Eu e o meu marido tivemos o nosso carro roubado no dia em que o tiramos da loja. Fomos rendidos, levados juntos com o carro, ameaçados com arma na cabeça. Tivemos nossos celulares e notebook roubados. Quando fizemos o boletim de ocorrência, o policial nos perguntou se tínhamos seguro, mas nós não tínhamos pois o faríamos na manhã seguinte, na nossa casa, com um corretor de nossa confiança. No mesmo momento o policial nos disse, rindo, que era caso perdido. Como disse uma pessoa que passou por isso também, agora fazemos parte de uma estatística apenas. Não temos segurança, não temos soluções, não podemos confiar nos nossos policiais e não podemos fazer justiça com as próprias mãos.
Eliana Martins, diretora de arte
Segurança pública
Quero manifestar a minha preocupação com a segurança pública da minha cidade e de todo o estado do Paraná. Troca-se o secretário de Segurança Pública. E o que virá por aí? Não me venham com as mesmas mesmices, as mesmas promessas, as mesmas desculpas. Vamos agir no foco. Por exemplo, eliminar a banda podre nas polícias. Vamos acabar com os assaltos nas saídas dos bancos contra os nossos aposentados. Que o telefone do projeto Povo funcione na hora em que precisa, que a viatura esteja no bairro e não em serviço em outro bairro. Queremos ser respeitados e que possamos um dia passear na nossa cidade,no nosso bairro, com segurança.
José Augusto Soavinski, coordenador do Comitê de Segurança e da Ordem Pública do Movimento Pró-Paraná
Toque de recolher
Isso é lastimável. O que a polícia e os representantes da prefeitura e do estado dizem sobre essa situação em que bandidos dizem a que horas as pessoas devem se recolher? O que não pode acontecer é Curitiba começar a perder o controle dessa violência, a exemplo de outras capitais brasileiras Rio e São Paulo, por exemplo e outras grandes cidades paranaenses como Foz do Iguaçu. Não é uma realidade justa. Mais atenção de todos neste ano de eleições para as políticas de segurança e prevenção de crimes dos candidatos.
Ronenilton Santos
Vacina contra gripe A
É direito constitucional a vacinação. O governo federal faz cortesia com as verbas públicas, perdoando dívidas de outros países, sem ouvir a população e na hora de atender aos seus, não tem recurso. Para quê? Outubro vem aí.
Sergio Luiz Bessler
Regras para cães em apartamentos
Achei ótima a ideia da vereadora Julieta Reis de propor a criação de uma lei específica para a circulação/manutenção de cães em apartamento. Eu adoro cachorro e enquanto morei em casa térrea, sempre tive um, mas sempre do lado de fora, pois nunca consegui me ver dividindo meu espaço interno e íntimo de casa com um cão. Por mais que eu goste do bicho, não vou ser louca de considerá-lo e tratá-lo como "gente". Ora, quem não gosta de cumprir as regras de um condomínio, não está pronto para morar em um. Para essas pessoas é que existem as casas térreas com quintal. Bom-senso acima de tudo!
Noele Pag, comerciante
Cadeirinhas no carro
Uma criança entre 8 e 10 anos ser obrigada a usar cadeirinha em automóveis é algo no mínimo ridículo, pois o cinto de segurança já é suficiente. O lobby das indústrias força, os nossos "nobres" deputados "aprovam", e os idiotas dos proprietários de veículos são obrigados a arcar com mais uma despesa estúpida e absurda. A fiscalização deve observar e punir aqueles motoristas que dirigem com crianças e animais "pendurados" nas janelas, carregadas no colo e outras barbaridades.
Jose Carlos Novisk, corretor de imóveis Pontal do Paraná
Propaganda de parlamentares
Este é mais uma dos "benefícios" insanos que os aloprados de Brasília fizeram em benefício próprio, característico dos usurpadores. Infelizmente nossas instituições públicas estão desgastadas, e a população, inerte, como um doente, não reage simplesmente por desacreditar nelas. Vemos como exemplo esses deputados daqui que há meses espalharam outdoors em Curitiba e Ponta Grossa, fazendo propaganda antecipada.
Roberto Leão
Parques e praças 1
Acho um abandono o Jardim Ambiental do Alto da XV (Gazeta, 22/4). Há acúmulo de lixo, está malconservado, há queimas de folhas, que polui o ar, inclusive as árvores estão com marcas de queimadas. É um abandono e um desrespeito com os moradores que utilizam esse lugar para passear, descansar etc.
Lourdes Jaremicki Keinert
Parques e praças 2
Não precisa ser nem um especialista para ver que no principal parque da cidade, o Barigui, as águas estão poluídas e o açoreamento é total. Uma vergonha dita capital ecológica.
Gerson Paulo de Oliveira
Um pulo para a faculdade
Com certeza, a aprovação no vestibular não é garantia de que o estudante possa dispensar os conhecimentos do terceiro ano do ensino médio e entrar para o mundo universitário. Luiz Fernando Stocco, citado na matéria (Gazeta, 20/4), coloca a questão chave: maturidade. Universidade não significa apenas mostrar que o aluno tem capacidade de passar no vestibular, vai além disso! Significa saber se comportar perante a sociedade, saber pensar como se já fosse um profissional, saber respeitar e ser respeitado e, principalmente, ter certeza de ter escolhido o curso certo, do qual muitas vezes dependerá o futuro do profissional.
Vandressa Friesen
Palácio Iguaçu
Gostaria de parabenizar o artigo do professor Key Imaguire Junior em relação ao Palácio Iguaçu (Gazeta, 21/4). Concordamos plenamente que essa obra deveria já ter sido paralisada, pois trata-se do patrimônio de todos os paranaenses e brasileiros. Possui ainda o agravante de estar sendo conduzida por profissionais sem a devida habilitação legal, para executar obras em edifício ou conjuntos de caráter monumental ou grande valor artístico.
Claudio Forte Maiolino, professor de Arquitetura Brasileira
Diários secretos 1
A respeito dos diários secretos da Assembleia Legislativa, parabenizo a Gazeta do Povo por não permitir que esse escândalo caia em esquecimento. Isso é muito sério, e a omissão de todos os envolvidos, sejam deputados ou os premiados com cargos e salários imorais, demonstra que ninguém controla como o nosso dinheiro é utilizado. Esse descontrole favorece a corrupção e deve ser exemplarmente punido com a prisão e a devolução de todo o erário surrupiado, além da cassação definitiva de quem emprega indevidamente!
Cristina Schuster
Diários secretos 2
Recadastramento feito, a mim não enganam mais, mas agora outras questões deverão vir à tona. Por exemplo, onde está o dinheiro pago indevidamente à todos os fantasmas? Quem será responsável e devolverá esse dinheiro, que é público, é nosso! Os funcionários que tinham salários acima do teto devolverão a diferença? Punições? Gazeta do Povo RPC TV e população devem continuar cobrando explicações desse pessoal que ao que parece não está nem aí para a população.
Fernando Iurk
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.