Não há vida sem espírito, nem espírito sem Deus! A experiência do cientista Craig Venter poderá eventualmente até vir a ser útil à humanidade, desde que se considere que ele criou somente matéria, ou seja, nada mais que um bife cru colocado em seu prato (Gazeta, 21/5). Pode alimentá-lo, mas jamais será solução para a sua vida além dos cinco sentidos.
Oduvaldo Mansani de Mello, teólogo
Uso terapêutico da maconha
Estamos em 2010, existem coisas bem piores que a maconha que estão legalmente sendo comercializadas. Existe há anos estudos que comprovam a propriedade medicinal da planta. E também, se houvesse a legalização, não seria por isso que as pessoas que nunca a consumiram passariam a consumi-la.
Pedro Santos
Prisão de traficante
A reportagem sobre a prisão pela PF do traficante Éder Conde, (Gazeta, 19/5) me chamou a atenção pelo fato de ele ostentar vida de milionário, morando numa mansão do badalado condomínio de ricos aqui de Pinhais, o Alphaville. Lá só podem morar pessoas de grande poder aquisitivo. E, como tais cidadãos de grande posse, exigem privacidade e segurança. Não é que um bandido da envergadura desse cidadão preso foi morar justamente onde as pessoas primam por segurança? Imagine a frustração dos seus vizinhos, tão certos da segurança que eles imaginavam ter.
Pedro Olinto
Acordo com o Irã 1
Claro que o imperialismo americano, europeu, ou seja, da "civilização ocidental e cristã" quer sangue. Alguém já se esqueceu das armas químicas de Sadam Hussein? Portanto a paz não interessa, pois o objetivo principal é tomar as riquezas petrolíferas do Irã, a exemplo do Iraque. O lamentável é que tem muita gente na grande mídia brasileira para "bater palmas" para esses terroristas de Estado.
Antônio Francisco da Silva
Acordo com o Irã 2
Só o Lula e sua equipe acham que o acordo firmado é suficiente para suspender as propostas de sanções ao país. Eles esquecem que no Irã quem manda não é o presidente, e sim o aiatolá Kamenei e, pelo que consta, este não afirmou nada nem assumiu compromisso algum a respeito. Acreditar nas promessa de seu presidente é o mesmo que acreditar na existência de Papai Noel, Saci Pererê, mula sem-cabeça e por aí vai.
Edmilson Assis dos Reis
Direito a remédio caro
Tenho um filho com homocistinúria, uma doença rara. Para ele conseguir o tratamento, precisei ajuizar uma ação na Justiça. Quando a lista do SUS é renovada, como ela é feita, com que frequência há atualização nela? O que diz nossa Constituição? Ela separa as doenças em que as medicações são caras das doenças com medicações baratas? Se o remédio vai dar qualidade de vida a uma pessoa, o SUS deve pagar, pois estamos falando de uma vida. Por que o SUS não explica de uma maneira clara o motivo das medicações serem tão caras? O SUS precisa ser mais rápido em seus estudos, pois muitas vezes o ser humano não pode esperar para receber a medição.
Simone Arede
Obras no litoral
O governador Pessuti prometeu melhorias no litoral paranaense, um dos menores do Brasil. Esperamos que coloquem estruturas concretadas em toda orla das praias para evitar a erosão da borda dos canteiros. As rochas jogadas a esmo foi um descaso e irresponsabilidade das autoridades, gastando dinheiro à toa. Alguns lugares requerem um quebra-mar, como existe em outras cidades.
João Martins
Novo bairro
Mais uma vez Curitiba dá exemplo de planejamento urbano, na matéria "Novo Bairro para a Classe Média", (Gazeta 16/5). Foi muito boa essa nova investida da prefeitura. Sem dúvidas, a criação do novo bairro Neoville em plena Cidade Industrial (CIC) irá beneficiar vários campos da economia da cidade. Os setores imobiliário, comercial e industrial lucrarão muito com essa empreitada, e nós, sobreviventes da classe média, teremos enfim a chance de comprar nosso próprio imóvel, numa área que em poucos anos terá um grande nível de valorização.
Nicolle Melchioretto
Punições no trânsito
Acho necessária maior fiscalização no trânsito. Necessitamos de mais guardas nas ruas. Pode ser que o efetivo seja pequeno, mas deve se fazer o possível e não apenas controlar o estacionamento. Na verdade, a velocidade alta e avançar o sinal amarelo ou vermelho são os grandes causadores de acidentes. Guarda na rua para combater esses abusos é o que pode melhorar o trânsito.
Marisa Joanita Bandeira
Diários secretos 1
Esse escândalo dos diários secretos na Assembleia seria evitado se política não fosse profissão. O correto seria qualquer pessoa assumir cargos públicos e depois retomar o seu trabalho anterior. Estamos assistindo todos os dias a uma "fábrica de fazer corruptos" em todos os ramos da política.
Silvia Lacerda
Diários secretos 2
As repetidas justificativas esgrimidas por Nelson Justus, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, não passam de uma tentativa infantil e oportunista para eximir-se da responsabilidade que lhe cabe no escândalo dos Diários Secretos e do concomitante desvio de dinheiro público praticado nessa digna Casa. O princípio da responsabilidade solidária, ao que parece, se aplica para os outros e não para o deputado estadual acima.
Franz Enrique Melcherts, engenheiro agrônomo
Diários secretos 3
Parabéns pelo excelente trabalho de jornalismo investigativo que vem sendo desenvolvido pelo Grupo RPC na Assembleia Legislativa paranaense. Trata-se de um exemplo a ser seguido em todo o Brasil porque os descalabros que aqui são feitos com o dinheiro de nossos impostos certamente repetem-se do Oiapoque ao Chuí.
Gilberto Geraldo Garbi
Ficha Limpa
Finalmente ocorre algo correto na política do Brasil, o Ficha Limpa. Pelo menos agora poderemos ter um pouco mais de satisfação com nosso governo. Mesmo que muitos dos políticos corruptos continuem fazendo parte dos governantes de nosso país, acho que agora a situação não piorará. Pois hoje em dia a política do Brasil já virou tema de chacota nos programas de humor, onde políticos que nós mesmos elegemos aparecem sendo tema de ironia.
Yuli Carolina Jacques
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.