Sobre o uso indevido da Rádio e TV Educativa, gostaria de tecer algumas considerações. O governo federal, quando dá a concessão de uma emissora de caráter cultural, espera que ela cumpra essa finalidade. No caso do Paraná, a Educativa cumpriu essa função até que o atual governador assumiu. Ele passou a desvirtuar a finalidade da rádio e da TV Educativa, não só pelo seu uso como balcão político, mas sobretudo por achincalhar a programação com a inclusão de programas que nada têm de educativos ou culturais. Bons programas foram "varridos" da emissora por não satisfazerem o gosto do governador. As emissoras culturais sérias, como a Rádio Ministério da Educação do Rio e a Cultura de São Paulo, têm um conselho curador para aprovar a grade de programas. Aqui, do atual governador nada se esperar. Entretanto, a Justiça e o governo federal podem e devem corrigir esta distorção.
Oswaldo Euclydes Aranha, produtor culturalCuritiba PR
Corrida
É notório que a corrida presidencial nos EUA é uma competição de bilionários. É notório que estes senhores irão defender seu patrimônio e, posteriormente, o dos demais bilionários. Nenhuma blasfêmia, principalmente após o fim do comunismo. Ocorre que se trata da maior potência do planeta. Sua influência é inegável. Afinal, o que esta democracia representa para o mundo? Concentração ou distribuição de renda? Emprego ou desemprego? Altos lucros ou vida (aquecimento global)? Guerra ou paz?
Antônio Negrão de SáRio de Janeiro RJ
Saúde ocupacional
Como fisioterapeuta e especialista em saúde pública, tenho visto homens e mulheres que adoeceram no trabalho e/ou estão incapacitados para ele. Pagam o INSS e têm o direito de serem bem atendidos no momento em que mais precisam, mas muitas vezes são excluídos, pois o INSS afasta o sujeito do trabalho, mas não o trata. A saúde pública, o nosso "SUSpense", não tem resolutividade embora isso seja preconizado em seus princípios. O trabalhador doente com certeza acaba pedindo demissão, pois é liberado para voltar ao trabalho sem o tratamento adequado e se desespera. O empregador também paga o INSS e tem o direito de ver o trabalhador tratado. A empresa deveria ser orientada sobre como e por quanto tempo um ser humano pode ser capaz de trabalhar. As más condições e os acidentes de trabalho comprometem o equilíbrio da saúde física e psicossocial e, conseqüentemente, a qualidade de vida das pessoas. O que o poder público faz para mudar esta triste realidade?
José Giuliangeli de Castro, fisioterapeutaCuritiba PR
Excesso
"Sintonizei a Rádio Educativa e tive a "paciência" de contar o número de vezes em que ouvi a propaganda do Museu Oscar Niemeyer: 20 em um só dia. Haja paciência! Será que não temos outros museus e exposições?"
José Santos, autônomoCuritiba PR
Renan 1
O presidente do Senado, Renan Calheiros, petulante, diz que o Conselho de Ética é esquizofrênico. Será que o cidadão pensa que todos somos mentecaptos? Está na hora dele se afastar do Senado e da vida pública.
Newton R. SilvaCuritiba PR
Renan 2
O senador Renan Calheiros disse que suas vísceras foram expostas. De fato, soube-se de coisas de sua vida pessoal que não interessariam a todos. Só interessam porque, ao deixar que uma empreiteira pagasse suas (altas) contas, ele misturou o público com o particular."
Maria Elizabeth GomesCuritiba PR
Dengue
Falam tanto de dengue e pouco se faz. Temo a proliferação da doença em Curitiba. No km 82 da BR-277, sentido bairro-centro, próximo à passarela, há uma valeta enorme, criadora do mosquito e de outras coisas que ameaçam a saúde pública. Acredito que até esgoto é despejado ali. Já pedi à prefeitura, que diz que a responsabilidade é da concessionária, pois a valeta margeia a BR-277. Caso alguém se interesse pelo problema, ela está ali, dormindo em berço esplêndido, ameaçando a saúde dos munícipes de Curitiba.
Joir Rael Lacerda LopesCuritiba PR
Crise aérea
"Para o raciocínio do ministro Guido Mantega, deve ser simples acabar com a crise aérea: é só dobrar os preços das passagens."
Murilo Lessa Ribeiro, empresárioCuritiba PR
***
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura