Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Urbanização 1

Casas com quintais e até com minibosques estão sumindo para se construir paredões de sombra e umidade. Enquanto isso, no Centro da cidade há vários prédios abandonados ou semiabandonados, que poderiam ser reformados ou demolidos para construção de prédios ecologicamente corretos, caso houvesse leis que punissem o dono ou donos do imóvel, independentemente da situação jurídica em que se encontra.

Márcio Anacleto

Urbanização 2

Vários autores defendem que um aumento da densidade é saudável e citam casos de cidades agradáveis que possuem uma densidade superior às nossas. Mas vale lembrar que a baixa densidade que temos é causada também por se dedicar boa parte do solo para as pistas de trânsito motorizado. Uma política que priorizasse o deslocamento ativo poderia reduzir a necessidade de tanto espaço viário.

Luís Patrício

Urbanização 3

Morador e comerciante no Hauer há 40 anos, discordo de que tenha havido queda de 3,9% no número de seus habitantes. Por ser um bairro de grandes terrenos, houve e continua havendo a substituição de um morador por três ou mais. No lugar de uma casa são construídos diversos sobrados, e além disso há construções de apartamentos, muitos já habitados. Não posso aceitar esse número, pois incentiva os órgãos públicos a deixar de fazer benfeitorias no bairro.

Urandy Ribeiro do Val

Eleição

Não sei se é para entrar em desespero, só sei que está difícil ter esperança. Aproxima-se a eleição e os candidatos a cargos executivos (federal e estadual), tirando as generalidades e obviedades de sempre, até agora não disseram, concretamente, quais são seus programas de governo. Mesmo que se conheça algumas reclamações do povo, eles deveriam partir de um diagnóstico para identificar quais são as reais demandas da sociedade e quais soluções pretendem implementar para cada problema detectado. Gostaria de saber quais são as medidas concretas que serão adotadas para melhorar a saúde, a educação e a segurança pública, por exemplo.

Antônio Dilson Pereira

Salários de juízes 1

Os salários pagos aos juízes refletem a democracia que vivemos e são fruto da nossa não politização e participação. O povo brasileiro é acomodado, individualista e educado a não reivindicar nada. Não sabe a força que tem. Tenho medo do que este nosso país pode virar se continuar nesse ritmo.

André Alves Pereira

Salários de juízes 2

Não me parece justa essa oposição aliada a tamanho alarde pelo que percebem os magistrados, não só do Paraná, mas do Brasil! As profissões são diferentes; não podem ser comparadas. Ora, esses trabalhadores cujas profissões se diferenciam das exercidas pelos juízes não têm a devida e justa remuneração porque os poderes concernentes não lhes atendem! E esse poder não se pode atribuir ao Judiciário, mas, evidentemente, aos governos federal, estadual e municipal e respectivos legislativos. Ao Poder Judiciário é que não compete, não cumpre acolher suas reivindicações, pois que, com certeza, se lhe fosse autorizado atendê-las, não me resta a menor dúvida de que seriam atendidas.

Zanoni de Quadros Gonçalves

Economia

Sobre o editorial "Reduzir e simplificar" (Gazeta, 29/7), a máquina pública "aprendeu" a viver de imposto e, se tirar isso dela, ela quebra, porque está tão inflada que não saberia por onde cortar. Mas uma coisa é fato: se levarmos em consideração toda a carga tributária e o roubo que temos hoje, o Brasil pode ser considerado um país muito rico.

Fabrício Ferrera

Repar

Ficamos apavorados com essa manutenção da Repar (Gazeta, 29/7). As crianças estão assustadas ainda, as casas tremiam! É um absurdo não sermos informados com antecedência sobre esses procedimentos. Incidentes têm acontecido com ­frequência, a população não passa por nenhum tipo de treinamento e ficamos sem saber o que fazer. As autoridades deveriam olhar mais por nosso povo. A poluição está cada dia pior e há dias em que o cheiro é insuportável.

Juliane Padilha

Pedágio

Sou a favor do pedágio. Mas tem de cumprir o que foi pactuado no contrato. Essas alterações que fizeram nos contratos do Paraná não deveriam ter ocorrido. Não foram salutares para ninguém, principalmente para nós, usuários. Acredito que, como esses contratos do Anel de Integração foram os primeiros, não sabiam muito bem como fazê-los, mas os próximos, e eles devem ocorrer, serão melhores para a população, como foram os das BRs 101 e 116. O que não dá para aceitar é ter rodovias intransitáveis e que matam um monte de gente.

Flávio Augusto Vieira

Detran

Um absurdo as altas taxas cobradas pelo Detran, inclusive as despesas de pátio, pois nenhum cuidado eles proporcionam aos veículos. Deixam os mesmos ao relento e cobram como se o veículo estivesse em estacionamento de luxo. O pior é que somente os assalariados acabam amargando tal situação, pois os ricos se viram. Penso que todas as despesas e taxas deveriam levar em conta o valor do veículo, mas não é assim.

Vilmar Fernandes

Transporte coletivo

A tecnocracia dos anos 1970-1990 deu espaço para os politiqueiros irresponsáveis que não andam de ônibus e acham que entendem de mobilidade e modais. Dá saudade de quando eu pegava o "laranjão", pagando com a ficha do vale-transporte, e andava vazio. O expresso do Boqueirão saía da RB direto para o Terminal do Carmo, havia mais veículos e várias linhas de expresso. Os ligeirinhos andam paradinhos nas sinaleiras, sempre lotados.

Marco Fernandes

BNDES

Se o capital do BNDES é composto pelo dinheiro de impostos pagos pelo povo, logo a maneira como é administrado é de interesse do povo. Se não temos como saber como ou por que o dinheiro brasileiro está sendo usado, estamos vislumbrando um ataque à nossa democracia e o uso indevido da diplomacia brasileira (uma das funções exclusivas do governo), pois como brasileiros devemos estar a par das decisões diplomáticas do governo federal.

Jonathan Schütz, estudante

Carreira

Que estímulo tem um servidor concursado se os principais cargos de chefia são ocupados através de cargos políticos? No seu árduo dia a dia, ele nunca chegará a um ápice em sua carreira. É por isso que nosso serviço público se encontra nessa desesperadora situação.

Rene da Cruz Belem

PMDB 1

Os dissidentes insatisfeitos almejam ir logo para o colo do governador. Ficar na mesma casa que os acolheu, garantiu notoriedade e comida e depois virar o prato é para gente mal agradecida.

Jorge Abib

PMDB 2

Inconformismo e fogo amigo do ex-governador Orlando Pessuti contra o senador Roberto Requião é um ato de justiça. Agora, deixar essa banda da panfletagem dissidente do PMDB passar tendo como maestro Doatico Santos é no mínimo incoerente, pois ele foi sempre foi cavaleiro templário do senador.

João Guilherme Cicarelli, Florianópolis – SC

Santander 1

A análise feita pelo Banco Santander não tinha nada demais. O analista apenas retratou o que vem ocorrendo e não se posicionou contra ou a favor de ninguém. A direção do banco é que agiu com dupla covardia ao demitir o analista e pedir desculpas.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Santander 2

Não é engraçado que um banco não possa alertar seus correntistas, precisando se retratar e até demitir funcionários? No entanto, o mesmo governo pode usar de meios ilícitos, mudando artigos na Wikipédia, que atua como uma enciclopédia na internet, retirando críticas sobre políticos aliados ao governo, rasgando elogios à presidente Dilma e detonando outros da oposição? Uma instituição privada tem o direito "democrático" de alertar, divulgar e desaprovar um governo. Já o governo federal não pode usar órgãos públicos para fazer propaganda gratuita de seus pares. É inconstitucional e os culpados deveriam ser demitidos.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.