Não tem muito tempo que o PT criticava nossa política internacional, inclusive chamando-a de diplomacia de vira-latas. Ora, o que dizer hoje do desmoralizado Itamaraty e do Planalto, que não passam de cumpridores de ordens dadas por republiquetas da América do Sul? Na Bolívia, um cocalero dita as normas e o Brasil obedece; a louca que preside a Argentina estabelece as regras para o Mercosul; na Venezuela, Maduro cala o bico da nossa presidente quanto à situação desastrosa em seu país. É melhor ser vira-latas do primeiro mundo que do terceiro.
Humberto de Luna Freire Filho, médico, São Paulo SP
Auxílio-moradia 1
Por que o Tribunal de Justiça do Paraná teima em trabalhar na contramão do Conselho Nacional de Justiça e também contra a sociedade civil? Será também que o TJ-PR não irá pedir também Bolsa Família?
Paulo Eugenio Mendonça de Anunciação
Auxílio-moradia 2
O auxílio-moradia para os juízes e desembargadores é um escárnio! É um tapa na cara da população proporcionado pela Alep. Pergunto ao presidente da Casa, Valdir Rossoni, onde está o espírito de economia tão propagandeado pela mesa por ele presidida. Desse jeito, o Paraná não terá moral para reclamar de sua exaustão financeira arquitetada pelo governo federal.
Antonio Carlos P. Braga
Assembleia
Às vezes me pergunto se não estou vivendo na vida real a hilária telenovela O Bem-Amado, com as artimanhas protagonizadas por Odorico Paraguaçu na fictícia Sucupira. Pois é isso que vejo o Poder Legislativo promover nos últimos dias. "Tratoraço" para aprovar auxílio-moradia para juízes, privatização da saúde com a criação da Fundação Estatal de Saúde, votações a toque de caixa em projetos de interesse do Executivo e declaração machista do presidente da Casa. Chega a ser irônico e sarcástico.
Marcelo Rebinski, historiador
Partidos
A palavra "partido" pode ser um adjetivo, que significa rachado, quebrado; ou um substantivo masculino, que significa uma associação organizada de indivíduos que, tendo as mesmas ideias políticas e sociais, se congregam para realizar o seu programa. Todavia, os partidos que vemos por aí estão mais para o adjetivo. O substantivo só existe no domínio das ideias.
Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina PR
Mensalão 1
Parabéns a Joaquim Barbosa por sua defesa contra os lesa-pátria. Diante da ingenuidade legal de milhões de brasileiros, alguns togados nos tentaram fazer entender que a associação para o crime praticado pelos mensaleiros não é formação de quadrilha, mas sim uma equipe de trabalho, que labora de forma organizada. Doravante é assim que devemos classificar os integrantes do PCC e Comando Vermelho: uma equipe de trabalho.
Humberto Alfredo Mendes
Mensalão 2
Se restava alguma dúvida de que o Supremo Tribunal Federal estava dominado por ministros escolhidos a dedo por Dilma, agora o véu caiu de uma vez. Com o resultado da votação sobre os embargos infringentes, Zé Dirceu pôde comemorar junto com o Lula, talvez abrindo uma garrafa de vinho de safra especial. Lula realmente se esforçou por cumprir a promessa de que o mensalão nunca existiu. Não conseguiu, mas está se consolando com o resultado que deixa Dirceu em prisão semiaberta.
Mara Montezuma Assaf, São Paulo SP
Lula
O ex-presidente Lula dizia que, quando saísse do cargo, "iria assar seus coelhos e mostrar a outros ex-presidentes como se comportar, sem dar palpites no governo de ninguém". Pois bem, fez exatamente o oposto disso e, agora, ainda conspira para ser o candidato no lugar da sua pupila Dilma, que ele imagina poder ser derrotada em outubro. Caso seja ele mesmo o candidato do PT, esta será uma ótima oportunidade para se enterrar o mito do Lula imbatível, que não sai do palanque nem do salto alto.
Sandro Ferreira, Ponta Grossa PR
Democracia
A televisão mostrou a imagem noturna da democrática Coreia do Sul com muitas luzes e progresso, e a comunista Coreia do Norte quase totalmente escura, triste e sem vida. A lição que fica é de que o "espetáculo do crescimento" não acontece por mera vontade política, e sim por meio da democracia, que dá aos indivíduos, cujo potencial é infinito, as chances de promover o seu próprio desenvolvimento e, por consequência, o do país como um todo.
Edgard Gobbi, Campinas SP
Contradição
O Brasil é o país da contradição. É governado pelo PT, que dizia não roubar e nem deixar os outros roubarem, e aí estão os mensaleiros. Diz-se um país laico, mas a presidente usa recursos oficiais para assistir a uma cerimônia privada no Vaticano. E vangloria-se de não ser racista, mas prende mesmo sem provas, ou com provas frágeis, o negro Vinicius Romão, seguramente pela sua cor.
Luiz Nusbaum, médico, São Paulo SP
Secretário de Segurança
O governo da presidente Dilma não tem mesmo vergonha. Perseguir o governo do Paraná sem o menor escrúpulo é muita covardia. Primeiro foram os empréstimos, agora o veto ao indicado do governador para a Secretaria de Segurança Pública. Quando a política vai ser um jogo limpo, com o cidadão como ator principal?
Zélia Braz
Polícia Militar
Sugiro ao comandante-geral da Polícia Militar e ao diretor-geral da Polícia Civil que convençam o governador Beto Richa a pagar aos policiais uma gratificação de risco de vida aos ativos e inativos. Se não for aceita esta proposta, que lutem, então, pela concessão de auxílio-moradia, a exemplo do concedido ao Poder Judiciário.
Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo PR
Bicicletas
Aprovo dar mais espaço para as bicicletas, pois o uso das mesmas, além ser um hábito de vida saudável, facilita a mobilidade urbana. Entretanto, frequentemente tenho sido quase atropelada em plena faixa de segurança por ciclistas que não respeitam o semáforo ou que andam na contramão. Entendo que deveria ser criada também uma campanha educativa para que eles respeitem e deem espaço ao pedestre.
Tania Marie dos Santos Madruga Duarte
Esquerda
É explícito o alinhamento do PT com regimes antidemocráticos. No entanto, aparentemente a população está entorpecida e cega para o perigo que se avizinha. Dormirão com liberdade de expressão e acordarão com Granma e Pravda na porta de suas casas. Dormirão em paz e acordarão com a Guarda Nacional Petista nas ruas. Dormirão e será tarde demais!
Matheus Felipe Buzzachera de Araujo
MST
O ministro Gilberto Carvalho mente ao dizer que o dinheiro do contribuinte doado ao MST pelo BNDES, Caixa e Petrobras foi para a produção agrícola dos sem-terra. Na verdade, o dinheiro foi para uma manifestação que usou como fachada um evento "cultural" e uma mostra de produtos agrícolas. O Brasil que produz e trabalha não pode aceitar tanta demagogia e populismo através de caridade com chapéu alheio.
Eliana França Leme, São Paulo SP
Greve
Estou convencido de que essa greve de ônibus acontece por comum acordo entre empresas e funcionários para forçar aumento da tarifa, e quem sofre as consequências é o usuário do sistema. Num país de primeiro mundo, a decisão judicial de manter parte da frota funcionando seria cumprida imediatamente, pois caso contrário haveria prisões. Mas no Brasil não obedecem e não acontece nada. Hélio Ishida
Ucrânia
Em Kiev, quando os manifestantes tocaram fogo em ônibus, foi para sua defesa. Defesa de um povo explorado por décadas pelos russos e outros povos. Os ucranianos são um povo heroico, pois estão dando sua vida em prol da liberdade. Equivoca-se quem os compara com os baderneiros brasileiros que queimam ônibus pelo prazer de queimá-los.
José Augusto Bilek, professor
Fiscalização
Depois de vermos quase que diariamente pessoas sendo flagradas dirigindo veículos e até caminhões sem possuir a CNH, agora vem à tona que cerca de 60 pilotos de avião e de helicópteros subornaram funcionários da Agência Nacional de Aviação em troca de habilitações para poder voar. Também no mar e nos rios brasileiros muitos navegam sem possuir documentação da Marinha. Na terra, no mar ou no ar, todos conseguem burlar a lei, sempre com a ajuda da corrupção nos órgãos fiscalizadores e com a falta de fiscalização das áreas competentes.
Rafael Moia Filho, Bauru SP
CNH
A justificativa apresentada para a atual metodologia de definição do local onde são realizados os exames médicos e psicológicos de renovação da carteira de habilitação não resiste a uma análise mais profunda. Em que violaria a determinação da Conselho Federal de Medicina se a clínica a ser definida fosse objeto de sorteio entre aquelas do bairro onde reside ou onde trabalha o motorista? O sistema atual é injustificável por qualquer ótica que se examine: desconforto e despesa para o usuário, congestionamento do trânsito, poluição ambiental.
Marcos Lefevre, engenheiro
Trens
Com o aumento de veículos, as estradas não comportam o tráfego. Os nossos governantes são relutantes quanto ao transporte de passageiros por trens, mas a necessidade é premente. Precisamos urgentemente desse meio de transporte.
Pedro Sartori
Trânsito
O problema dos crimes de trânsito não se restringe a Curitiba, acontecendo em todo país. O motivo é a falta de cultura cívica, de ética, de educação e de civilidade social. A solução é educar a população. Deveriam publicar uma cartilha com os artigos principais e distribuir em grande quantidade; criar uma lei para reconvocar motoristas a ter aulas sobre trânsito a cada dois ou três anos. Junto com essas providências, poderia ser introduzido no sistema educacional uma aula semanal sobre trânsito, com frequência obrigatória. Para a doença crônica aplica-se remédio forte e cirurgias de correções. Qualquer outra forma é paliativa.
Urandy Ribeiro do Val
Validade
Acabou o tempo em que podíamos confiar nos estabelecimentos comerciais sobre o prazo de validade dos produtos. Estão vendendo produtos já vencidos com uma frequência monstruosa nas barbas da lei e órgãos fiscalizadores, como a Vigilância Sanitária. Perdeu-se a vergonha, ninguém multa ou estão querendo facilitar a vida de empresários multimilionários em detrimento da saúde do povo.
Dionisio Francisco Grabowski
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472
Deixe sua opinião