• Carregando...

Precisamos das utopias para realizar os sonhos e, para isso, precisamos persegui-los. Sou solidária à colega educadora Ana Lúcia Jansen (artigo publicado em 20/7) e à leitora Juvita Leoni (coluna de 22/7). Coloco nossas esperanças no pensamento de Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim." Vamos nos unir, falar, gritar, vaiar e mudar o que aí está para que o país tenha o fim por todos sonhado!

Maria José Parchen, professoraCuritiba – PR

Tragédia 1

Mais do que apagão aéreo, o país sofre de três apagões maiores: moral, racional e humanitário. Pode-se dizer que é um verdadeiro Holocausto Brasileiro. Enquanto o Brasil todo chora, os responsáveis comemoram com veemência. Dois acidentes e mais de 300 mortes. Anac, Infraero, Aeronáutica, Defesa e Presidência: todos são responsáveis pela irresponsabilidade vista ao longo de dez meses. Após o segundo acidente, repetem o que fizeram depois do primeiro, dizendo que dia e hora esse caos será sanado.

Eugênio Iwankiw Jr.Curitiba – PR

Tragédia 2

O presidente Lula tinha razão quando deu dia e hora para que o caos aéreo acabasse. Provavelmente o prazo foi mal interpretado pelos incompetentes, a começar pelo ministro da Defesa e seus "subordinados". Provavelmente o prazo para que soluções imediatas fossem encontradas começará a vigorar somente agora, depois de mais de 200 pessoas morrerem por falta de soluções, em especial quanto à pista do Aeroporto de Congonhas.

Luiz BittencourtCuritiba – PR

Tragédia 3

Estou surpreso que até agora a ministra Marta Suplicy não tenha se manifestado sobre o acidente com o avião da TAM. Ela bem que poderia se juntar ao ilustre assessor Marco Aurélio Garcia e seu "companheiro" Bruno Gaspar para discutir o assunto. Os leitores já imaginaram o que não iria sair dessa reunião?

Emílio Carlos Ribeiro Mattos, economistaCuritiba – PR

Tragédia 4

Que será que esses deputados foram fazer nos EUA (conforme reportagem de 24/7)? Acompanhar uma investigação que eles não têm a menor condição de entender? Fazer declarações que não correspondem à realidade? Ou, o que é mais provável, exercitar a vontade de aparecer e, de leve, ganhar um passeio por conta do nosso dinheiro? O novato na Câmara, com seu desmentido, dizendo que foi "mal entendido", prova ter estofo para ser político nos moldes que bem conhecemos. Por outro lado, temos a declaração, ofensiva à Aeronáutica, do representante dos controladores de vôo. Devo ser analfabeto funcional, pois não vi, em lugar algum, qualquer insinuação de que o equipamento do Cindacta-4, em Manaus, pudesse ter sido sabotado por controladores.

Murilo A. SimõesCuritiba – PR

Tragédia e Pan

Assistindo ao Jornal da Globo de 19/07, triste com a tragédia do avião da TAM, não precisava ver as cenas que nossas autoridades nos proporcionaram. Primeiro, os gestos de pouco caso quando não sabiam estar sendo filmados. Depois, um ministro (Guido Mantega) deu entrevista mascando chiclete. Será que sua mãe não lhe ensinou boas maneiras ou que, uma vez no cargo, sua assessoria não lhe disse que isso é falta de educação? Ainda bem que temos atletas que, com a cara e a coragem, estão nos trazendo alegrias. Não são os Ronaldinhos, mas jovens comuns e de grande garra. Parabéns a eles.

Jocélia DomakoskiCuritiba – PR

Dúvida

"Será que em nosso país existe mesmo democracia? Enquanto os trabalhadores têm deveres a cumprir, os políticos só têm direitos e mordomias. É unilateral."

Dado Risden, odontólogoGuarapuava – PR

Anjos sociais

Fazia muito frio na manhã de domingo passado (22/7). Pela janela de casa, vi um corpo estendido do outro lado da rua. Sem saber que o ocorria, disquei 156 para chamar o "Resgate Social" (serviço da prefeitura de Curitiba). Para minha satisfação, não demorou mais de dez minutos para um veículo vir prestar o atendimento. Observei o assistente social conversar delicadamente com a pessoa e convencê-la a entrar no veículo para ser atendida. Fiquei com a sensação de que essa equipe é formada por verdadeiros "anjos", que guardam as pessoas necessitadas. O serviço merece os parabéns!

Rogério PiccoliCuritiba – PR

Previdência

"Os senhores deputados têm razão. É preciso mesmo se aposentar. Os coitados ganham pouco e seus salários são baixíssimos. Somente os nove que votaram contra a aposentadoria especial mostraram respeitar seus eleitores."

Nelo Pardini FilhoCuritiba – PR

Nunca na história ...

Cumprimentos ao professor Belmiro Valverde Jobim Castor pelo excelente artigo "Nunca na história deste país" (22/7). Vou aproveitar e encaminhá-lo ao inadvertido e presunçoso presidente Lula, acrescentando: "Nunca na história deste país, em tão pouco tempo, se viu morrer tanta gente em acidentes de avião". E, desta vez, senhor Lula, não venha dizer que não sabia que o céu deste país está completamente desgovernado e muito menos que isso é herança de governos passados.

Fernando Sielski, médico psiquiatraCuritiba – PR

PM

Em uma mesma edição da Gazeta do Povo, a de 23/7, li duas notas interessantes. A primeira, na coluna do Reinaldo Bessa, relata o roubo de um carro na Rua Ângelo Sampaio, com perseguição ao assaltante pelo dono e por um amigo. Ao pedir uma viatura, a vítima ouviu um "não" como resposta, pois os PMs estavam jantando. A segunda nota era a carta de um leitor sobre a invasão de um terreno em Campo Largo. Lá, a polícia não atendeu ao chamado por falta de viatura, sendo o atendimento feito uma hora depois. Considerando os impostos que pagamos, será que o comandante da PM tem algo a declarar?

Márcio FalabelloCuritiba – PR

Chávez x Mercosul

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou o Senado brasileiro de "papagaio do Congresso Americano". Mas ameaçar retirar o pedido de integração ao Mercosul caso dificultem sua entrada no clube sul-americano é demais! Quem é Chávez para exigir algo? Ele deve ser mesmo ignorado e banido pela cúpula do Mercosul antes que influencie mais países, como já fez com a Bolívia.

Osvaldo Nascimento JúniorCuritiba – PR

Grajaú

Herdeiros reclamam terras devolutas pelo Estado em uma época em que pessoas influentes conseguiam muito do governo (conforme reportagem sobre disputa no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná, em 21/7). Onde estavam os requerentes há 40 anos, quando a gleba em litígio foi loteada, com aprovação da prefeitura, e teve os lotes vendidos? Como se consegue aprovar um loteamento sem a anuência dos proprietários? Os que pagaram, registraram em cartório, com todas as negativas, e hoje habitam o balneário Grajaú nunca foram citados para se defender. No processo consta que o oficial de justiça não os encontrou. Bastaria se dirigir à prefeitura, pois há anos os proprietários pagam IPTU.

Guilherme M. Moro, estudante de DireitoCuritiba – PR

Buraco

Há cerca de um mês, a prefeitura de Curitiba abriu um buraco na rua Nelson Deip, em frente ao número 102. Não há sinalização para que pedestres ou motoristas desviem. Já liguei para a prefeitura três vezes e até o momento nada foi feito.

João Pedro Dino, metalúrgicoCuritiba – PR

Lixo

Em um momento em que a humanidade se preocupa com o aquecimento global, há gente que ainda não acordou para a questão ambiental. Em uma reportagem do Paraná TV 1.ª Edição de 14/7, uma empresária relatou que não tinha tempo para separar o lixo reciclável. Não é possível que uma pessoa não tenha a capacidade de colocar ao lado do recipiente de lixo comum (que deveria ser exclusivo para lixo orgânico) sacos ou sacolas extras para o "lixo que não é lixo". É lamentável ver gente com elevado grau de instrução que não pratica esse ato de cidadania.

Márcio Anacleto Serafim, compradorCuritiba – PR

Supersimples

Estou totalmente revoltada! Estamos a poucos dias do término do Simples Nacional e o site do INSS não funciona, a Receita Federal não atualiza os pagamentos das DARFs. O INSS não atualiza as GFIPs entregues. Sou contadora e fiz as pesquisas de restrições ao começo do mês. Faz dez dias que estou esperando a migração do Simples Nacional de empresas que não possuem mais débitos, que estão em dia com os tributos, mas no sistema da Receita ainda constam débitos que não existem mais. Onde o Brasil vai parar? Onde está o respeito com os contribuintes e com os contadores? O Senado não votou a prorrogação do prazo pelo fato de entrar em recesso, mas qual empresário tem férias em julho e em janeiro? Apenas nossos filhos contam com essa regalia, pois são estudantes. Mas os senadores gozam férias duplas. É revoltante e vergonhoso!

Viviane Ramthun Gumz, contadoraCuritiba – PR

*****

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PRFax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]