Até que enfim o CNJ interfere com mão de ferro sobre os desmandos do desembargador Clayton Camargo. Não é preciso ser especialista para imaginar que algo de lúgubre e sombrio instalou-se no TJ-PR sob a presidência desse senhor. Com certeza, o ato de requerer antecipadamente a aposentadoria é uma clara e evidente tentativa de evadir-se das acusações e evitar responder judicialmente por eventuais práticas espúrias. Resta-nos aguardar as conclusões da sindicância do CNJ para termos a certeza daquilo que já presumimos.
Marcelo Rebinski, historiador
Tribunal de Justiça 2
E pensar que a "punição" a desembargadores é a aposentadoria compulsória. E quando é para premiar? Um cargo vitalício para parentes, empréstimos, favores e presentes de empresários? Até parece que estamos na Antares de Erico Verissimo, quando os corruptos eram homenageados em desagravo às denúncias dos defuntos. Se bem que o realismo fantástico que se vê no Paraná é muito mais insólito que o visto em Incidente em Antares.
Fábio Bettes
Partidos
Oportuno o editorial "É hora de buscar os partidos" (Gazeta, 22/9). No sistema democrático que, felizmente, está se consolidando no Brasil, não há outro jeito: é no voto! Por isso, estimular os jovens a buscar os partidos e "tentar mudar" é a palavra de ordem. Acredito que na próxima eleição haverá mudanças. É esperar e acreditar. Não vamos perder a esperança.
Edson Luiz Campagnolo, presidente da Fiep
Terceirização
Sérgio Butka afirmou, em seu artigo "Terceirização total é atraso" (Gazeta, 24/9), que o PL 4.330 mostra o quanto os políticos e os empresários estão atrasados na busca por uma relação moderna entre capital e trabalho. O que posso afirmar, com toda a certeza, é que "relação moderna" pode ser tudo, menos o que prega e faz sua central sindical, sua federação e seu sindicato.
Caio Savério
Pedágios 1
No caso dos pedágios (Gazeta, 23/9), o único ajuste de conduta que deveria ser aceito é o rompimento dos contratos, pois os mesmos não foram cumpridos. Esse acerto continua beneficiando tão somente os amigos, os financiadores das campanhas políticas, parceiros de longas datas, sem punição nenhuma.
Carlos Henrique de Oliveira
Pedágios 2
Os pedágios em estradas esburacadas provocam outro buraco no bolso do motorista. Essa duplicidade de buracos, na pista e no bolso, é uma prova de que eles detêm o poder de fazer o que querem, como querem e quando querem. E o povo pagando, ou melhor, sendo assaltado diariamente sem esperança de redução.
Mauro Tintin Biazi
Concessões
Temos inúmeros casos de concessões que já deveriam ter sido fechadas pelos maus serviços prestados, principalmente as telefônicas, que prometem serviços de qualidade, cobram caro e não entregam o prometido. O correto seria não cobrar a concessão e exigir serviços de altíssima qualidade e preços baixos para atrair investimentos exteriores e, principalmente, turistas. No caso da construção do aeroporto, o investimento foi feito via erário. Qual a razão de o governo cobrar (e interferir) tanto no investidor que quer prestar serviços em concessões públicas?
Celso O. Izepão
Alemanha
A vitória de Angela Merkel (Gazeta, 24/9) é o resultado de um governo sério e eficaz, de uma chanceler séria e simples, que transmitiu aos seus compatriotas que a coisa pública tem de ser administrada com pulso firme. O Brasil precisa de governantes assim!
Daniel da Silva Andrade
Impostos
Essa inacreditável arrecadação de R$ 83,9 bilhões em agosto, batendo o recorde do mês, ocorreu mesmo após e apesar das inúmeras desonerações feitas pelo governo para melhorar o cenário da nossa economia, sem que isso tenha acontecido. O governo arrecada muito e mal, gasta demais. Pobre Brasil! Pobres brasileiros! Um povo que sua a camisa para sustentar um governo incompetente e perdulário, e não vê qualquer perspectiva de mudança nesse quadro caótico.
Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro RJ
Revolução
Acredito que a história verdadeira não é refletida na reportagem "E a revolução esbarrou no Paraná" (Gazeta, 21/9). Floriano foi um péssimo presidente. A Revolução Federalista tinha a intenção de implantar o parlamentarismo, que já vinha se esboçando ao fim do Império e foi duramente eliminado pelo militares.
Luiz Fernando Bartolomei Fink
Cultura
Importantíssima a reflexão sobre a chamada arte erudita no editorial "Bravatas humilhantes" (Gazeta, 21/9), principalmente porque corrobora o pensamento de muitos artistas, produtores e gestores culturais. A população pode não estar muito ligada no descaso generalizado em relação aos investimentos em políticas públicas culturais, quase irrisórias e que não chegam nunca aonde deveriam chegar. Mas os artistas, produtores e fazedores de arte estarão sempre em alerta para que o Brasil acorde e comece a respeitar e oferecer o melhor da sua produção cultural aos brasileiros.
Wanderley Lopes, coreógrafo e produtor cultural
Futebol
O que a CBF está esperando? Uma tragédia no curto prazo, devido aos calendários malucos que obrigam os jogadores a uma maratona de jogos sem ter o descanso necessário? Ou os dirigentes dos times de futebol brasileiro vão ter de contratar mais jogadores para que haja revezamento entre eles. São muitas viagens e vários campeonatos ao mesmo tempo. Hoje um atleta desmaia no fim da partida; amanhã pode morrer.
José de Paula
Paraná
Vi uma pesquisa feita há alguns dias em que um pesquisador disse haver falta de identidade do paranaense, sobre sermos pouco conhecidos em outros estados. A ignorância nesse caso é alheia, quem não nos conhece são os demais, assim como o Brasil não é conhecido no mundo. O paranaense tem identidade.
Roberto Sihnel
Meio ambiente
Guaraqueçaba está situada em uma área de proteção ambiental e a gestão da cidade mandou cortar todas as árvores que faziam parte de uma área chamada de Ponta do Morretes; simplesmente acabou com uma vegetação formada principalmente por seringueiras.
Ana Cristina Francisco de Oliveira
Mensalão 1
Quanto à decisão do STF de fazer novo julgamento para os mensaleiros, tenho a mesma opinião do deputado federal Osmar Serraglio: houve uma opção entre a correção e a corrupção, e alguns ministros optaram pela corrupção, demonstrando que no Brasil a balança da Justiça pende sempre para o prato que contiver ouro. Essa história de quem tem mais recursos contrata "melhores advogados" é a coisa mais absurda que já ouvi. Um advogado pode ter mais ou menos experiência na área, mas nenhum advogado é melhor que outro; o que existe em todos os níveis da Justiça são aqueles que corrompem o Judiciário.
Muiraquitan Sá Chaves, advogado
Mensalão 2
A decisão dos seis juízes do STF foi justa. Fico impressionado com a "gana" de determinados segmentos em condenar o PT, que vem realizando o melhor governo desde a proclamação da República em relação a medidas para diminuir a desigualdade e desemprego, frear a ganância do sistema financeiro, distribuir médicos onde se necessita, colocar o país em posição de respeito no mundo. Enfim, só não faz mais porque o sistema foi construído para privilegiar quem hoje o quer condenar.
Randal Guelfi
Mensalão 3
Considero o voto do ministro Celso de Mello uma traição contra o povo brasileiro, uma absoluta falta de compreensão e responsabilidade em relação aos anseios de nosso povo. Além disso, desrespeitou os seus pares do STF, aliando-se na última hora a ministros dissimulados e sem crédito. Espero que esse gesto permaneça na consciência de Celso de Mello pelo resto de sua vida.
Delbio Di Donato
Drogas
A venda e uso de drogas é mais um dos tantos tumores presentes em nossa "maravilhosa" nação. Não é evidente que, depois de décadas batendo na mesma tecla, a do tratamento, e não vendo resultados, algum outro tipo de providência deve ser tomada? Enquanto não houver lei que iguale usuários e traficantes, que os repreenda, tudo irá continuar na mesma decadência.
Jessica Santos Bombilio
Médicos estrangeiros
Com toda a polêmica formada a respeito da vinda de médicos estrangeiros ao Brasil, principalmente de Cuba, talvez a solução seja proceder de maneira contrária: levando os pacientes brasileiros a Cuba para lá serem tratados. Bastaria adaptarmos pelo menos dois grandes navios de passageiros, daqueles utilizados em cruzeiros marítimos, com capacidade para milhares de passageiros, em navios-hospitais. Lá chegando, os médicos cubanos poderiam subir ao navio e realizar as consultas aos pacientes. Cuba não está tão longe. Levaria poucos dias para lá chegar. Muito mais rápido que o atual atendimento pelo nosso SUS. E os Conselhos de Medicina haveriam de parar de se interpor ao trabalho desses médicos, e as denúncias de trabalho escravo cairiam por terra.
Carlos Eduardo Wendler, empresário
Animais
Penso que as autoridades deveriam aproveitar essas pessoas que têm bom coração para definir uma política de castração em massa. Achar que as pessoas que se ocupam com os animais abandonados são doentes é um equívoco, e também preconceito.
Vilmar C. Bonfim
Lei Seca
Para inibir os casos de embriaguez ao volante, deve-se proibir postos de combustíveis de vender bebidas alcoólicas. Não há sentido em uma lei que proíba o cidadão de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas se no posto em que se abastece há bebidas à venda. A outra atitude é tão difícil quanto a primeira: a população tem de ter consciência de que o álcool destrói vidas.
Emanuel Zenone Feola
Papa Francisco
Sobre os homossexuais e os divorciados, o papa Francisco acertou em dizer que são condições da vida real, do dia a dia. As pessoas têm de se adaptar às situações. No caso do divórcio, você não pode ter de aturar uma pessoa até que a morte os separe. Com relação ao aborto, seria melhor evitar a gravidez indesejada. Vacina-se contra HPV, por que não contra gravidez indesejada?
Antonio C. Dino
* * * * * As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.