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Viagem de menores 1

Em hipótese nenhuma se deve facilitar a viagem de menores desacompanhados (Gazeta, 26/4), seja para o exterior ou para cidades dentro do país. Basta ver o número absurdo de crianças e adolescentes que desapareceram e nunca mais foram encontrados. Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Marco Farias

Viagem de menores 2

A competência do CNJ limita-se a dar cumprimento às normas administrativas e financeiras, atacando a inércia, falta de organização, nepotismo, corporativismo do Judiciário. O CNJ foi criado para fiscalizar, não para editar normas contrárias ao texto legal. O procurador Olympio de Sá deve questionar no STF a competência do CNJ de editar normas de viés juridicional, como fez no caso da viagem de menores.

Juarez Pereira

Violência

Ao ver essa esposa revoltada com a demora nas investigações do assassinato do marido (Gazeta, 25/4), vejo que, mesmo tendo Polícia Militar, guarda municipal, agentes de trânsito, delegacias especializadas nisso e aquilo, nada funciona. Tudo de mentirinha, só pra fazer de conta que temos alguma segurança. Revoltante!

Marcelo Santana

Usufruto

Parabéns pela matéria "Doação de bens, mas com garantias" (Gazeta, 26/4). A doação com reserva de usufruto é um tema que grande parte das pessoas ignora. Elas podem, como mostra a reportagem, transmitir seus bens ainda em vida, evitando conflitos entre os descendentes. Faço apenas um alerta de que doações de outros bens também dão origem a pagamento do imposto e os contribuintes devem ficar atentos.

Luiz Malinowski, Campo Largo – PR

Táxis

Sobre a campanha por mais táxis em Curitiba (Gazeta, 25/4), entendo que a metodologia de avaliação da tarifa (se é maior ou menor) tem de levar em consideração também o valor da hora parada. Considerando o estado do trânsito curitibano, a hora parada acaba se tornando um dos principais pontos de composição do preço final de uma corrida de táxi.

Antonio Mendes

Pedágio

Moro em Curitiba, mas tenho um apartamento no Centro de Camboriú. Da capital paranaense até lá são 220 quilômetros, com três postos de pedágio que cobram R$ 1,70 cada um. Para ir e voltar, são 440 quilômetros de estrada – que sempre está linda e bem conservada – e pagamos apenas R$ 10,20. Já no Paraná, infelizmente, é muito triste ter de pagar pedágio pelo preço e condições das estradas.

Ireno Vicente

Etanol

O pacote de apoio governamental ao setor do etanol é uma reação tardia. Nos últimos três anos, a importação de gasolina vem aumentando, e o consumo e a produção do etanol vêm diminuindo. Até quando essas decisões do tipo "quebra-galho" serão adotadas pelo Palácio do Planalto? Infelizmente, ninguém no governo se preocupa em fazer mudanças estruturais para valer.

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Reservas indígenas

Nos últimos anos estamos acompanhando muitas invasões de terras e o aumento de reservas indígenas. Acredito que isso seja ação de ONGs estrangeiras que não querem que o país cresça e se desenvolva. Daqui a alguns anos, em vez de sermos exportadores de alimentos, precisaremos importar para suprir o mercado interno porque o governo federal está desapropriando milhares de agricultores e formando reservas de índios.

Aldo Dante Machado Jr.

Guerra do Paraguai

Sobre o interessante artigo "O caso do cristão e a Guerra do Paraguai", de Rodrigo Apolloni (Gazeta, 23/4), sugiro que a Itaipu Binacional, que ultimamente tem encampado vários projetos na região, além de suas atribuições funcionais, poderia abraçar mais essa ideia de recuperar a história da Guerra do Paraguai e fundar um centro de pesquisas multinacional sobre o episódio.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Gratificação

Concordo com as gratificações aos professores. Quando se propõe um ganho financeiro a uma classe que possui baixa remuneração, pouca valorização e é vítima constante de intolerância de alunos e do preconceito da própria profissão, a gratificação pode ter excelentes resultados. Porém, deve-se gratificar os profissionais éticos e comprometidos, e que passem por avaliações de desempenho neutras para um resultado mais fidedigno.

Loize Malucelli, psicóloga e psicopedagoga, Toledo – PR

Animais

Moro no bairro Ganchinho há 42 anos e venho acompanhando o desaparecimento dos animais que viviam na região. Por incrível que possa parecer, o principal agente exterminador são os caçadores. Todos os dias ouço tiros de pessoas caçando. Sumiram os veados, as seriemas e muitas outras espécies. Não existe nenhuma proteção por parte do poder público. Ainda temos macacos por aqui e, agora, um grupo de tucanos que se alimentam de caquis pela manhã, sem falar de um casal de papagaios.

Veridiana Maranho

Vinada Cultural

Muito bacana a ideia da Vinada Cultural. Mas tenho uma sugestão: como a ideia é que o público possa votar nos melhores cachorros-quentes, deveriam servir miniaturas, porque ninguém vai conseguir comer dez sanduíches. Eu, por exemplo, que não conheço nenhum deles, não conseguiria escolher qual o melhor. Poderiam pensar nisso para a próxima edição do evento.

Ariani Viviani

Multas 1

Concordo com fechar o cerco ao mau motorista, mas seria preciso mais eficiência das autoridades de trânsito na hora de instalar radares e faixas duplas e melhor preparo de quem dirige. Em Curitiba, há contornos onde a velocidade permitida é de 80 km/h, mas coloca-se radares para 60 km/h, travando completamente o trânsito. Parece que se criam regras para defender os que não estão preparados para dirigir em vez de fazer o trânsito fluir.

Walter van Halst, Ponta Grossa – PR

Multas 2

Como qualquer outra lei, a aplicação de multas mais altas aos maus motoristas só terá resultado esperado se houver fiscalização. Todos os dias presenciamos motoristas colocando a vida dos outros em risco, mas dificilmente vemos autoridades por perto. O trânsito não permite erros ou exibicionismo. O povo tem a cultura de não respeitar o próximo e principalmente as leis, pois aqui, como alguns dizem, "não dá nada". Isso precisa mudar, precisamos evoluir e não aceitar que mortes no trânsito faz parte do nosso dia-a-dia.

Dário Evangelista, administrador

"Ciclochatos"

Ninguém é obrigado a usar bicicleta como transporte, nem mesmo o ônibus, mas o equilíbrio entre os vários modais favorece a melhor circulação de veículos, incluindo os carros. Pode ser que ninguém pedale do Sítio Cercado até o Centro de Curitiba, mas muitos vão pedalar dentro de seus bairros ou para endereços próximos.

Henrique Zulian, Ponta Grossa – PR

Trânsito 1

O trânsito é responsabilidade de todos. As mesmas pessoas que reclamam do trânsito, do grande número de carros, são justamente aquelas que correm para comprar carros quando o IPI baixa. É um círculo vicioso.

Fabrício Magalhães

Trânsito 2

O problema do trânsito em Curitiba não se resume apenas aos congestionamentos que são normais e endêmicos nas grandes metrópoles, mas sim na falta de respeito dos motoristas. O problema está na falta de educação. São motoristas que não respeitam as placas de sinalização e principalmente os pedestres. Sugiro aos curitibanos espelharem-se nos florianopolitanos. Em Florianópolis, as placas de sinalização e lombadas existem por mera exigência da legislação, pois a educação e o respeito ao pedestre são de causar inveja a qualquer capital.

Marcelo Rebinski, professor

Minha Casa, Minha Vida

Ler que a presidente do meu país disse ser possível que ocorram problemas e fraudes naquilo que é, para ela, o espelho do seu governo, o programa Minha Casa, Minha Vida, é vê-la dar literalmente um tiro no pé. Eu teria vergonha de admitir que isso está acontecendo e tomaria medidas mais que enérgicas para resolver os problemas. Não me desaponte, Dilminha!

Ediomar Rapini

Obras da Copa

O colunista Carneiro Neto (Gazeta, 26/4) sugere que o Atlético mude o nome de seu estádio. Aqui vai minha sugestão: Espaço Multieventos Paranaense. Com todo o dinheiro público que está sendo despejado naquele local, o nome ficaria perfeito.

Acir João Cardozo, São José dos Pinhais – PR

TJ-PR

Não dá para acreditar que desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná possam ter vendido sentenças (Gazeta, 25/4). Um dos juízes mais honestos que conheci chamava-se Helianto Guimarães Camargo. Se ele estivesse vivo hoje, muita gente ia apanhar de cinta...

Edison Bindi, militar da reserva, São José dos Pinhais – PR

Partidos

Absolutamente correto o editorial sobre o projeto que restringe a parcela do Fundo Partidário e o tempo de televisão das novas legendas (Gazeta, 24/4). Os partidos agora fundados servem apenas para aluguel e para os seus fundadores ganharem dinheiro. Ideologia, nenhuma. Deveriam até cancelar alguns dos partidos já existentes.

Antonio Aldemir Toledo da Silva

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Mídias sociais

Congresso e STF

"A intenção desses senhores sempre foi a de manipular o povo para obter o poder absoluto, e a população está permitindo..."

Marco Lazzarini, via Facebook, sobre a PEC que pretende submeter algumas das decisões do STF ao crivo do Congresso.

TJ-PR

"Belissímo exemplo de educação e postura, exatamente de quem deveria dar o exemplo. Acorda Brasil..."

Ubirajara Acacio Pereira, via Facebook, ironizando a resposta do presidente do TJ-PR, Clayton Camargo, a um jornalista da Gazeta do Povo.

Multas

"Eu acho que eles estão certíssimos. O único jeito de fazer o motorista pensar mais é através do bolso. Motorista cara de pau é o que mais tem por aí."

Mauro Camargo, via Facebook, aprovando a aplicação de multas mais pesadas para motoristas que cometem infrações.

Táxis

"É claro que precisamos de mais táxis, mas antes a Urbs precisa organizar o setor. Hoje é uma bagunça. Cada um trabalha o quanto quer e na hora que quer!"

Evandro Rodrigues, via Facebook, sobre a campanha pedindo mais táxis para Curitiba.

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