Não posso concordar que os cidadãos dos municípios paguem por erros, má administração e desonestidade dos prefeitos que deixaram contas. É preciso alterar as leis e responsabilizar os administradores públicos. Se verbas são recebidas com um objetivo e não são aplicadas devidamente ou são desviadas, deve ser punido com prisão e processo civil e criminal contra o administrador com penas duras.

CARREGANDO :)

Antonio Carlos Wanderley

Tragédia em Santa Maria

Publicidade

Sei que existem normas de prevenção contra incêndio que devem ser respeitadas durante a elaboração de projetos arquitetônicos, mas essas normas não levam em consideração elementos de decoração e cenografia que podem variar muito. As casas de shows também deveriam informar os frequentadores sobre como agir em caso de incêndio e onde ficam as rotas de fuga, pois de nada adianta um projeto bem elaborado se ninguém sabe como usar.

Robinson Amaral, arquiteto

Presos 1

Apenas reduzir a pena não vai reduzir o número de internos, só vai aumentar a reincidência em razão da sensação de impunidade. Uma alternativa seria aumentar a possibilidade de os presos trabalharem para pagar parte dos custos do sistema prisional, com a consequente redução da pena.

Gastão Schefer

Publicidade

Presos 2

Concordo em reduzir o tempo de permanência dos presos nas carceragens para diminuir os custos, mas é preciso analisar as punições de cada preso, porque a lei penal é clara, prevê penas, regime de cumprimento e o tempo de permanência no sistema. Também há muitos presos esperando julgamento, outros que poderiam ingressar no regime semiaberto ou aberto, e até aqueles que poderiam obter alvará de soltura.

Caio Fernandes Nogueira, universitário

Rodoferroviária

A região próxima à rodoviária de Curitiba é muito perigosa. Todos os que já passaram pelo local sabem que, além de pessoas usando drogas o dia todo, há também muitos assaltos. Com as novas mudanças (Gazeta, 29/1), as pessoas ficarão ainda mais vulneráveis. Será necessário colocar mais policiais na região para garantir a segurança.

Publicidade

Daiana Patricia de Souza

Ônibus

Em outras metrópoles em que morei – Londres, Barcelona e Copenhague – os ônibus têm publicidade em seu interior, no lado de fora, e também nas estações. Sou novo na cidade e pode ser que haja uma resistência ideológica à colocação de propaganda nos ônibus, mas acredito que os passageiros prefiram uma propaganda divertida a uma tarifa mais alta.

Soren Sogaard Jensen

Motofretistas

Publicidade

O curso sobre segurança para quem trabalha como mototaxista ou motofretista é importante. Hoje muitos motociclistas atuam nessas atividades como "bico" e, quando são exigidas algumas obrigações para padronizar a profissão, eles desistem, pois muitos não gostam de se adequar às regras, nem dos custos para atendê-las.

Nelson Luiz Padilha

Ciclofaixas

O projeto de ciclofaixas precisa mesmo ser remodelado (Gazeta, 25/1), com a ampliação da extensão e tornando-as definitivas. Não há necessidade de serem muito largas para não atrapalhar o trânsito. O importante é viabilizar em definitivo uma estrutura cicloviária, incentivando o uso saudável da bicicleta e reduzindo a quantidade de carros em circulação. Curitiba tem de fazer a diferença.

Euclides José Vargas Neto

Publicidade

Aeroporto Afonso Pena

Todas as obras no Aeroporto Afonso Pena são necessárias para que possamos ter competitividade logística. Mas a obra mais importante é a construção de uma nova pista que permita voos de longo curso, e para essa obra não há nem projeto, o que nos deixará ainda mais atrasados em relação aos demais estados do Sul e Sudeste, obrigando os paranaenses a buscar outros aeroportos.

Antonio João Monteiro de Azevedo

Crianças indígenas

Sobre a reportagem a respeito das crianças indígenas em situação de risco (Gazeta, 27/1), o nosso conceito de vulnerabilidade não é o mesmo da cultura indígena. O método de aprendizado deles é o imitativo, portanto, é acompanhando as mães que eles aprendem. O que deveria ser feito é uma casa de passagem onde eles pudessem ao menos dormir de forma protegida.

Publicidade

Wilmar Denis Ricetti

Homeschooling

Parabéns pelo excelente texto de Cléber Andrade Nunes sobre o homeschooling (Gazeta, 29/1). Gostaria de salientar que, além do tempo perdido pelos nossos filhos, ainda existe a questão financeira. Tenho seis irmãos com curso superior e nenhum deles conseguiu emprego na área em que estudaram. Se meu pai tivesse guardado o dinheiro que usou para formar esses seis filhos, hoje eles estariam muito bem de vida.

Luiz Alexandre Giovanella

Novos hippies

Publicidade

É impressionante perceber que a cada geração eclodem comunidades nos apontando um caminho de vida completamente diverso do nosso atual. Esses jovens (Gazeta, 26/1) mostram de forma inconteste que, para estar embarcado nesta maravilhosa "bionave", é preciso ter consciência na hora de consumir os recursos naturais finitos que nela existem ou tudo acabará logo, ao menos para os mamíferos bípedes falantes.

Aldo Vianna

Igreja de Cristo

Parabéns à redação da Gazeta do Povo pela excelente reportagem sobre a Igreja de Cristo (Christus Kirche) em Curitiba (Gazeta, 27/1). Realmente é um templo que tem, ao longo dos anos, propagado a boa música de órgão de Bach e música coral universal.

Ricardo Herrmann, professor da UFPR

Publicidade

Sambódromo

Temos de assumir que não há carnaval em Curitiba. No seu melhor momento houve muitos bailes de carnaval bons nos clubes e só. Hoje, carnaval em Curitiba é feriado para ir para a praia. Vamos nos assumir como a capital do anticarnaval de uma vez, trazer todos aqueles turistas que não querem saber de folia e lucrar com isso, com teatro, cinema e shows para quem quer distância de carnaval.

Victor Leyton

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade