Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Violência

Esse dado de que a violência é a principal causa de mortalidade, como mostra a reportagem (Gazeta, 6/1), indica a falência da política de segurança pública e de combate ao uso abusivo de drogas e álcool e já deve ser encarado como um problema de saúde pública. Torna-se primordial que os nossos políticos e gestores percebam a urgência de se investir em novas políticas para modificar essa verdadeira epidemia.

Gilson Trevizan

Moratória

É sempre assim: quem entra diz que está tudo errado e procura defeitos, e quem sai diz que está tudo certo. Há inúmeras coisas que precisam e podem ser feitas de imediato, como o problema da saúde. Agora pedem 100 dias; depois, outros 100 dias; e assim o tempo vai passando e as ações acontecem apenas nos dois últimos anos do mandato.

Pedro Degani

Eleitores esquecidos

Os eleitores esquecem facilmente dos vereadores em que votaram porque não são politizados. Política no Brasil virou profissão bem remunerada. Para mudar isso é preciso oferecer educação de qualidade ao povo, o que será difícil, pois atualmente o nível da educação brasileira é dos piores do mundo.

José Saez Neto

Posse de Genoino

É uma lástima suportarmos a cara de pau de José Genoino ao assumir um mandato. Dizem que a Câmara é a Casa do Povo, e eu me pergunto: que povo? Um malandro com cara de santo pode representar o povo? Nesse passo, logo estaremos canonizando Fidel, Che Guevara e Hugo Chávez. Que Constituição é essa que protege esses ratos da república?

Gilson Santos

Presidente da Câmara

Oportuna a entrevista que revela o perfil do novo presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (Gazeta, 6/1). Curitiba realmente está de parabéns com Fruet na prefeitura e Salamuni na Câmara. Tenho certeza de que a Gazeta do Povo, espelho de nossa esperança na informação, acompanhará os passos dessas duas lideranças importantes na nova fase política de Curitiba e do Paraná.

Altevir Andrade, advogado

Delegacias

O editorial "Boas novas na delegacia" (Gazeta, 6/1) esclarece as medidas que estão sendo tomadas pela Secretaria de Justiça do Paraná. Nós, policiais civis, aprovamos e concordamos que a situação dos reclusos é contra nossa Constituição Federal. Sugiro que a Gazeta aborde também as condições de trabalho dos policiais civis em desvio de função, que precisam atuar como "carcereiros", cuidando sozinhos das cadeias à noite e correndo riscos incalculáveis.

Alvaro Lepri Ribeiro, Paranacity – PR

Aeroportos

O Aeroporto Afonso Pena receberá alguns trocados: R$ 41 milhões para melhorias no terminal, mas a pista continuará curta, inviabilizando a operação de aeronaves maiores para que ele seja de fato internacional, como diz a propaganda. Só para lembrar e humilhar nossos pobres políticos e gestores públicos: o Salgado Filho está recebendo R$ 340 milhões.

Sérgio Corrêa, Guaratuba – PR

Energia elétrica

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) consegue alguns resultados em seus modelos de simulação que ninguém mais consegue reproduzir. Existem dois parâmetros que mostram de forma clara o estado crítico da geração de eletricidade no país: o porcentual de geração térmica em operação em relação à energia disponível e o nível do reservatório e quantidade de produção de energia em Itaipu. No momento, esses dois parâmetros estão bem próximos do limite.

Helio Sugai

Ferryboat

A capacidade da balsa Piquiri, citada na reportagem (Gazeta, 4/1), será de 60 carros após a reforma. E não há como aumentar o fluxo de carros com aumento do número de balsas, já que as novas atrapalhariam as manobras das atuais, causando congestionamento. Há necessidade de duplicação entre Garuva e Guaratuba, além de rodovia que circunde a baía de mesmo nome.

Geert J. Prange, engenheiro naval, Paranaguá – PR

Acessibilidade

Que absurdo o acidente com um deficiente visual que caiu em um buraco no calçadão de pedras portuguesas da Rua XV de Novembro! Espero que a nova administração da capital paranaense cuide com mais atenção das questões de acessibilidade. Não adianta lavar as mãos e dizer que o buraco foi provocado por uma concessionária. A responsabilidade pela fiscalização é da prefeitura. Cidade ideal é aquela que é boa para todas as pessoas, sejam elas idosas, crianças ou que tenham alguma deficiência.

Antônio Borges dos Reis, engenheiro civil e coordenador do Fórum de Acessibilidade do Crea-PR.

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.