Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Vestido curto

O caso da estudante expulsa da faculdade após ter sido hostilizada por colegas porque estava usando um vestido curto e que depois foi readmitida pela instituição contém cenas que retratam preconceitos, machismo, ignorância, cinismo, oportunismo, impunidade e arbitrariedade (Gazeta, 9/11). Tudo apresentado por todos em um ato só. Pena que não se trata apenas de uma peça de ficção, mas sim de algo que pode ser visto como espelho de nossa realidade.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Concursos para cartórios

Os concursos para cartórios têm de ocorrer, e logo (Gazeta, 10/11), pois o Judiciário precisa dar o exemplo e seguir à risca o que diz a Constituição Federal, ou seja, a investidura em cargo público depende de aprovação prévia em concurso público. E não do fato de alguém ser "neto" de pessoa que está fazendo usufruto do cargo.

Carla Danielle Taborda Ribas

Justiça

Não é à toa que a Justiça no Brasil é tão desvalorizada pelo povo. A falta de credibilidade, a lentidão e o descaso com as necessidades e problemas do povo são inadmissíveis em tempos de tecnologia tão avançada e de salários de servidores tão maiores do que na iniciativa privada, sem falar na estabilidade da qual gozam, que lhes permite planejar uma vida digna sem o receio de que lhes seja puxado o tapete a qualquer momento, desequilibrando sua estrutura familiar (Gazeta, 9/11). Só falta vontade e competência!

Cristina Schuster

Gasolina com menos álcool

O governo já deveria ter acabado com o álcool na gasolina para segurar o preço do álcool há muito tempo (Gazeta, 10/11).

Nilson Martins Lima

Venezuela e a queda do muro

Enquanto se comemora os 20 anos da derrubada do muro de Berlim, que marcou o colapso do comunismo na URSS e no Leste Europeu, o insano Hugo Chávez "agora nosso quase parceiro no Mercosul" tenta ressuscitar a falida democracia totalitária tão apreciada por Stalin, para seu país e toda a América Latina. Para isso, convoca até mulheres para uma sua guerra particular contra um vizinho não bolivariano, a Colômbia. Na verdade, em sua luta incansável contra a liberdade e a democracia, ele está tentando levantar um muro suficiente alto para camuflar sua incompetência administrativa, não permitindo que seu povo constate o bom padrão de vida que os sistemas livres proporcionam. Vergonhosamente o Brasil dá seu apoio.

Paulo Roberto Kherlakian

Leitura

O ponto de vista sobre a leitura (Gazeta, 7/11) tocou fundo na minha alma. Sou uma dessas pessoas esquisitas que a jornalista Marleth Silva menciona em sua coluna. Já passei várias madrugadas lendo livro até não conseguir enxergar mais. Espero que ela continue nos surpreendendo com maravilhosas crônicas.

Marcia A. Faustino, ferroviária aposentada

EstaR no celular 1

Acredito que é uma boa ideia comprar o Estar pelo celular (Gazeta, 7/11). É uma forma muito eficaz e rápida de se comprar porque assim as pessoas podem estacionar mais rápido e sem nenhuma preocupação. Eu acho que, com isso, diminuirá bastante o índice de multas na cidade.

Schirin Farahani

EstaR no celular 2

Concordo com essa lei sancionada pelo prefeito de Curitiba. Nada melhor que usarmos a tecnologia a nosso favor. Com a vida tão corrida dos nossos dias, é necessário que tenhamos um apoio da tecnologia. Principalmente pela praticidade de podermos comprar o cartão do EstaR sem sairmos dos nossos carros e ainda saber via mensagem quanto tempo temos para vencer o tempo do cartão. Além de ser uma forma de combater a falsificação.

Isis Sabino Scolari

Violência

Quantos mortos são necessários para que o presidente da República e os governadores façam algo que realmente funcione na área da Segurança Pública? A julgar pelas notícias dos jornais, são todos uns incompetentes, pois a situação só piora a cada dia e nós, que ainda estamos vivos, podemos ser as próximas vítimas desta guerra que domina o Brasil.

Juliano Berwanger

Blogs

Vários blogs da Gazeta do Povo online são muito bons e alguns superam qualquer expectativa. Em particular, gostaria de ressaltar o Tubo de Ensaio, do jornalista Marcio Campos. Como físico e astrônomo, fico sempre impressionado pela exatidão da cobertura do jornalista e pela qualidade do material produzido. Destaco, por exemplo, a entrevista com o Padre George Coyne, ex-diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, e a recém publicada análise "No que os cientistas (e os americanos) acreditam". A entrevista com o professor doutor Laerte Sodré do IAG/USP também é digna de nota pelo primor jornalístico e a qualidade do nível da discussão. Por fim, desejo sucesso à Gazeta do Povo e que os bons blogs mantidos neste jornal possam ter cada vez mais destaque.

Alexandre Zabot

Palanques mais seguros 1

Viram como os deputados são rápidos e eficientes para resolver problemas que afetam a eles diretamente? Palanque que cai nunca mais (Gazeta, 10/11)!

José de Souza

Palanques mais seguros 2

Acho ridículo o deputado preocupar-se com palanques seguros. Toda a construção deve ser segura. Porque ele não cria lei para casa segura, shopping center seguro, supermercado seguro, igrejas seguras e outras obras que costumam desabar com pessoas dentro, sem superlotação? Se todos concordam que havia mais pessoas que o palanque poderia suportar, qual é o motivo para tanto alarde? Por favor, senhores deputados, preocupem-se com o que é realmente importante para o povo que vocês representam.

Gislaine Mazziotti Vergani

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 -

Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.