Mídias Sociais

Transparência

"O cidadão brasileiro é PhD em desafios. Além de todos os desafios da existência, temos mais um: participar e cobrar as ações da classe política."

Deloni Toneto Bózz, via Facebook, sobre os desafios da transparência (Gazeta, 16/5).

Recursos

"A verdade é que o Paraná é um dos estados que mais arrecada dinheiro para a União. Esse dinheiro, que estamos pedindo emprestado, é nosso."

Eduardo Fernandes, via Facebook, comentando o atrito entre o estado e a União (Gazeta, 17/5).

Trânsito

"É necessário haver ações educativas para que os pedestres parem de olhar para seus celulares e comecem a prestar mais atenção no trânsito!"

Paulo Tulio, via Facebook, reclamando da falta de atenção dos pedestres curitibanos.

Multa

"Está muito barata essa multa, pois o próprio consumidor, já está pagando com essa redução na quantidade do refrigerante."

Adriano Ronnie, via Facebook, comentando a multa aplicada à Coca-Cola.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

Lendo a reportagem sobre o estudo de como a violência atinge os jovens de áreas carentes (Gazeta, 17/5), tendo a concordar que a polícia às vezes age com truculência e agressividade. Acredito que falte um maior investimento nos profissionais que zelam por nossa segurança por parte do poder público. Os policiais deveriam receber melhor treinamento para se preparem física e psicologicamente para atender a população. Assim, talvez as pessoas possam se sentir mais seguras e confiantes na polícia, deixando de temê-la.

Jonas Dias

Publicidade

Violência 2

Policiais mal qualificados é o que não faltam em áreas carentes. É um absurdo achar que toda pessoa com a pele mais escura, de uma renda ou escolaridade mais baixa merece tratamento diferente. Se os policiais querem um lugar de paz, devem dar o exemplo e não abordar qualquer suspeito de forma violenta, como relatado pelos jovens na reportagem.

Caroline Weber Bonin

Viagem 1

Em relação à matéria ''Fruet viaja ao Japão para discutir planejamento urbano'' (Gazeta, 17/5), em parte fico satisfeito com a ''preocupação'' do atual prefeito Gustavo Fruet com o planejamento urbano. Porém, acredito que o principal problema de Curitiba não está no planejamento urbano, mas sim na criminalidade, pois mesmo com Curitiba entre as capitais com maior índice de criminalidade, parece que não há investimentos significativos na área de segurança pública.

Publicidade

Rafael Patino

Viagem 2

É motivo de regozijo saber que o prefeito de Curitiba está indo para o Japão. Pelo menos, parte do dinheiro dos meus impostos está sendo bem investido. Espero que ele traga de lá novas ideias para uma Curitiba melhor, que sirva de inspiração para outras cidades. Ultimamente, as ideias são poucas e sempre a mesma ladainha, que não resolve nem ameniza as demandas. Sugiro a ele se cercar de gente competente, íntegra, ilibada e colocar no olho da rua os profanos.

Marcos Garcia

MPES

Publicidade

Com a ênfase que se está dando agora para a Secretaria das MPEs (Gazeta, 17/5), seria oportuno rever a legislação que impede que atividades técnicas e científicas usufruam dos benefícios fiscais das demais atividades. O critério deveria ser o faturamento e não a característica da empresa. Com a discriminação que existe na lei, possivelmente inconstitucional, penalizam-se as empresas ligadas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, tão importantes para o desenvolvimento do país.

Miguel Ratton, engenheiro

Casamento homoafetivo

Em relação à resolução do CNJ aprovando a celebração do casamento homoafetivo (Gazeta, 14/05), o Poder Judiciário parece assumir, de fato, funções que deveriam ser do Poder Legislativo. Pergunta: haverá desse modo ainda algum sentido em se promover eleições políticas neste país?

Ricardo Martins Soares

Publicidade

Disputa de terras

Sobre a disputa por terra em Guaíra (Gazeta, 17/5), acredito que a farra da antropologia oportunista e os critérios frouxos para a delimitação de reservas indígenas e quilombos ajudam a engordar as contas de organizações não governamentais e diminuem ainda mais o território destinado aos brasileiros que querem produzir. O país quer produzir, chega de Funais e ONGs tentando ditar como fazer e o que fazer.

Aldo Dante Machado Jr.

Passeio Público

Que boa essa preocupação em resgatar o Passeio! Contudo, venho observando que as árvores estão envelhecendo e não estão sendo replantadas, nem substituídas, e as áreas impermeabilizadas ou construídas estão aumentando. Sem renovação e ampliação da vegetação e de sua área verde, o Passeio, não será mais Passeio...

Publicidade

Eva Maria Los

Trem elétrico

Nota dez para esse projeto de restauração do primeiro trem elétrico (Gazeta 14/5). Raul Carneiro Neto menciona que na Europa e EUA locomotivas antigas são preservadas, e é verdade. Isso poderia alavancar o turismo por aqui e ninguém pensa nisso. Se não me engano, o principal acionista da ALL é uma das grandes empresas ferroviárias da América do Norte. Seria interessante exigir mais respeito ao Patrimônio Histórico Nacional.

Mauro Majczak

Rua das Flores

Publicidade

Gostaria de expressar também minha indignação pela falta de segurança à noite na Rua das Flores. Se é no Centro da cidade onde tudo acontece, por que um módulo da polícia está desativado e virando local de vandalismo? A Copa está chegando...

Maria Alice Argenta

Solidariedade

Tive a grata oportunidade de participar da inauguração do Novo Lar Escola Dr. Leocádio José Correia. Senti a presença do espírito de união, caridade e solidariedade, seguindo para o desenvolvimento da educação e da cidadania. Parabéns para todos aqueles que coordenaram, construíram e se doaram para essa magnífica obra, que, de 160 crianças, passará a atender aproximadamente 430.

James Giacomassi

Publicidade

Lula

Não é um matrimônio convencional! Mas o Lula em palestra a uma universidade em Buenos Aires, sela de vez sua veia autoritária ao lado de ninguém menos que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que tenta intervir num dos grupos de comunicação dos mais tradicionais e independentes como o Clarín. Empresa essa que não tem se prestado a ser cúmplice de um governo corrupto e de viés ditatorial. Ou seja, medíocre...

Paulo Panossian, São Carlos – SP

Mensalão

Enquanto tivermos juízes, desembargadores e outras pessoas detentoras de poder sendo indicadas por políticos, como é o caso do vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, sempre que esses mesmos políticos sofrerem ação judicial, o povo ficará com a pulga atrás da orelha...

Publicidade

José Luiz Novôa, Araucária – PR

Transparência

Acredito que se fossem criadas em todos fórum paranaense varas especiais apenas para julgar crimes contra a administração pública, tenho certeza de que as sentenças sairiam mais rápido.

Osmar de Oliveira, Umuarama – PR

Ser professor

Publicidade

Lendo o editorial "Quem quer ser professor?" (Gazeta, 12/5) me senti desabafado e acredito que grande parcela dos docentes também. O jornal acertou em cheio ao transmitir aquilo que estamos querendo dizer há muito tempo. Quem está na sala de aula hoje está por vocação e esperança de um dia acordar com uma nova realidade. Vale resaltar que o desinteresse não paira somente na questão salarial e sim na inexistência de conjunto de programas sérios e eficazes a fim de garantir na escola bons mestres e um ensino de qualidade e competitivo em um futuro próximo.

Marcelo Rebinski, professor

Educação

Penso que existe uma contradição e inversão de papéis entre a função da escola, o papel do professor e a função da família que engloba a sociedade. Cada categoria deveria fazer sua parte. A família cabe ensinar valores, respeito ao próximo, dar limites e saber dizer "não" quando necessário. Quanto à escola, tem a função de ensinar o conhecimento sistematizado, ou seja, a formação intelectual e moral, além de "reforçar" o que deveria ser ensinado pelos pais.

Catiane Leite

Publicidade

Metrô curitibano

O professor Eduardo Ratton (Gazeta, 12/5) comentou que o tipo de solo por onde passará o metrô é uma incógnita. Pode ser uma incógnita para ele, mas não para os técnicos da prefeitura, haja vista que são 10 anos e mais de R$ 11 milhões gastos em estudos. Sugiro que parem de iludir a população com o tal metrô. Com o padrão de qualidade e honestidade dos nossos gestores, que nem sequer conseguem concluir a Linha Verde ou revitalizar a Avenida Cândido de Abreu, esperar uma obra desse porte é inocência. Se colocassem o atual modelo de transporte público para funcionar a contento já estaria bom demais.

Marcelo Rogério da Silva Rosa

Ônibus exclusivo

Sabem o que vai acontecer se implantarem esses ônibus especiais para mulheres em Curitiba? O mesmo que aconteceu em São Paulo, quando o cartunista Laerte (que se acha mulher), entrou em um banheiro feminino de um restaurante e foi flagrado por uma menina. A mãe da menina reclamou ao gerente do restaurante, que pediu para o cidadão sair e ele se sentiu ofendido, foi à Justiça reclamar seus direitos por estar sendo discriminado.

Publicidade

Pedro Drabik Neto

Jovens infratores

A respeito da reportagem sobre os delitos cometidos por jovens todo problema social em nosso país esbarra na falta de educação e disciplina. Uma criança cresce sem nenhuma base de valores morais, éticos, familiares. O sistema educacional, além de deficiente, não ensina cultura, disciplina nem nada de primordial às nossas crianças, dando margem a todo esse absurdo de violência e desmando social que vemos.

Natanael Passos

Golpe militar

Publicidade

Entendo que existam os que concordam ou não com os governos, mas, como tenho lido comentários mencionando elogios ao golpe que originou uma ditadura que ainda produz mal para este país, só posso entender que são pessoas mal informadas ou de índole má. Antes de expor opiniões, informe-se para não gerar um novo "ovo de serpente".

Randal Guelfi

Helicópteros

Helicópteros na atividade policial servem para apoiar as ações em terra e no resgate (Gazeta, 14/5). Não vejo dificuldades em atender a todos quando necessário. Mesmo considerando que as atividades constantes acontecem no policiamento diário, que não é específico da Polícia Civil e sim da Polícia Militar, esses equipamentos devem ser usados também pela Polícia Civil e Bombeiro quando precisarem.

Renato Taborda, Irati – PR

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.