Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor

Vale-refeição

Sou a favor do vale-refeição concedido aos membros do Tribubal de Contas (Gazeta, 31/5), desde que o mesmo valor seja repassado a todos os trabalhadores. Chega de privilégios. Quanto aos gastos com livros, revistas e cultura em geral, deveriam ser repassados apenas para os aposentados. Quem trabalha não tem tempo de ficar lendo periódicos. Enquanto isso os processos se amontoam em todos os quadrantes do Judiciário.

David Francisco Pinto

Divulgação de salários

A publicidade completa dos nomes e salários dos servidores públicos é consequência da Lei de Acesso à Informação, sendo um importante marco na conquista da transparência pública. A divulgação é um direito da sociedade que paga os salários. Porém, isso ainda é pouco diante de tantos escândalos de corrupção que assolam o Brasil.

Maysa Victoria Talavera Vieira Gubert

Lula na surdina 1

Meus parabéns à Gazeta do Povo que, mais uma vez, se mostrou independente ao abordar um tema tão importante que vem a ser a "pressão indevida" de Lula ao STF e, mais ainda, méritos ao ministro Celso de Mello, que acha este um ato inconcebível do ex-presidente, que ainda acha que "pode prender e pode soltar" quem quer que seja.

Renato Carnasciali

Lula na surdina 2

O ex-presidente Lula não tem a mínima noção do que seja ética, ou, se a tem, não a pratica. Foi durante o seu mandato que assistimos ao episódio do mensalão. Portanto, ele agora deveria se manter longe de contatos com ministros do STF. O ex-presidente precisa se colocar no seu devido lugar, como ex-presidente, e deixar de interferir diretamente nos assuntos da Justiça.

João Candido de Oliveira Neto

Polícia fora da lei 1

Todos, sem exceção, devem respeitar a lei. No caso de funcionários públicos, a exigência deve ser rigorosamente cumprida e, quando não, punida de forma exemplar e imediata. Cabe ao governador tomar as devidas providências, punindo esses sujeitos que usam veículos oficiais para fins particulares. Se não o fizer, poderá ser considerado omisso ou conivente com esses abusos. De qualquer forma, nas urnas ele verá o resultado de sua ação ou de sua omissão.

Cristina Schuster

Polícia fora da lei 2

Uma coisa é certa: no Brasil é preciso mudar muita coisa, especialmente no que diz respeito ao alto escalão dos departamentos públicos. Muitos indivíduos acham que são os donos da razão só porque ocupam altos cargos. O regime militar passou, mas a famosa "carteirada" continua. Se um cidadão comum tentar questionar ou denunciar, estará sujeito a ser preso por desacato ou até perseguido.

Henderson Roque Melchiori

Segurança

Diante de tantos assaltos a residências de amigos meus, tive de colocar um sistema de câmeras de segurança em minha residência. A audácia dos criminosos e a falta de policiamento preventivo às ruas levam os bandidos a seguir os carros que chegam nas casas e, ao abrir o portão, os bandidos entram junto com o morador como se fossem visitas para não levantar suspeitas.

Edinelson Brasil Pinto de Abreu, São José dos Pinhais – PR

Código Florestal

As discussões sobre o novo Código Florestal deveriam abranger a Contribuição Sindical Rural, cobrada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) de todos os produtores rurais. A cobrança é anual e observo pequenos produtores que sequer ganham o mínimo para a sobrevivência pagando essa contribuição. É um absurdo pagar e não ter nenhuma contrapartida e nem saber a destinação desse montante arrecadado em todo o Brasil.

Daniel Marques, Virginópolis – MG

Radares

Mesmo com esse trânsito caótico, teremos mais 232 radares a serem instalados na cidade. Pensar em planejar, alargar ou abrir novas ruas, fazer um asfalto decente nas já existentes não passa pela cabeça dos governantes. Será que é porque não dá lucro?

Ronaldo Przybyszewski

Fumo

Se as estatísticas comprovam que os males são maiores que os benefícios, onde estão as autoridades para tomar providências mais positivas e firmes para combater o vício, como a diminuição das áreas plantadas por fumicultores. Estes trabalhadores da fumicultura devem receber apoio igual ou maior para deixarem a lavoura, que causa tanto ou mais males que o ato de fumar. Hildegard Dalla Benetta

Compra de empresas

É uma pena ver notícias como a da compra da Cometa pela Fedex (Gazeta, 29/5), pois o Brasil vai acabar virando uma imensa colônia dos Estados Unidos. Todo dia vejo notícias de que os americanos estão comprando nossas melhores empresas. Nem parece que os gringos estão em crise. Vão tomar conta do mercado no nosso país.

Ivan Pires

Estudantes no exterior

Ótima matéria sobre os estudantes paranaenses no exterior (Gazeta, 28/5). Também tenho o sonho de um dia estudar fora do país, mas sei que é difícil conseguir. Esses estudantes brasileiros mostrados na matéria estão de parabéns pela coragem e determinação.

Giovanna Calegari Luciani

Prioridade para sócios 1

Concordo com a priorização dos torcedores sócios, mas seria um absurdo pensar que é o fim dos torcedores comuns. Os clubes precisam valorizar todos os tipos de torcedores. O amor pelo time é algo que muitas vezes nasce na infância. Vai muito além do dinheiro.

Alan Rodrigo, São José dos Pinhais – PR

Prioridade para sócios 2

Eu era um dos que ia aos estádios nos dias de jogo. Mas nosso dia a dia não é só futebol. Os dirigentes precisam saber que não vivemos em função do clube, o clube é que precisa do torcedor. O salário dos jogadores é muito alto e por isso os ingressos custam muito caro. É uma luta desigual. O futebol de hoje criou mercenários. Gostaria de ir a alguns jogos com minha família, mas com ingressos a R$ 95 não há como.

Paulo Roberto Neves Chagas

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.