e respeitador dos valores como diz ser, a ponto de afirmar ter suspendido sua OAB para ocupar um cargo na mesa da Câmara, por que ele desrespeita seus eleitores que sufragaram seu nome para ser deputado pelo período de quatro anos e agora os abandona em troca do cargo de conselheiro do TC? Será que o respeito que ele dá ao seu próprio eleitor tem preço, valendo menos que o salário de um conselheiro do TC?

Jorge Derviche

STF

Deveriam realizar mudanças na forma de escolha para os ministros do Supremo Tribunal Federal, que hoje são indicados pelo Executivo e sabatinados pelo Congresso. Esses cargos deveriam ser exercidos com isonomia em relação ao Executivo e Legislativo, mas não é isso que ocorre. O que vemos atualmente é um condomínio sem porteiro.

Publicidade

Gerson Luiz Zaguine

Plebiscito 1

Mais uma vez fico estarrecida com o despreparo que causa tantos erros na gestão da política da presidente Dilma. É no mínimo uma falta de visão, noção de tempo e espaço, apresentar o caminho do plebiscito da forma como foi proposto, afrontando a Constituição. Dizer que está ouvindo a voz do povo é também balela, malícia e cinismo porque é evidente que o Executivo quer ganhar tempo para se recuperar do susto que recebeu com as últimas manifestações populares.

Maria Júlia A. Ferreira

Plebiscito 2

Publicidade

Em nenhum momento os manifestantes nas ruas pediram um plebiscito. Mas o governo não fala em outra coisa, quer de todas as maneiras fazer o plebiscito, um erro proposital para enganar os manifestantes. Vi muitos cartazes falando em corrupção, saúde, infraestrutura, educação, passe livre. Até quando vamos ficar como palhaços ouvindo verborragia presidencial e do Congresso, que não consegue convencer Dilma e seu chefe, Lula, sobre o que realmente tem de ser feito?

Harry Françóia

Passeio Público

O curso de especialização em Construções Sustentáveis, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desenvolveu seis projetos interdisciplinares para revitalização do Passeio Público envolvendo arquitetos, engenheiros civis e ambientais, e que foram apresentados ao presidente do Ippuc, Sergio Pires, e ao secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima. Considero muito importante que as propostas da academia sejam discutidas, descentralizando as decisões sobre o planejamento de Curitiba. É fundamental que essa nova gestão não caia no mesmo erro das anteriores, que resolvia tudo a portas fechadas.

Eloy Casagrande, professor da UTFPR

Publicidade

Lei Rouanet

A imposição de regionalização não é um bom caminho para a Lei Rouanet (Gazeta, 8/7). Tomemos como exemplo o Paraná. As grandes empresas somente poderiam investir aqui, mas o mesmo valeria para São Paulo. Assim, as empresas paulistas que poderiam financiar projetos aqui não mais o fariam. Vale lembrar também que em muitas regiões do país não existem empresas capazes de fazer os aportes financeiros. Projetos com viabilidade nacional também sofreriam com tal medida. Ficariam impedidos de captar recursos onde acontecem.

Marino Galvão Jr., ator e diretor teatral

Prestes

Sobre a matéria "O legado de um revolucionário" (Gazeta, 6/7), um sujeito que teve a mulher grávida deportada para ser confinada e morta em um campo de concentração nazista, e depois fez uma aliança política com o ditador que a deportou, tudo em nome da "causa", não merece tanta exposição. Que ser humano é esse? Sinto por sua filha, que tem essa necessidade de justificar algum heroísmo em tão patética figura.

Publicidade

Ivo Hauer Malschitzky

Encíclica

Bonita e oportuna a reportagem que apresenta a encíclica do papa Francisco A Luz da Fé (Gazeta, 6/7). De fato, a fé como luz se faz muito necessária em nosso país em tempos de quebra de paradigmas. Que a fé brilhe nos porões da nossa nação, que precisa de luz.

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR

Imóveis

Publicidade

Não concordo com a afirmação da coordenadora da União Nacional por Moradias Populares (UNMP), de que utilizar imóveis ociosos no Centro da cidade para acabar com o déficit habitacional seja uma boa solução (Gazeta, 6/7). Muitos trabalhadores adorariam um apartamento no Centro, mas poucos conseguem efetivamente comprar um. Por que alguns, em muitos casos sem qualquer ocupação, deveriam ter esse privilégio? Assistencialismo deve prover o mínimo para garantir subsistência, mas não deve prover luxos.

Renan Baggio

Memória

Sobre a matéria a respeito de produtos para melhorar a memória (Gazeta, 8/7), tenho 84 anos de idade e desde a aposentadoria, aos 76 anos, já escrevi 21 livros, faço palestras e nunca precisei usar nenhum estímulo elétrico, impulso eletromagnético ou qualquer outra coisa. Tudo o que mexe com nosso organismo ou cérebro e que não seja natural tem consequências prejudiciais.

Darcy Machiavelli

Publicidade

MMA

Ficou mais do que claro que a política dominou o MMA (Gazeta, 7/7). Infelizmente, tudo gira em torno do dinheiro. Anderson Silva deixou marcada sua relutância em atender White, que envergonhou o evento. Mas baixou os braços e resignou-se à vontade dos picaretas. Melhor que não atender e acabar atrás das grades como Mike Tyson...

Mauro Fregonese

Musicada

Tivemos no fim de semana a primeira Musicada da Rua da Cidadania da Boa Vista, com a participação de cerca de 80 pessoas. Foi um grande show! Jovens talentos tiveram a oportunidade de oferecer à comunidade em geral sua arte. Parabéns aos organizadores por mais esse incentivo à cultura. Só falta divulgar um pouco mais para que outras pessoas também tenham a oportunidade de participar, quer como artistas quer como plateia.

Publicidade

Ana Gil

Rodovia

É uma vergonha o trecho da BR-277, do posto da Polícia Rodoviária Federal até o fim da serra. À noite, com cerração e chuva, é impossível dirigir porque a sinalização é precária, os olhos de gato estão vencidos e o condutor não tem visão da estrada. Isso é crime!

Cesar Abreu

Táxis

Publicidade

Gostaria encarecidamente que a Gazeta do Povo continuasse a acompanhar de perto a licitação para a concessão de novas placas de táxi, pois há muitos interesses escusos por trás disso. Na verdade, 80% dos profissionais que trabalham são colaboradores, enquanto os verdadeiros donos estão em casa tranquilos, só explorando e recebendo dinheiro. Isso tem de mudar.

Alvadir Faria

Evo Morales

O presidente Evo Morales invadiu instalações da Petrobras na Bolívia e o então presidente Lula ficou calado; mantém brasileiros presos desde fevereiro e a presidente Dilma também está calada. Agora não permite a saída para o Brasil de um opositor ao seu governo detido há mais de um ano na nossa embaixada. São motivos suficientes para que os brasileiros não defendam Evo Morales só porque seu avião foi impedido de sobrevoar alguns países europeus.

Cristóvão Lemos

Publicidade

Sogra fantasma 1

Precisamos de umas respostas do governador Beto Richa sobre a nomeação de Ezequias Moreira e o uso do avião da FAB para assistir a um jogo de futebol. Será que Beto Richa está vivendo na Suíça, não acompanha o noticiário dos jornais e tevês, ou talvez tenha algum problema de visão para não perceber o que está acontecendo? Como seu eleitor, estou estupefato!

Antonio Carlos P. Braga

Sogra fantasma 2

Considero vergonhosa, vexatória e uma afronta ao povo do Paraná a nomeação de Ezequias Moreira como secretário especial. Como o senhor governador Beto Richa pode ser tão displicente na nomeação de um secretário? E pior: ter a ousadia de afirmar que não vê nenhum problema?

Publicidade

Afonso Arnhold

Ministérios

Será que ninguém percebeu que os 39 ministérios são o mensalão da Dilma? Quando era presidente, Lula mandou dar dinheiro para os parlamentares votarem com o governo; agora, Dilma deu ministérios para os partidos e parlamentares votarem com o governo. Qual é a diferença?

Wilson Teigão Júnior

Água

Publicidade

É constante a falta de água que ocorre no bairro São Braz. No último fim de semana, ficamos sem água e o que me foi dito é que houve aumento de consumo e o reservatório está com nível baixo, mesmo com a quantidade de chuvas que tivemos. Parece mais incompetência no controle do tratamento do que qualquer outra coisa.

Sebastião C. Pereira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.