Mario Abdo Benítez , do Partido Colorado venceu a eleição no Paraguai. Mais uma vitória da direita que se soma as da Argentina e do Chile na América do Sul. O Congresso do Paraguai vetou as urnas eletrônicas brasileiras, usadas em eleições anteriores. A falta de confiabilidade do modelo DRE fez com que elas fossem abandonada por países como Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Canadá, Rússia, México e Paraguai. Enquanto em 2014, Índia e Equador adotaram modelos mais avançados, o Brasil desde 1996 permanece com o modelo DRE de 1.ª geração. Temos motivos de sobra para desconfiar.
Izabel Avallone
Professores voluntários
O problema não está em se permitir o trabalho voluntário, mas sim em ocupar vagas que deveriam ser de profissionais concursados que deveriam estar recebendo para isso. Assim, o governo deixa de gastar com essas pessoas e usam o dinheiro para benefício próprio. Da mesma forma fazem com advogados, médicos, etc. Eu quero ver lançar a campanha de deputado voluntário, vereador voluntário, prefeito voluntário e por aí vai...
Rafael da Mata
Dois pilares do crescimento
O problema é que continuam fazendo concurso e contratando terceirizados. Há excesso de funcionários em todos os órgãos. É necessário uma reforma administrativa geral, pois os organogramas desses órgãos têm mais de 50 anos, antes mesmo das inovações da informática que possibilita o enxugamento da máquina pública.
Wilson Paulo Bettega
Relatório de aula sobre “golpe”
Os professores notadamente pensam que o impeachment foi golpe e tentam impor em seus alunos a sua ideologia. Isso é um absurdo no ambiente universitário público e gratuito brasileiro. Penso que poderiam propor uma reflexão aos alunos do tipo “O impeachment de 2016 foi golpe ou não?”. Dessa forma um sadio debate poderia ser proporcionado, com cada aluno expondo e defendendo seu ponto de vista.
Alcir Empinotti
Eleições 2018
A eleição de 2018 será um grande castigo aos principais partidos que vêm dominando o cenário político nas últimas décadas: PT, PMDB, PSDB, que ficarão arrepiados com a reação dos eleitores que estão cansados de notar os seus envolvimentos com corrupção e com suas lutas para defender os cúmplices e os destruidores da economia, da justiça e da moral nacional. De onde menos se espera, sairá o próximo presidente e uma grande renovação no Legislativo, isso se não forem traídos pelas urnas eletrônicas, tão bem protegidas pelos atuais responsáveis do TSE.
Benone Augusto de Paiva
Lava Jato
A decisão de desmembramento do processo é passível de recurso. Se por ventura a PGR não recorrer ou, caso recorrer, o pleno do STF manter a decisão, aí sim estarei convencido de que houve um “acordão”. Mas essa decisão até um estudante de direito do terceiro ano derrubaria. Acredito que haverá recurso e que a decisão não ficará em pé.
Luiz Carlos Lugues