Participação
824 e-mails foram recebidos pela Gazetado Povo na última semana.
Temas mais comentados
- Gratificações de comissionados (28)
- Radares sem sinalização (24)
- Reformas (16)
Nada mais justo que se adotar o critério de divisão de verbas proporcional à população de cada estado da Federação. Quanto maior a população, mais há necessidade de saneamento básico, saúde e educação. Essas verbas deveriam ser repassadas aos governadores estaduais sem interferência do Congresso. A função dos legisladores e dos ministros é de fiscalização das obras públicas estaduais e federal, não de privilegiar seus redutos, currais eleitorais em detrimento de outros.
Luís Fernando Frenzel Otmann, Guaratuba PR
Verbas federais 2
O correto seria termos somente profissionais competentes no lugar de ministros que estão mais preocupados com vantagens pessoais do que com outra coisa. É tanta gente pensando somente nisso que fica complicado sermos um Brasil sério. Em 2012, que seja o ano da nossa resposta aos corruptos.
Joaquim F. Menezes
30 mil 1
No momento da comemoração da edição número 30 mil, envio minha cordial saudação à equipe da Gazeta do Povo, estendendo as congratulações aos leitores que, dia a dia, contribuíram para a grandeza histórica do tradicional matutino paranaense.
Sinval Lobato Machado, presidente em exercício da Associação Comercial do Paraná
30 mil 2
As escolas primárias do Paraná deveriam guardar esse exemplar pela riqueza da história do Brasil e principalmente do Paraná. Os fatos nele ricamente selecionados nos dão a oportunidade de lembrar a OSPB (Organização Social Política Brasileira). Matéria obrigatória no ensino fundamental de outrora, que hoje alguns professores nem sabem que existiu. O resumo histórico da edição 30 mil na Gazeta do Povo nos faz reviver as grandes personalidades históricas paranaenses e brasileiras, que há muito já estão sendo esquecidas.
Edison Bindi, militar da Reserva, São José dos Pinhais PR
30 mil 3
Parabenizamos os funcionários e a direção da Gazeta do Povo pelos 30 mil exemplares publicados. A marca alcançada demonstra o profissionalismo com que a atividade foi exercida ao longo dos anos e consolida o jornal como uma das maiores tradições do Paraná.
José Richa Filho, secretário de estado de Infraestrutura e Logística
Nova agenda de ônibus
Será que a direção da Urbs não tomou o cuidado de consultar as instituições escolares do calendário antes de determinar o período de alteração nos horários de ônibus?
Rodrigo José Reia
Judiciário
A entrevista do ministro Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, mostra que o STF é especialista em discutir o sexo dos anjos (Gazeta, 6/1). Aprovar os próprios salários e benefícios é especialidade dos ministros. Quanto a publicar a vida pregressa, não se trata de intervenção do Estado, e sim respeito a quem os paga. Quanto ao julgamento do mensalão, no mínimo, Toffoli deve se dar por impedido, já que é comprometido com os acusados.
Antonio Carlos Wanderley
Pré-candidatos 1
Se quisermos transformar nosso sistema de transporte público e ganhar tempo no percurso das principais linhas, temos uma solução muito mais barata do que o metrô. Por que não reduzir o número de cruzamentos das canaletas com a construção de algumas trincheiras para os ônibus?
Jorge Luiz
Pré-candidatos 2
Concordo em gênero, número e grau com o deputado estadual Fabio Camargo e, como ele, também reverencio o ex-prefeito Jaime Lerner, pois aqueles que o sucederam quase nada fizeram pelo transporte público da cidade.
Gilberto Hellmuth Meissner, Almirante Tamandaré PR
Litoral
Retornei na segunda-feira à tarde do Litoral paranaense, e levei uma hora e cinquenta minutos para percorrer os 18 quilômetros da rodovia da saída da Praia de Leste até o viaduto da BR que vem de Paranaguá até Curitiba. Isso aconteceu, porque um guarda da Polícia Militar estava (des)controlando o trânsito. Ele bloqueava o tráfego de centenas de carros que vinham do Litoral para dar passagem a pouquíssimos veículos que vinham de Paranaguá pela Av. Bento Munhoz da Rocha e queriam entrar na rodovia das praias. Nesse congestionamento, vários veículos faziam ultrapassagens perigosas, trafegavam pelo acostamento colocando pedestres em risco de acidentes.
Sérgio Luiz Ripka
Radares sem sinalização 1
Sinalizar ou não os radares é simples detalhe. A grande questão é a definição da velocidade limite para a via. Radares de 60 km/h em trechos de rodovias em reta e sem cruzamentos na verdade não passam de armadilhas, assim como diversas outras situações criadas propositalmente.
Wilson Alves
Radares sem sinalização 2
A implantação do atual código de trânsito foi um fiasco. Nossas autoridades de trânsito não conseguiram implantar uma fiscalização eficiente que prevenisse o mau comportamento dos motoristas, garantindo a segurança de condutores e pedestres. Nunca vi, ou soube, que um motorista que estivesse falando ao celular tenha sido abordado por um agente! A única fiscalização que implantaram foi a eletrônica, que multa depois do fato ocorrido, isso pune, mas não evita. Vimos e veremos que os acidentes não foram reduzidos.
Marcos de Luca Rothen
Radares sem sinalização 3
Essa nova determinação da retirada dos alertas da proximidade dos radares tem dois lados. Está correto para as pessoas que sabem e já respeitam o limite de velocidade nas vias públicas, mas pode se tornar um perigo para os espertalhões, pois estes não terão essa facilidade visual e ficarão mais concentrados nos postes tentando escapar dos radares. Aí vem o perigo de desviar sua atenção do trânsito e aumentar o número de acidentes.
Antonio Hirt
* * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais