• Carregando...

Os jovens são as maiores vítimas de homicídio: de 42.416 óbitos, 24.882 foram de pessoas entre 15 e 29 anos. Do total de mortes contabilizadas, 10.632 foram de brancos e 28.946, de negros. O número corresponde a 142% mais negros que brancos mortos por armas de fogo. Além disso, 94% das vítimas eram do sexo masculino. O fato é que morrem seres humanos. Se é mulher ou homem, qual a diferença para quem morre?

Alfredo Conceição

Violência 2

Somos racistas? Talvez. Somos machistas? Procurem números da violência de brancos contra a população negra e, depois, procurem números da violência dos homens contra as mulheres. Vejam qual a mais fácil de identificar. Li que a violência contra as mulheres negras aumentou mais do que a violência contra as mulheres brancas. Mas a violência contra as mulheres negras é sempre praticada pelos homens brancos seus parceiros, ou em alguns casos é praticada por homens negros seus parceiros? No segundo caso, é racismo? Ou nos dois casos é machismo?

Gilberto Nascimento
mídias sociais

Mata Atlântica

São José dos Pinhais tem muita Mata Atlântica, mas se não cuidar vai pelo mesmo caminho!

Marcos Rogerio, no Facebook, comentando estudo que coloca Curitiba como a capital brasileira em área de Mata Atlântica que menos preserva o bioma.

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha fez campanha por Dilma, foi aliado do PT e da esquerda nacional a vida inteira, até que rompeu, por decisão dele, com o PT, neste ano, para “jogar pra torcida”.

O PSDB sempre pertenceu à aliança contrária aos governistas e rompeu, por decisão do PSDB, com Cunha.

Bruno Lima, no Facebook, sobre o rompimento do PSDB com Eduardo Cunha.

Correios

Total absurdo o modo como os dirigentes das empresas públicas são escolhidos. Os cargos de comando são disputados a tapa pelos partidos ou usados como moeda corrente. Assim sendo só podemos concluir que alguém quer entrar lá para levar uma vantagem, geralmente pecuniária, para o partido e para ele, o resto é historinha pra boi dormir.

Paulo Pacheco, no Facebook, sobre a escolha do novo presidente dos Correios.

Caminhoneiros

Se os vadios do MST podem fechar rodovias à vontade, os caminhoneiros, estes trabalhadores de verdade, também podem.

Lourival Marques, no Facebook, comentando o editorial sobre o protesto dos caminhoneiros (Gazeta, 11/11).

Renata Muggiati

Não deixa de ser curiosa a insistência do IML de Curitiba em dissolver a própria credibilidade. A permanente reviravolta do caso Renata Muggiati, com seus “laudos definitivos”, tem exposto uma fragilidade perturbadora da instituição. Se nos processos com notório destaque na imprensa (casos Tayná e Raquel Genofre) os laudos são incompletos, superficiais e questionáveis, o que dizer dos inúmeros cadáveres periciados todos os anos pelo instituto?

Carlo Valério Andrade

Trânsito 1

A prefeitura tem estimulado o uso da bicicleta como meio de transporte em Curitiba sem atentar para alguns fatores. Curitiba é uma cidade de clima notadamente chuvoso e tem geografia acidentada: do Centro para os bairros são só ladeiras íngremes. Para agravar os problemas, faltam exigências para o ciclista: respeitar a sinalização e utilizar equipamentos de segurança.

Jair Nisio

Trânsito 2

É triste assistir à passividade da prefeitura frente aos engarrafamentos que se verificam há anos nos horários de rush no cruzamento das ruas Mateus Leme, João Gava e Prof. Nilo Brandão.

Um simples viaduto ligando as ruas João Gava e Nilo Brandão resolveria de vez o problema. E, convenhamos, não custaria tão caro assim.

César Patrianova

Educação

Como são os pais que escolhem o que pensam ser melhor para seus filhos, é muito interessante que exista esta opção de escola single-sex, independentemente dos preconceitos ligados a este tema.

Eliane Bordini

Caminhoneiros 1

Considero inoportuna, autoritária e desrespeitosa a declaração do ministro José Eduardo Cardozo exigindo punição rigorosa aos caminhoneiros grevistas que exercem o direito constitucional de forma pacífica e ordeira. Na condição de filho e neto de caminhoneiros, conheço as histórias das estradas e já testemunhei diversas injustiças contra esse trabalhador totalmente desamparado de apoio governamental, sofrendo achaques, assaltos e até maus-tratos nas empresas. Felizmente as novas tecnologias permitiram aos caminhoneiros a primeira paralisação sem participação de sindicatos ou outros órgãos, provando que juntos são fortes e capazes de lutar por um país melhor.

Daniel Marques, historiador

Caminhoneiros 2

Cadê a OAB, a UNE? A Constituição veda o uso da multa como confisco. O Código de Trânsito proíbe a utilização da multa como instrumento de coação. Trata-se de vingança: Querem me tirar da Presidência? Então vou tascar multa elevada nesses manifestantes. É ditadura!

Evaldo José Magalhães

Taxistas

A ausência do Uber em Curitiba só mostra que a cidade não é mais vanguarda de nada.

Eduardo Londres Pinha
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]