Espero que o atual comandante da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, possa fazer pelo menos 40% do que propôs. Desejo a ele muita sorte. Só esqueceu de falar ou não quis sobre aumento de salário aos policiais. Como resgatar a autoestima da PM sem falar em salário? Na minha opinião, começou mal.
Osmar de Oliveira, Umuarama-PR
Troca de comando 2
Conheço Marcos Sheremeta e sei de seus princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. O fato de ele conhecer pessoas do jogo de bicho não o compromete. O que compromete é o jogo político. Quantos políticos possuem ligação estreita ou têm suas campanhas patrocinadas pela contravenção? Um dia somos pedra e em outro somos vidraça.
Alcione Prá , sociólogo
Orçamento de Curitiba
A frota de veículos continua crescendo na grande Curitiba, a malha não comporta o tráfego. Prefeitos, secretários, vereadores, sabem disso, inclusive o cidadão comum percebe que muitas ruas só aguentam o pavimento definitivo. E pretendem continuar maquiando, fazendo emendas orçamentárias para antipó. Sai barato.
Roni Capote de Oliveira
Orçamento federal
A desvinculação do orçamento deveria ser zero. Assim forçaria um melhor planejamento e os objetivos traçados no Legislativo teriam melhores resultados. Seria também menor a capacidade de cooptar os outros poderes e mais equilibrada a República. Hoje o Legislativo anda a reboque do Executivo, que determina a pauta das discussões ou forçando aprovações, numa lógica invertida.
Dimas do Nascimento
Tarifaço do Detran
Só os deputados acreditaram que o governo estava fazendo a coisa certa ao aumentar as taxas do Detran com a justificativa de que o dinheiro iria para a segurança pública. Eu já sabia que toda essa conversa do governo de fazer e acontecer não era para valer. A segurança não vai melhorar, a saúde também não.
Eraldo Constanski
Terceirização de serviços
Esta de parabéns o governador Beto Richa por peitar o corporativismo ao implantar uma nova forma de gestão da coisa pública por meio dos contratos com as organizações sociais (OSs). Nós, o povo, precisamos de serviços que funcionem independentemente de quem os presta. Garantido o acesso aos que realmente precisam e o caráter público do serviço, só teremos o que comemorar. Eficiência já!
Caio Saverio
Adote um vereador
São iniciativas como esta de fiscalizar os vereadores que ajudam no combate à corrupção, enraizada no Brasil. Falta muito para alcançarmos um nível mínimo de acontecimentos que envolvem a corrupção, mas estamos no caminho certo para a erradicação dessa praga. Essa corrupção que resulta em mortes por falta de atendimento médico, aumento do número de desempregados e analfabetos e o crescimento da insegurança nas cidades.
Vilson Bonacin
Superendividamento
Restringir a publicidade para inibir o superendividamento soa a um extremismo desnecessário. As propagandas induzem, realmente, o consumismo, mas não atuam por si só. Vivemos em uma sociedade que se move e se alimenta pelo consumo, pela moda. Se um indivíduo não consegue controlar sua conta bancária significa que ele não sabe o que é realmente relevante comprar e desconhece a fatura de sua conta!
Marcelo Nakamura, Londrina
Imóveis abandonados 1
Desapropriação urgente desses imóveis e grandes áreas, que servem para especulação. Devem ser desapropriados e destinados à moradia social, como foi feito no bairro Parolin e outros lugares, onde áreas e terrenos foram desapropriados, com cunho "social".
Celso Andrade Lima
Imóveis abandonados 2
Todos os dias passo em frente de um prédio abandonado no Bigorrilho e ocupado por moradores de rua. É de dar medo! E é em lugar nobre, perto da Praça da Ucrânia. Moro ali perto há mais de 15 anos e me surpreende que esse prédio continue naquele estado e que ainda faça parte da paisagem de um comércio cada vez mais requintado na região.
Marcia Regina
Obras no aeroporto
Essa situação de obras no Aeroporto Afonso Pena tem de acabar definitivamente, pois com a falta de respeito das companhias aéreas com o consumidor está muito difícil para quem precisa ir para Curitiba no período da noite. Com os atrasos absurdos, o voo não consegue pousar em Curitiba e somos mandados para os mais diversos destinos!
Fernanda Rodrigues
Ensino noturno
Os dados da reportagem "Ensino superior público oferta poucas vagas para quem trabalha" (Gazeta, 28/11) indicam a resposta. A iniciativa privada, através do negócio educacional, agradece a postura conservadora das universidades públicas. A UFPR Litoral oferece 73,4 % das vagas no período noturno, uma exceção nacional. Pena que a reportagem ignorou esse avanço.
Valdo José Cavallet, diretor do Setor Litoral da UFPR
Férias e filhos
Eu que moro sozinha com minha filha e preciso deixá-la na creche todos os dias, não sei o que fazer durante as férias escolares. A opção que me dão são as colônias. Mas como deixar os filhos às 8 horas da manhã e buscá-los às 17 horas? Trabalho até as 18 horas. Como faço para estar em dois lugares ao mesmo tempo?
Aline Maiara de Araújo
Atletiba 1
Para dar segurança durante o jogo Atletiba, há três opções: 1) jogo sem torcida no estádio; 2) não sair de casa e 3) colocar o Exército na rua para ajudar os militares. Que estejam em ônibus, estações-tubo, terminais, além de em prontidão em volta do estádio.
Marcelo Catto Gallina
Atletiba 2
É bom ter policiais no jogo, mas acredito que não irão ocorrer os incidentes parecidos com os do Couto Pereira, quando do episódio do rebaixamento do Coritiba. Isso porque o Atlético já está rebaixado e com um time muito fraco tecnicamente, não irá oferecer resistência nem raça contra o Coxa.
Jadir Pedo Klabunde
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura