Mídias Sociais
Fertilização in vitro 1
Parabéns pela matéria. Que mãe e filha sejam felizes e que Deus as abençoe!
Marli Terezinha Florentino, via Facebook, o nascimento de menina gerada após a morte do pai
Fertilização in vitro 2
Emocionante! Chorei muito pelos três! Sejam felizes, mãe e filha!
Sandra Probst Bogus, via Facebook
Mobilidade
Fiquei muito surpreso em relação ao fato das pessoas usarem menos o serviço de transporte em Curitiba.
Daniel Campos Pereira, via Facebook.
2 planetas
Em casa não é assim não! Verdade!
Silvia Netto, via Twitter, sobre matéria publicada na Gazeta que informa que seria necessários dois planetas se todos vivessem como os curitibanos
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A experiência aqui e em outras cidades do mundo demonstra que obras viárias de grande porte, como a implantação desse viaduto, não resolvem o problema dos engarrafamentos (Gazeta, 22/6). As obras são cada vez mais caras, e os engarrafamentos só aumentam. Ao contrário do efeito desejado, um viaduto pode aumentar ainda mais os congestionamentos se não for acompanhado dos investimentos públicos maciços em transporte coletivo em trem, ônibus e metrô. Colocar um viaduto sobre a rodoviária é enterrar com concreto possibilidades viáveis de integrar por um trem suburbano o município de Piraquara, sabidamente cidade-dormitório e, quem sabe, integrar São José dos Pinhais e Pinhais por metrô ou trem.
Rafael Milani Medeiros, mestrando em gestão urbana pela PUCPR
Viaduto na rodoviária 2
Acho que deveria ser construída outra rodoviária no entorno da Linha Verde. Gastaria-se muito menos e desafogaria o trânsito no Centro, pois em dias de feriado prolongado fica caótico. Curitiba precisa pensar grande.
Rubens Gomes de Almeida
Viaduto na rodoviária 3
Enfim uma autoridade de Curitiba aceita implantar solução ignorada cegamente nas gestões anteriores. O trânsito na região central de Curitiba e em bairros periféricos está um caos pelo aumento estupendo do uso de carros e pela falta de soluções definitivas de transporte coletivo, como metrô, por exemplo. Avanço de sinal, buzinas, xingamentos entre motoristas. Essa é a situação do trânsito na região central. Por outro lado, pesquisa recente mostra que Curitiba foi a capital que mais perdeu usuários do transporte coletivo, contradizendo a propaganda oficial. Parabéns pelo projeto do viaduto na região da Rodoferroviária.
Carlos Felix dos Santos
Delegados
Não acredito que a contratação de mais delegados possa diminuir a criminalidade (Gazeta, 22/6), talvez a longo prazo, quando as pessoas começarem a sentir que a sanção contra os crimes serão aplicadas pelo Judiciário. Porém o trâmite do processo para na Polícia Civil. Para mim, o que mais reflete quanto à falta de delegados é a impressão de impunidade e injustiça que se acumulam nesses 7 mil casos de homicídios que não foram solucionados.
Marcello Crechibene Rodrigues de Oliveira
Construção
O jeito agora é deixar de construir, parar com planos agora, e aguardar a bolha imobiliária que irá pegar muita gente aí pela frente (Gazeta, 20/6). Com a crise na Europa e nos Estados Unidos, teremos fortes reflexos aqui. Em breve, haverá uma queda violenta em todos os imóveis, pois ninguém vai poder comprar. Essa especulação toda irá acabar, e teremos preços civilizados num país onde falta tudo, onde se desvia tudo, onde não há nem estrada que preste. Nem saúde, nem segurança. Imóveis caríssimos que não valem o que é cobrado por eles.
Alexandre Marcondes
Copa do Mundo 1
Já passou da hora de alguém, alguma instituição, partido, empresa ou jornal dar início a uma campanha séria contra a realização da Copa no Brasil. É como oferecer uma festa com a casa caindo aos pedaços.
Marcelo Santana
Copa do Mundo 2
São raras as vezes em que o Poder Legislativo pratica seu papel de legislar em prol da sociedade. O que vejo é um auto- beneficiamento com reajustes abusivos em suas remunerações, aluguéis de aviões e de carros de luxo, querendo sigilos nos gastos públicos.
Alaercio Lovatel
Mobilidade 1
Há exatos 20 anos abandonei o transporte coletivo de Curitiba, nem sei como são por dentro os ônibus de hoje em dia. Decidi dar um basta na máfia do transporte coletivo que nos cobra uma tarifa "suíça" e nos presta um serviço "paraguaio". De nada adianta colocar em serviço o maior ônibus do mundo se em seu lugar outros dois pouco menores que ele foram retirados, há tempos o povo deixou de ser besta!
Mauricio Rodrigues
Mobilidade 2
Sei que é uma coisa atrelada a outra, demanda e preço, mas não vejo outra solução que não seja a diminuição da tarifa para que mais pessoas utilizem o transporte coletivo de Curitiba. Para me deslocar ao trabalho teria de usar duas linhas (R$ 2,50 x4 = R$ 10) correspondendo ida e volta ao meu trabalho. Esse valor multiplicado por 22 dias no mês daria um custo de R$ 220. Com o preço do álcool atual me daria um volume de 129 litros, o que me permitiria andar de carro por dois meses apenas para trabalhar. É uma conta injusta para quem pode usar sua própria locomoção. Ou a tarifa abaixa ou infelizmente a queda nos usuários vai tender a aumentar.
Márcio André Teixeira
Meio ambiente
Concordo com o procurador do nosso estado Hermínio Back (Gazeta 21/6), quando diz que o novo Código Florestal deveria ser estabelecido por bacias, mediante critérios técnicos discutidos com a sociedade. Também quanto a computar as áreas de Preservação Permanente com a Reserva Legal. Se não for assim, os proprietários de áreas com passagem de rios, principalmente aqui no Sul, terão dificuldades para sobreviver da agricultura.
João Candido de Oliveira Neto
Brasiguaios
Gostaria de parabenizar toda a equipe da Gazeta do Povo pela excelente matéria "Paraguai, doce lar!". Estou me casando com um paraguaio no próximo ano e existem muitas dúvidas sobre onde morar, Foz ou Cidade do Leste, principalmente por eu ter um filho pequeno. A reportagem veio no momento certo e estou encantada com as novas possibilidades. Parabéns pelo conteúdo e qualidade da reportagem!
Thaís Andretta Guzmán
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